Melhorar resultados de campanhas de marketing educacional pode ser uma tarefa mais fácil do que você imagina, se usarmos como aliada a análise de dados. Os dados fornecem indicadores importantes para melhorar as ações, para otimizar o orçamento de marketing e ter sucesso em suas campanhas.
Saiba como colocar em prática essa tarefa com o post de hoje!
O que é a análise de dados?
Melhorar resultados de campanhas de marketing educacional por meio da análise de dados é buscar em diversas fontes de informação subsídios para uma tomada de decisão. É uma atividade cuidadosa e que deve ser feita com critério, já que o volume de informações disponíveis no ambiente online e offline é imenso.
Uma análise de dados pode ser feita com o objetivo de entender o perfil de clientes e leads de uma instituição de ensino, de mapear a jornada de compra do consumidor e verificar o resultado de campanhas de marketing gerando, assim, insights que podem melhorar essas campanhas.
Mas, onde encontrar esses dados? A sua instituição de ensino pode encontrar essas informações em conteúdos de redes sociais, relatórios fornecidos por softwares de automação de marketing, em formulários disponibilizados na web e até na central de call center.
Só atente-se para que esses dados não sejam analisados isoladamente. A melhor forma de gerar diferencial competitivo para a sua instituição de ensino é ver um conjunto de dados, identificando padrões e cruzando informações.
Como dados melhoram resultados de campanhas de marketing educacional?
As vantagens de se utilizar a análise de dados em campanhas de marketing são muitas! As suas decisões serão tomadas com base em informações concretas, não em achismos. Além disso, você poderá identificar os erros e acertos de cada ação. Para aproveitar todo esse potencial do mundo dos dados, siga os seguintes passos:
Faça uma coleta de dados eficiente
Tudo começa com a coleta de informações. A partir de agora, que tudo que for executado será medido. Assim, tenha a mensuração de toda ação realizada: uma campanha nas redes sociais, um disparo de e-mail marketing, a taxa de leitura em posts no blog.
Além disso, invista em formulários e produção de materiais ricos que ajudam você a coletar mais leads, iniciando relacionamentos que podem gerar uma matrícula!
Veja também:
- Sua instituição de ensino sabe tudo sobre seus estudantes?
- 5 indicadores de captação estratégicos para instituições de ensino
- Segmentação de leads: aproveite melhor sua base de dados!
Utilize boas ferramentas para a análise de dados
Dados coletados, é o momento de realizar a análise para melhorar resultados de campanhas de marketing educacional. Você perceberá que o volume de
informações coletadas é imenso e quase impossível de se analisar. É nesse momento que entram em cena as ferramentas de análise de dados.
Elas ajudam a vislumbrar padrões e focar nas informações que são realmente úteis a você. Para isso, invista em softwares voltados para o seu setor de atuação e em ferramentas que reúnam diversas funcionalidades, como o acompanhamento de canais em tempo real e um dashboard de controle completo.
Aposte em ferramentas que tenham a interface intuitiva e apresentem as informações para uma fácil interpretação, por meio de gráficos.
Um exemplo de software que reúne todas essas funções é o Leadmatch. Voltado para a captação de alunos, o Leadmatch impede que você perca tempo com informações dispensáveis, focando naquilo que é fundamental no setor de educação.
A análise de dados é uma atividade que gera grande diferencial competitivo para instituições de ensino. Não perca tempo e melhore resultados de campanhas de marketing educacional!
Não pare a leitura por aqui! Saiba mais sobre marketing educacional e conheça os 5 indicadores de captação estratégicos para Instituições de Ensino!