A retenção de alunos vem se tornando uma preocupação frequente das instituições de ensino: de acordo com dados de uma projeção feita pelo Semesp, cerca de 3,42 milhões de estudantes abandonaram as Universidades privadas em todo país, representando uma taxa de 36,6% de evasão.
Para ajudar as faculdades a manter seus alunos matriculados até a formatura, preparamos este post para mostrar alguns índices que ajudam a acompanhar a taxa de retenção dos alunos, bem como dicas para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para esses estudantes.
O que vamos ver no post:
- O que é retenção de alunos?;
- O que são KPIs?;
- Quais os KPIs necessários para retenção de alunos em instituições de ensino EaD?;
- Taxa de retenção de alunos (RFE);
- Média de nota dos alunos;
- Taxa de frequência;
- Net Promoter Score (NPS);
- Como as aulas podem influenciar na retenção dos alunos?;
- Como otimizar as aulas e deixá-las mais dinâmicas?;
- O que a minha instituição de ensino ganha com a retenção de alunos?;
Boa leitura!
O que é retenção de alunos?
Em primeiro lugar, é necessário entender o que é, de fato, a retenção de alunos. Ele é um processo formado por um agrupamento de medidas que incentivam a permanência do aluno naquela instituição de ensino até a sua formação.
Reter alunos não é um processo tão simples assim, visto que é preciso acompanhar o desempenho e o desenvolvimento dos estudantes durante o seu período acadêmico e, então, identificar as possíveis causas para uma futura evasão.
É possível entender as causas da evasão escolar?
O ensino EaD imposto pela pandemia fez com que muitas faculdades tivessem que se adaptar a esse novo modelo de ensino nas modalidades que antes eram presenciais, e o mesmo aconteceu com os estudantes. Porém, foi notável a dificuldade de muitos em estudar em suas casas e não em uma sala de aula, como já estavam acostumados.
Diante disso, muitas instituições estão investindo em maneiras de fazer com que esses estudantes que estão aprendendo remotamente consigam concluir os seus devidos cursos na mesma faculdade. Para tal, os KPIs podem ser ótimos aliados.
O que são KPIs?
Caso você ainda não saiba o que são KPIs (Key Performance Indicators), aqui vai uma rápida explicação: também conhecidos como indicadores-chave de desempenho, eles são uma maneira de avaliar se estratégias ou ações previamente estabelecidas por uma empresa estão conseguindo alcançar os objetivos estipulados.
Por exemplo: você tem uma organização e quer medir a satisfação do cliente com a compra de um produto oferecido por ela. Um KPI que poderia ser utilizado nessa situação é o Customer Satisfaction Score (CSAT).
KPIs e métricas são a mesma coisa?
Bom, a verdade é que as métricas servem como uma base para os KPIs. Os indicadores de desempenho conseguem ir além das informações que as métricas oferecem, por isso, são importantes para estruturar a estratégia do negócio.
Pensando no exemplo anterior, um tipo de métrica seria o nível de satisfação do cliente em serviços ou produtos, já os KPIs para medir esse mesmo objetivo seriam o CSAT, a taxa de abandono, o tempo médio de atendimento, entre outros.
Quais os KPIs necessários para retenção de alunos em instituições de ensino EaD?
Agora que você já sabe o que são os KPIs, está na hora de aprofundarmos um pouco mais nesse assunto e explicarmos quais são os indicadores que lhe ajudaram na missão da retenção de alunos:
Taxa de retenção de alunos (RFE)
Também conhecido como índice de retenção do fluxo escolar, é um KPI que mede quantos alunos da sua instituição de ensino não terminam as suas formações no período previsto.
Para calculá-lo, é preciso dividir o número de alunos retidos (estudantes que permanecem nos cursos após a matrícula) pelo número de matrículas atendidas (estudantes que assistiram pelo menos uma aula durante o período avaliado) e multiplicar o resultado por 100.
Se na sua instituição de ensino há muitos alunos levando mais do que o período previsto para se formar, isso pode significar que eles estejam passando por algum tipo de dificuldade e que, em algum momento, podem vir a abandonar o curso.
Média de nota dos alunos
Também é importante avaliar a média das notas dos alunos, seja por classe, seja individual. Um estudante em queda com suas médias indica que ele está tendo dificuldades em acompanhar o ritmo de estudos e, assim, tende a trancar ou abandonar a faculdade.
Veja também:
- Marketing 5.0: Aproxime-se dos seus possíveis clientes;
- Newsletters: a importância de comunicar com os pais!;
- A Inteligência artificial no atendimento de retenção de aluno.
Taxa de frequência
Esse indicador avalia se os estudantes estão cumprindo a carga horária estipulada pela instituição de ensino. Dessa forma, é possível identificar aqueles alunos que mais estão faltando às aulas (o que já pode indicar abandono de curso) ou quais disciplinas estão sendo mais difíceis para os estudantes daquela determinada formação.
Net Promoter Score (NPS)
Refere-se à possibilidade de um estudante indicar a sua instituição de ensino para outras pessoas. Ter esse KPI positivo significa que os seus alunos estão tão satisfeitos com os serviços recebidos que querem que outras pessoas também os usufruam.
Além disso, esse indicador também pode dar uma visão relacionada à segurança e imagem que a sua faculdade está transmitindo, bem como o quão engajados os seus alunos estão com a sua formação.
Para encontrar o valor de NPS, é preciso fazer com que os estudantes respondam a um questionário, no qual devem marcar, de 0 a 10, a possibilidade de indicar a sua faculdade para outras pessoas.
Como as aulas podem influenciar na retenção dos alunos?
Porém, apenas analisar os KPIs que indicamos acima não é o bastante para fazer os seus estudantes se manterem no curso até a formação dos pontos; também é preciso investir em estratégias que os façam ter vontade de terminar as suas graduações.
Para isso, é interessante analisar os motivos que estão levando à evasão escolar e como a instituição de ensino pode ajudar os estudantes em cada uma dessas questões. Por exemplo: se os alunos estão achando os conteúdos muito difíceis ou desestimulantes, é interessante que se invista em maneiras de deixar as aulas dinâmicas.
Como otimizar as aulas e deixá-las mais dinâmicas?
Mas o que as instituições de ensino podem fazer para deixar as aulas mais dinâmicas de maneira a vencer a barreira da distância que o EAD apresenta? Confira algumas opções abaixo:
Invista em diversos formatos de mídia
A verdade é que o EaD não é um sistema de ensino limitador, mas expansivo: é possível utilizar diversos formatos de mídia como áudio, vídeo e imagem para transmitir o conteúdo de maneira diferenciada e interessante.
Utilize ferramentas
O Kahoot!, por exemplo, é uma ferramenta que permite aplicar elementos de gamificação nas aulas on-line. Os alunos podem responder perguntas ao vivo e a ferramenta pode fazer um ranking dos que acertarem mais questões.
Peça feedbacks
Também vale a pena pedir o feedback dos estudantes sobre maneiras e estratégias preferidas por eles para o processo de aprendizagem. Assim, toda a comunidade acadêmica da instituição pode trabalhar unida em prol da educação.
O que a minha instituição de ensino ganha com a retenção de alunos?
Um erro que muitos gestores cometem é investir somente na captação de alunos, esquecendo-se da retenção daqueles já matriculados. Veja, a seguir, alguns benefícios de garantir que seus alunos se formem em sua instituição:
Melhora o marketing educacional
Todo mundo gostaria de estudar em uma faculdade cujos estudantes não querem sair, não é mesmo? Por isso, garantir uma alta taxa de retenção de alunos pode ser um ponto positivo a se trabalhar no marketing educacional da instituição.
Permite um melhor desenvolvimento dos estudantes
Trocar de faculdade não é uma tarefa fácil, visto que os estudantes precisam se readaptar à estrutura das aulas, dos professores e da própria dinâmica da instituição. Dessa forma, os que se mantêm durante todo o curso em um mesmo local conseguem se desenvolver melhor.
Aproxima os professores dos alunos
A própria qualidade da educação é aprimorada por meio da retenção de alunos, já que o professor universitário consegue ministrar suas aulas de maneira mais personalizada, visto que tem intimidade com a classe e a conhece.
Garante o equilíbrio financeiro da instituição
Reter alunos também é uma ótima maneira de garantir a saúde financeira da sua organização, afinal, é mais barato manter um aluno que já está matriculado até a conclusão do seu curso do que captar novos estudantes.
Agora que você já sabe como analisar e investir na retenção de alunos, vale a pena contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing educacional para te ajudar a trazer cada vez mais estudantes para a sua instituição.