Agora que você, provavelmente, já sabe o que é UX Writing, é hora de aprender outro complemento de UX, o UX Design.
O que você vai ver neste post:
- O que é UX Design;
- O que é experiência do usuário;
- Qual é a diferença entre designer e UX designer;
- Quais são as bases do design;
- Por que você deve investir em UX Design.
Embora o conceito de UX (user experience) não seja tão novo no mercado, ele não deve deixar de ser usado em algum momento, isso porque, diferentemente do que muitos pensam, UX engloba as mais diversas áreas relacionadas à experiência do usuário, ou seja, UX é um conjunto de estratégias cujo objetivo é entregar a melhor experiência possível para um usuário do mercado digital.
Isso significa que quando falamos em qualquer tipo de interface online (celular, blog, site, aplicativos etc), as técnicas de UX devem estar presentes, sejam elas voltadas para o design, sejam para o texto.
Para você ter uma ideia, aqui vão algumas das áreas relacionadas ao user experience:
- UX Writing: área responsável pela redação com foco na experiência do consumidor/usuário;
- UX Strategy: Ux relacionado às estratégias da empresa como um todo;
- UX Developer: UX relacionado ao uso e desenvolvimento de ferramentas e soluções;
- UX Research: essa pessoa tem como foco desenvolver pesquisas com os usuários em busca de identificar dores;
- UI Design: área que trabalha com a parte visual das interfaces digitais.
Existem outras áreas envolvidas em UX, como Arquitetura da Informação, profissionais envolvidos com usabilidade e interação computadores-humanos etc. Mas essas são as mais conhecidas. Hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre o UX Design. Vamos lá?
Antes de tudo: UX design: o que é isso?
Se, por um lado, o UX Writing tem o objetivo de colocar um texto mais fluido e direcionado em uma interface, o UX design tem o objetivo de aumentar a satisfação e a lealdade do usuário por meio de uma interface fácil de ser utilizada e que proporcione uma interação prazerosa no contato do usuário com o produto.
Uma coisa interessante sobre os profissionais chamados de UX designers é que eles não atuam somente nos produtos e serviços online, esse trabalho também se estende para produtos físicos.
Esse trabalho tem o desafio de criar produtos de fácil usabilidade e interação, sendo eles digitais ou não. Aqui, estamos falando, mais uma vez, em oferecer uma experiência para que as pessoas possam ver uma entrega de valor com o seu produto.
A união do UX writer com o UX designer (e, se possível, todas as outras áreas de UX) tem tudo para entregar uma experiência inesquecível e ser lembrada por muito tempo.
Uma profissional bem conhecida em UX, Laura Klein, diz o seguinte:
“If UX is the experience that a user has while interacting with your product, then UX Design is, by definition, the process by which we determine what that experience will be.
UX Design always happens. Whether it’s intentional or not, somebody makes the decisions about how the human and the product will interact. Good UX Design happens when we make these decisions in a way that understands and fulfills the needs of both our users and our business.”
Traduzindo:
"Se UX é a experiência que o usuário tem enquanto interage com o seu produto, então, UX Design é, por definição, o processo pelo qual nós determinamos como essa experiência será.
UX Design sempre acontece. Sendo intencional ou não, alguém toma a decisão sobre como o humano e o produto vão interagir. Um bom UX Design acontece quando nós tomamos decisões em um caminho que entende e cumpre as necessidades tanto dos nossos usuários quanto do nosso negócio".
Faz total sentido, não é verdade? Quando falamos em marca e na venda de um produto, é importante ter o olhar voltado para o consumidor, mas também para a nossa visão enquanto empresa. Se o seu objetivo é criar um e-commerce, você precisa sinalizar o passo a passo para criar uma conta, escolher os produtos, carrinho, pagamento etc.
Uma coisa importante: UX está muito relacionado à empatia e ao cuidado de antecipar as necessidades do usuário. Exemplo: para fazer o check out de uma compra no seu e-commerce, como você pode melhorar o fluxo de escolha de produto, login e pagamento? Pense em todas as etapas desse processo e tente antecipar possíveis dores, tais como tempo de carregamento da página (responsividade), facilidade entre a tela de login e a tela de pagamento etc.
Veja também:
- UX writing: A importância da experiência do consumidor;
- Site responsivo: Sua importância no mercado competitivo;
- 7 dicas para começar a trabalhar na internet com seu negócio.
Qual é a diferença entre um Designer e um UX Designer?
Todo UX Designer é designer, mas nem todo designer é especialista em UX. Como assim?
Bom, designer é o profissional capacitado para trabalhar com design (sério? Ninguém sabia – risos). O foco desse profissional é desenvolver, por meio de um design inovador, artes gráficas para os mais diversos fins: branding, peças publicitárias, layouts de sites, redes sociais etc. O designer é uma das peças-chave em uma estratégia de marketing, afinal, é pelas mãos dele que toda a parte visual do seu produto/serviço/empresa édesenvolvida.
Já o UX Designer é a pessoa de design especialista no processo de criação de interfaces focadas na experiência do usuário. Esse profissional tem foco em usabilidade, ou seja, além de criar um layout bonito e chamativo, esse profissional usa algumas técnicas para otimizar a experiência do usuário.
No UX Design, serão usados, por exemplo, mapas de calor para se entender o melhor caminho do usuário dentro do site e como utilizar cores e textos que falem mais diretamente com o público-alvo etc.
Bases do UX Design
Independentemente do fato de você criar um design como profissional de UX ou não, aqui vão algumas bases do design universal que você deve levar em consideração ao produzir uma interface digital (texto, imagens etc):
- Equidade: o design com foco em UX é útil e comercializável para pessoas com habilidades diversas. Um produto justo é útil para atender um público diversificado, com suas respectivas peculiaridades (raça, cor, habilidade, gênero etc);
- Flexibilidade na usabilidade: o design com foco em UX leva em conta que pessoas diferentes possuem habilidades e preferências diferentes, logo, consegue abranger diversas personalidades;
- Uso simplificado e intuitivo das interfaces: uma interface com foco em UX é fácil de entender e é intuitiva, independentemente do conhecimento ou das qualificações do usuário;
- Informações fáceis de serem percebidas: o design em UX comunica apenas o que é necessário comunicar. Ainda que faça o uso do storytelling como técnica para envolver a audiência, o texto é conciso e efetivo;
- Empatia e tolerância: o design tem o objetivo de levar o usuário a uma determinada ação, minimizando a chance de erros ou de "confusões" na informação recebida;
- Baixo esforço de interpretação: uma interface que utiliza UX Design (e UX Writing) é desenhada de forma eficiente e confortável, de forma que haja pouco esforço do lado do usuário para entender e buscar informações.
Lembre-se sempre de que o objetivo é que o seu usuário compreenda a sua mensagem, independentemente do seu tamanho, idade, classe social, habilidades, perspectivas de vida etc. Uma interface deve ser lida, vivenciada e compreendida por qualquer pessoa.
Qual é a vantagem de se usar as estratégias de UX?
Bom, já dizia o pai do marketing sobre a satisfação do consumidor:
"A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos" - Philip Kotler.
Quem somos nós para discordar, não é mesmo? Pense em todas as vezes que você entrou em um site, mas acabou desistindo de comprar um produto pela dificuldade do site; com o aumento do uso de celulares, isso é bem frequente, tendo em vista que a responsividade nem sempre funciona bem.
Aqui vão mais algumas vantagens do UX Design:
- Aumenta a taxa de conversão;
- Aumenta o número de novos usuários;
- Gera maior satisfação dos clientes;
- Reduz o custo com manutenções em desenvolvimento.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a notar que ter esse profissional na sua estratégia de marketing é fundamental! Aliás, não se esqueça de continuar navegando aqui no nosso blog e aprender mais sobre o universo do marketing!
Se você ainda não conferiu o nosso post sobre UX Writing, aproveite para conferir: UX writing: a importância da experiência do consumidor.
Até a próxima!