O Customer Relationship Management (CRM) é uma estratégia que utiliza um software para melhorar a gestão de relacionamento com o consumidor. Dessa forma, ao implementar corretamente essa ferramenta na sua estratégia de negócio, é possível atrair mais clientes em potencial, aumentar as vendas, aprimorar a estratégia de marketing digital, ter previsibilidade de vendas e muito mais!
Por isso, conheça, agora, 8 dicas de como otimizar o CRM na sua empresa para aproveitar ao máximo essa ferramenta e alcançar os resultados desejados:
- Use as informações para criar uma estratégia de vendas;
- Entenda o funil de vendas da sua empresa;
- Tenha uma estratégia de marketing;
- Integre o CRM com a automação de marketing;
- Treine sua equipe;
- Crie ofertas segmentadas com mais precisão;
- Mantenha os clientes satisfeitos;
- Invista na fidelização de clientes.
Continue a leitura e confira mais detalhes sobre cada uma das dicas para otimizar o CRM de sua empresa.
Use as informações para criar uma estratégia de vendas
É importante compreender que o CRM não é apenas um software de armazenamento de informações. Ele é muito mais do que isso! Afinal, com a análise das informações obtidas, é possível conhecer os ciclos de vendas da sua empresa, a eficácia da automação de marketing, o comportamento dos leads dentro do funil de vendas, a produtividade do setor comercial e muitos outros dados relevantes para uma criação inteligente da estratégia de vendas.
Sendo assim, analise as informações obtidas pelo software para saber quando e como abordar cada cliente, qual produto ou serviço oferecer, quando entrar em contato novamente, caso a venda não seja feita na primeira abordagem, como se relacionar com o cliente no pós-venda etc., pois, uma estratégia de vendas eficiente é capaz de melhorar as taxas de conversão e os ganhos da empresa.
Entenda o funil de vendas da sua empresa
O funil de vendas é uma forma de entender, acompanhar e guiar o consumidor durante a jornada de compra. Afinal, ainda que o funil tenha, comumente, etapas padrão (topo, meio e fundo), cada empresa deve entender como funciona o seu próprio funil. Ou seja, o gestor deve saber qual é o comportamento e os interesses dos consumidores em cada etapa e quais os gatilhos que indicam a mudança de estágio do funil. Além disso, é importante sempre acompanhar a taxa de conversão do funil de vendas.
Portanto, é fundamental que o CRM seja utilizado para recolher informações dos clientes e permitir que o gestor entenda o funil de vendas da empresa. Fora isso, o CRM deve funcionar para segmentar os leads de forma organizada dentro do funil.
Tenha uma estratégia de marketing
Uma boa estratégia de marketing é fundamental para a produtividade do setor comercial. Portanto, com o software de CRM, alinhe as equipes de marketing e vendas para potencializar os resultados.
Aproveite os recursos do CRM para desenvolver uma boa estratégia de marketing e aplicá-la em sua gestão de relacionamento com o consumidor. Isso pode fazer toda a diferença para atrair clientes em potencial e aumentar as vendas.
Integre o CRM com a automação de marketing
Integrar o CRM com a automação de marketing é fundamental para otimizar o uso da ferramenta de gestão de relacionamento com o consumidor. Afinal, com a automação de marketing, é possível nutrir os leads antes de a equipe de vendas abordar o cliente em potencial. Dessa forma, as chances de conversão são muito maiores.
Além disso, com essas duas ferramentas unidas, é possível evitar erros como duplicação de ações ou desatualização de dados. Ou seja, ambas as ferramentas funcionam melhor quando trabalham juntas. E não para por aí, outro fator importante para unir o CRM e a automação de marketing é a possibilidade de um trabalho colaborativo e aprimorado entre as equipes de marketing e vendas.
Treine sua equipe
O CRM é mais do que um software, é uma estratégia! Portanto, é fundamental implementar essa cultura na sua empresa e, de fato, transformar o cliente no foco do negócio. Fora isso, todos os colaboradores devem estar familiarizados com a ferramenta de forma que os dados sejam sempre atualizados corretamente.
Além de investir em um software que proporciona dados precisos e relevantes, é fundamental treinar a equipe para que os colaboradores saibam fazer bom uso das informações geradas. Portanto, dê o suporte necessário para que o vendedor saiba avaliar todo o histórico do cliente em potencial e faça uma abordagem inteligente com base nisso.
Crie ofertas segmentadas com mais precisão
Uma boa estratégia de CRM é capaz de reconhecer o que, como, quando e por qual preço um cliente deseja determinado produto ou serviço da empresa. Afinal, o sistema fornece todo o tipo de informação sobre os leads. Portanto, conhecendo o histórico do cliente, aplicando uma boa estratégia de marketing e de vendas e tendo uma equipe bem treinada, é possível aumentar as vendas com uma oferta segmentada que atende exatamente às necessidades do cliente.
Mantenha os clientes satisfeitos
O grande objetivo do CRM é satisfazer os clientes. Logo, para melhorar o uso dessa estratégia e ferramenta é necessário criar ações que busquem a satisfação do cliente em todo o ciclo de vendas.
Sendo assim, utilize os dados obtidos pelo CRM para conhecer a fundo cada um dos clientes e entregar para eles um atendimento personalizado. Dessa forma, invista tempo analisando as interações, identificando e compreendendo pontos de insatisfação, registrando feedbacks, entre outras estratégias de satisfação do cliente.
Veja também:
- Automação de marketing e CRM: porque é importante usá-los juntos?
- Qual a ligação do CRM com as etapas do funil de vendas?
- Qual a importância do CRM para as empresas? 6 benefícios!
Invista na fidelização de clientes
Uma das vantagens do CRM é a possibilidade de fidelizar clientes e até mesmo transformá-los em promotores da sua marca. Por isso, é um desperdício não utilizar a plataforma para alcançar esse resultado.
Afinal, com a fidelização de clientes é possível ter previsibilidade de vendas, ou seja, estabilidade financeira em seu negócio. Além disso, é cinco vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um antigo. Portanto, clientes fiéis representam mais vendas, mais lucro, menos gastos e mais clareza e precisão para estimar os ganhos.
Logo, com essas 8 dicas é possível melhorar o seu CRM e alcançar os resultados desejados, como aumento da produtividade do setor comercial, otimização da estratégia de marketing digital, aumento da taxa de conversão e previsibilidade de vendas.
Quer entender melhor como aprimorar sua estratégia de vendas e de marketing? Então, confira agora o nosso blog post "Automação de marketing e CRM: por que é importante usá-los juntos".