Plataformas de vídeo têm ganhado cada vez mais espaço entre os usuários da internet. Porém, conteúdos em áudio são uma maneira eficiente de as pessoas se divertirem ou se informarem enquanto realizam outras atividades. Um exemplo claro disso é o crescimento dos podcasts.
Neste post, explicaremos algumas tendências para a produção de podcast para os próximos anos, revolução que fez com que os próprios vídeos no YouTube tivessem que se adaptar a essa nova forma de consumir conteúdo.
Aqui você confere:
- Otimização da experiência do usuário;
- Maior competição;
- Como inovar com podcasts?;
- Produção de podcast com conteúdos de qualidade;
- Como criar conteúdos de qualidade?;
- Transmissões ao vivo;
- Otimização para pesquisas com voz;
Boa leitura!
Otimização da experiência do usuário
A primeira e uma das mais importantes tendências para os podcasts é o foco dos produtores na experiência do usuário. Atualmente, é possível adquirir uma série de informações sobre os ouvintes, logo, elas devem ser bem aproveitadas pelos criadores de conteúdo, para direcionarem as suas produções às necessidades e vontades dessas pessoas.
É interessante que esse cuidado seja tomado, visto que o conteúdo criado para podcast costuma ser muito longo. Invista em medidas que façam com que os usuários possam ouvir o episódio até o final.
Como melhorar a experiência dos usuários de podcast?
Adapte a experiência do usuário conforme o modelo de podcast que você utilizar. Muitos criadores apenas produzem conteúdo em áudio, enquanto outros apostam também em conteúdo audiovisual e transmissões ao vivo, sendo outra tendência que falaremos ao longo do post.
É possível começar a otimizar a experiência do usuário em seus podcasts limitando-se a adicionar apenas um CTA por episódio, evitando que ele fique confuso e tendo um melhor direcionamento sobre o que fazer.
Busque sempre colher feedbacks do seu público para identificar os problemas que eles estão enfrentando e solucioná-los o mais rápido possível. Dessa forma, garantirá um bom relacionamento com os usuários e uma melhor experiência.
Maior competição
Quando os podcasts começaram a ficar populares no Brasil, só era possível consumir esse tipo de conteúdo em plataformas específicas, como no Spotify ou na Apple Music. Atualmente, existe uma maior variedade de plataformas que oferecem esse tipo de serviço, aliás, algumas focadas em conteúdos em vídeo, como YouTube e Twitch.
Conforme a pesquisa feita pela Globo, em 2020, o Brasil foi o país com maior crescimento na produção de conteúdos nesse formato. Além disso, cerca de 57% dos usuários afirmaram ouvir podcasts.
Como inovar com podcasts?
A melhor maneira de se manter no mercado de podcasts é por meio da inovação. Para fazer isso, é importante explorar as diferentes possibilidades que esse tipo de conteúdo pode oferecer para você: criação de boletins diários, debates, estruturação de uma rádio interna para sua empresa, entre outras.
Também é necessário investir no Google Podcasts, um agregador gratuito de podcasts que facilita a busca pelo seu conteúdo por meio dos mecanismos de busca. Certifique-se de que todos os seus episódios estejam agregados a essa ferramenta.
Investir em engajamento também é uma ótima ferramenta para quem quer inovar e crescer no ramo dos podcasts. Ter uma relação próxima com o seu público fará com que eles se lembrem da sua marca mais vezes durante o dia.
Veja também:
- 4 dicas para a produção audiovisual de conteúdo digital;
- O crescimento da pesquisa por voz google: curiosidades;
- UX design: Experiência visual fluída e assertiva na internet.
Produção de podcast com conteúdos de qualidade
Tão importante quanto fazer o seu podcast ser ouvido é investir em criar um conteúdo de qualidade e que, realmente, agregue na vida dos usuários. Como falamos, os podcasts costumam ser longos e os usuários não perdem tempo em algo que eles não julgam interessante.
Além disso, pesquisas apontam que o público do podcast é mais velho (entre 30 e 39 anos). Ou seja, é um público mais maduro e que busca conteúdos relevantes, que realmente sejam úteis no seu meio pessoal ou profissional.
Como criar conteúdos de qualidade?
O primeiro passo para criar um podcast com qualidade é investir em um bom planejamento. Por meio dele, você saberá quais são as necessidades do seu público referente ao nicho que você quer trabalhar, além de definir muito bem os temas e tópicos que serão abordados naquela conversa.
Também é muito interessante que você aposte em equipamentos de qualidade, principalmente de áudio. Lembre-se de que o som é o protagonista desse tipo de conteúdo.
Transmissões ao vivo
As transmissões ao vivo também estão se tornando tendência entre os usuários da internet. Apesar de a maioria dos podcasts ser escutado a qualquer hora e de qualquer lugar, muitos preferem assistir às transmissões ao vivo das conversas, visto que eles podem participar fazendo perguntas para os entrevistados ou apresentadores.
Em alguns casos, essa também é uma oportunidade de o podcast ganhar uma renda extra com a produção desse tipo de conteúdo, já que algumas plataformas, como o YouTube, permitem que os usuários efetuem doações em dinheiro para os clientes.
O que é podcast em vídeo?
É importante que você entenda o que é podcast em vídeo, pois é uma inovação que está surgindo nessa área. Conhecidos como vodcasts, eles são podcasts que também podem ser assistidos como um vídeo, pois ocorre a gravação do estúdio no qual a conversa está sendo realizada.
Muitas vezes, esses podcasts são gravados ao vivo, tendo versões off-line disponibilizadas posteriormente para o público que não pôde assistir a eles no momento. Com os vodcasts, é possível que os ouvintes consigam ter uma maior proximidade com os entrevistados, conseguindo interagir com o conteúdo mais facilmente, por meio de perguntas e doações em dinheiro.
Otimização para pesquisas com voz
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, 55% dos adolescentes e 41% dos adultos utilizam a pesquisa de voz mais do que uma vez por dia em seus celulares. Esse dado mostra a importância que esse tipo de mecanismo tem para as marcas que querem se estabelecer na internet.
Dessa maneira, o seu podcast não dependerá de uma plataforma específica para ganhar alcance e engajamento do seu público, então, aposte nos mecanismos de busca para fazer com que os seus episódios sejam encontrados mais facilmente por usuários que já estão interessados naquele determinado assunto
Como otimizar os podcasts para a pesquisa por voz?
Utilizar o Google Podcasts é uma maneira de começar a trabalhar o SEO desse tipo de conteúdo. Atualmente, a plataforma já realiza a transcrição dos episódios. Dessa forma, usuários podem encontrar o seu conteúdo ao digitar uma palavra-chave que tenha sido falada pelo apresentador ou entrevistado.
Outra dica é criar páginas específicas para cada episódio de Podcast publicado. Nessas páginas, você deve elencar uma palavra-chave principal que também deverá estar presente no título do episódio e em uma descrição com cerca de 300 palavras que explique melhor o tema.
Assim, entendendo melhor como usar inbound marketing por meio das tendências na produção de podcast, além de receber dicas de como implementar essas novidades na sua própria estratégia de conteúdo, você estará mais preparado para entrar nesse mercado e se tornar uma grande referência em sua área.
E para ajudar você nessa missão, leia este outro post em nosso blog no qual damos algumas dicas de como fazer produção audiovisual de conteúdo digital para sua marca. Confira!