Você sabia que é possível usar a tecnologia digital desenvolvida para os dispositivos móveis na sua estratégia de marketing?
De acordo com o relatório State of Mobile 2022, da data.ai, o Brasil é o país que passa mais horas em aparelhos mobile, em torno de 5h por dia, enquanto a China tem um tempo médio de 3h. Esse mesmo estudo mostra um crescimento de 30% em relação ao tempo de uso de 2019.
Esses números provam que os celulares e os dispositivos móveis têm feito cada vez mais parte do dia a dia do consumidor (e nem só do consumidor moderno), e dada essa informação, o que nós, como empresas, podemos esperar?
Bom, esse crescimento deu bastante espaço para o Mobile Marketing "crescer e aparecer", com isso, foi necessário reavaliar algumas ações já conhecidas, mas que eram vistas de uma forma diferente do objetivo que traremos aqui.
Entenda que muito do que vínhamos fazendo no marketing pode ser adaptado às novas tecnologias e ao mobile marketing; precisamos, apenas, trazer um olhar mais fresco e desconstruído para elas.
Neste post, vamos falar um pouco sobre algumas tendências para dispositivos móveis que podemos aplicar na nossa estratégia de marketing, tanto para atração quanto para captação e retenção de clientes. Mas antes de começarmos, vamos entender um pouco mais o Mobile Marketing.
Aqui você confere:
- O que é mobile marketing?;
- Ações de SMS;
- Tecnologia 5G;
- Omnichannel;
- RCS (Rich Communication Services);
- Redes sociais.
Boa leitura!
O que é mobile marketing?
Mobile marketing são as ações de marketing que realizamos com foco em dispositivos móveis. No português, o mobile marketing (marketing móvel em português) é esse "braço" do marketing digital com foco apenas nos dispositivos mobile.
Uma coisa importante é que, quando falamos de dispositivos móveis, não falamos apenas de celular, mas também de outros tipos de dispositivos, como tablets, aparelhos de GPS, smart watch e outros que tenham sistemas operacionais (IOS, Android e outros) instalados.
A ideia dentro desse tipo de marketing é ter ações direcionadas e otimizadas especialmente para esses dispositivos. Aliás, o uso de inteligência artificial pode nos ajudar a entender melhor a jornada do nosso consumidor (de quais dispositivos ele faz determinadas ações, por exemplo) e, então, tirar ações específicas desses insights.
Dentro desse universo da realidade virtual, quais são as tendências ou o que tem sido feito para adaptar ações de marketing ao mobile? É isso que vamos ver a partir de agora!
1. Ações de SMS
Se você achava que o SMS era uma carta fora do baralho, saiba que não era! Esse envio de mensagens bem curtas e objetivas é uma das estratégias a serem utilizadas para pessoas que já estão no seu funil (de preferência no fundo) e é bem útil na divulgação de novidades, cupons de desconto, notícias e, até, alguns informativos.
Algumas das vantagens do SMS é que ele não precisa de internet ou de pacote de dados (só da linha telefônica ativa), consequentemente, ele tende a ter uma alta cobertura, baixo custo de envio e, geralmente, visualização rápida.
Veja também:
- Como funciona o marketing nos aplicativos de celular?;
- Novo normal: como atender ao avanço nos serviços digitais;
- Veja como encaixar seu conteúdo no comando de voz google.
2. Tecnologia 5G
Um trabalho para o seu programador de dispositivos móveis na hora de projetar um aplicativo ou alguma ação de algum aplicativo em específico.
A tecnologia 5G já é uma realidade e já deve fazer parte dos planos de expansão digital da sua empresa. A velocidade do 5G é 100 vezes maior do que a do 4G, e o alto volume de dados que serão comportados por ela vai seguir para uma evolução do big data e, consequentemente, impactar bastante o mercado.
Aqui, estamos falando não somente de inteligência artificial mas também da IoT (internet das coisas), máquinas industriais, no uso de veículos autônomos e, até, em procedimentos cirúrgicos.
Dentro do marketing, será possível trabalhar com bases de dados cada vez maiores e gerar mais insights sobre o ciclo de vida do cliente, bem como sobre o comportamento do mercado. Se dentro do marketing 5.0 nós devemos estar preparados para o "agora", o 5g será uma ferramenta extremamente importante para esse processo.
Tudo será muito mais rápido e a conectividade e a integração serão ainda maiores!
3. Omnichannel
Se, por um lado, o 5G vai impactar a nossa realidade na velocidade como as coisas acontecem, o Omnichannel (que é diferente de multi-channel) veio para te ajudar a usar todos os pontos de contato com a sua audiência de forma mais estratégica e direta.
O Omnichannel já vem sendo usado há algum tempo e não será diferente com o mobile. O foco dessa estratégia é fazer com que o cliente esteja conectado com a sua empresa em todos os pontos de contato disponíveis para ele em um mesmo sistema. Afinal, se o cliente faz uma compra no site e quer retirar na loja, os sistemas precisam conversar, certo? Essa é a essência do Omnichannel.
Dentro do mobile, ele é essencial, principalmente para os aplicativos que ocupam uma parte fundamental nessa estratégia. Quando o seu cliente procura sua marca, ele quer ser atendido da mesma forma, independentemente do canal, então, a sua estratégia deve ser unificada em todos os seus canais disponíveis: site, loja, aplicativo, chatbots etc.
4. RCS (Rich Communication Services)
RCS é um novo padrão de mensagens criado pelo GSMA (Associação Mundial das Operadoras Móveis) com a expertise do Google.
Diferentemente das mensagens de SMS, o RCS veio para "tirar os limites". Com essa tecnologia, você pode enviar texto, imagens, áudios, vídeos, GIFs e localização. É bem parecido com o WhatsApp ou com o Imessage, a diferença é que é um padrão Google (disponível para aparelhos Android).
O RCS é uma tendência, visto que é possível criar fluxos de conversa conforme o objetivo da sua campanha de marketing; além disso, você pode criar botões com ações rápidas e interações de apenas um clique.
5. Redes sociais
Dispensando toda e qualquer apresentação, as redes sociais que já não são novidade alguma têm um papel importante em todas as etapas do funil de vendas e no funil de marketing.
O isolamento social que passamos nos anos de 2020 e 2021 aumentaram ainda mais o poder das redes, que, hoje, são essenciais em toda e qualquer estratégia de marketing.
O ponto é a forma como vamos focar as estratégias de mobile marketing para as redes sociais. Um exemplo disso é otimizar a sua campanha de Google e Facebook por localização geográfica (disponível nos smartphones) ou, talvez, segmentar as campanhas apenas para dispositivos móveis.
A vantagem das redes sociais é que elas são muito fortes para interagir com a audiência e criar um relacionamento mais próximo. É quase como estar perto de alguém, só que pela palma da mão e quase que em tempo real (quando falamos em conteúdo ao vivo).
Já deu para notar que o mobile marketing veio com tudo e que, se você realmente quer estar "no bolso" do seu lead ou cliente, precisa adaptar o seu marketing. Não é verdade?
Bom, se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento desse marketing nos dispositivos móveis, aproveite para conferir um post aqui do blog que fala exatamente sobre isso: Como funciona o marketing nos aplicativos de celular?
Até a próxima,