De acordo com um levantamento feito pela Gartner, até 2026, cerca de 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora no Metaverso e na realidade virtual. Atualmente, esse já é um assunto bastante popular e muitas empresas já estão começando a adentrar nesse novo mercado, ou melhor, mundo.
Porém, será que realmente veremos mudanças relacionadas ao mercado com a chegada e popularização da realidade virtual ou Metaverso? Neste post, falaremos um pouco sobre o que é a realidade virtual e quais mercados e profissões poderão surgir a partir dessa nova área.
O que você verá neste post:
- O que é realidade virtual?
- Quais mercados surgirão com a realidade virtual?
- Desenvolvimento de ecossistemas e mundos;
- Storytelling direcionado para o metaverso;
- Gerenciamento de segurança para mundos virtuais;
- Educação do metaverso;
- Jogos imersivos.
Para conferir tudo isso, continue a leitura!
O que é realidade virtual?
Bom, mas o que é realidade virtual? Ela é uma tecnologia de sistema operacional e de interface entre o usuário, no qual se utiliza de imagens 360 graus ou recursos gráficos 3D para criar uma experiência de alta imersão.
Um exemplo bastante conhecido de realidade virtual são, justamente, os óculos de realidade virtual. Ao usá-los, é possível ter a sensação de estar dentro daquele ambiente que está sendo visualizado por meio do aparelho.
Outra utilização que tem se popularizado bastante são os tours virtuais, no qual o usuário poderá ver uma série de imagens 360º de escolas, faculdades ou outros estabelecimentos, podendo analisar de maneira imersiva e completa todos os seus ambientes.
A realidade virtual funciona com estímulos visuais e sonoros, que devem fazer sentido entre si. Além disso, existe a possibilidade do usuário interagir com o ambiente ou objetos, de acordo com a configuração do sistema.
Quais mercados surgirão com a realidade virtual?
Agora que você entendeu um pouco melhor o que é a realidade virtual, está na hora de analisar como essas e outras tecnologias futuras podem criar uma série de novos mercados promissores e necessários para essa nova realidade da humanidade.
- Desenvolvimento de ecossistemas e mundos;
- Storytelling direcionado para o Metaverso;
- Gerenciamento de segurança para mundos virtuais;
- Educação do Metaverso;
- Ciência de pesquisa.
Quer entender como funcionará cada um desses mercados? Continue a leitura para entender as possibilidades que esse novo mundo nos oferecerá!
Desenvolvimento de ecossistemas e mundos
Um dos pilares do Metaverso e da própria realidade virtual são os mundos criados dentro dessa tecnologia. Afinal, serão dentro desses locais que os usuários terão suas experiências.
Assim, é esperado que exista um mercado focado no desenvolvimento de ecossistemas para a realidade virtual, na qual instituições poderão contratar uma equipe para criação de ambientes focados na venda dos produtos ou serviços, seja de maneira direta ou indireta.
O profissional que atuará na área de desenvolvimento de ecossistemas poderá trabalhar em áreas já conhecidas, como administração, recursos humanos, marketing, além do próprio setor de tecnologia.
Veja também:
- Inteligência Artificial na educação: o futuro que virou realidade
- Como a realidade virtual pode ajudar na prospecção de leads
- Metaverso: conheça o universo da realidade virtual
Storytelling direcionado para o Metaverso
Já neste mundo atual, é possível perceber a importância do storytelling para gerar conexão entre empresas, marcas e públicos, e acreditamos que isso não será tão diferente no mundo virtual do Metaverso.
Isso porque, será necessário mais do que ambientes bonitos e modernos para cativar o público, mas também promover experiências e missões imersivas, que sabem contar a história da organização e inserir o seu cliente nesse cenário.
Dessa forma, existem chances de surgir o mercado do storytelling voltado para o Metaverso e para as necessidades das instituições e marcas dentro desse ambiente para alcançar a ativação do público por meio das ferramentas.
Gerenciamento de segurança para mundos virtuais
Quando se começa a entender o que é Metaverso, uma questão que comumente é levantada é com relação à segurança desses ambientes, afinal, informações sigilosas ou até mesmo dinheiro podem ser facilmente obtidas por hackers caso o local virtual não conte com uma boa segurança.
Dessa forma, poderemos ver a criação de um mercado voltado para garantir a segurança nos ambientes do Metaverso, criando e monitorando as estratégias de segurança digital para que os dados e o dinheiro dos usuários tenham segurança.
Atualmente, já podemos observar diversos engenheiros de tecnologia que estão se especializando em segurança de sistemas e que poderão trabalhar de maneira efetiva e fácil dentro do Metaverso.
Educação do Metaverso
Com tantas novidades, será necessário contar com pessoas que estejam aptas a direcionar e ensinar o restante da população sobre a realidade virtual, o Metaverso, o que é NFT e outras tecnologias que englobam esse novo mundo.
Porém, o ensinamento não precisa estar restrito apenas aos temas relacionados ao Metaverso: muitas escolas e faculdades poderão usar tecnologia para conseguirem ministrar aulas para alunos de qualquer lugar do globo.
Além disso, também é possível criar ambientes diferenciados para tornar as aulas mais interativas, como, por exemplo, dar uma aula de Geografia em um ambiente que simula os tipos de solos encontrados no país.
Jogos imersivos
No Brasil, o mercado de games é um sucesso, e a tendência é que essa área ganhe ainda mais espaço para inovações com a realidade virtual. Na verdade, já até existem jogos que utilizam essa tecnologia, como o VR chat e o Beat Saber.
Porém, engana-se quem pensa que os jogos só podem ser utilizados apenas para fins de entretenimento. Na área educacional, por exemplo, é possível criar situações que integrem os conhecimentos aprendidos em classe para serem resolvidos.
Atualmente, os jogos do Metaverso, além de divertir os usuários, também os ajudam a ganhar dinheiro, principalmente com a compra e venda de terrenos e personagens ou mineração de bitcoins.
Resumindo: No Metaverso, podemos esperar novidades para os mercados de desenvolvimento de ecossistemas, storytelling, gerenciamento de segurança, educação e games.
Assim, conhecendo os possíveis novos mercados que surgiram com a realidade virtual, você já poderá adaptar seu negócio para alguma dessas áreas ou até mesmo criar um novo produto, ou serviço, que supra essa nova demanda.
Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o Metaverso? Então é recomendado que você confira este outro post em nosso blog onde explicamos melhor o que é essa novidade e as suas principais tendências.