Sua instituição pensa nos millennials ao desenvolver estratégias de comunicação para captação de novos alunos? Conhecer bem o público é uma das chaves para transformar qualquer contato em uma conversa promissora o bastante para gerar novas matrículas.
Os millennials fazem parte justamente do público preferencial de uma IES, uma geração que apresentou novas dinâmicas à sociedade e ao mercado e que abriram caminho para outras mudanças que seguem em curso.
Ao longo da leitura deste post, você vai conhecer melhor quem são esses grupos e saber como estabelecer uma comunicação eficiente com eles para garantir o sucesso de suas ações e campanhas de marketing. Acompanhe!
Quem são os chamados millennials
Millennials é o termo escolhido para os indivíduos nascidos entre 1979 e 1995, também conhecidos como Geração Y. Por vezes, são apresentados como "nativos digitais" por já terem nascido em um mundo cheio de inovações tecnológicas.
São ainda, tratados como a geração que está mudando o mundo, justamente por serem ativos na sociedade e no mercado de trabalho, levando essas inovações (e seus impactos) para as mais diversas áreas.
Dentre algumas de suas características, podemos ressaltar a sua afinidade com a tecnologia, suas linguagens e formas de comunicação e, ainda, seu entusiasmo por mais equilíbrio entre a vida a profissional e a vida pessoal (adiante, você vai entender melhor as razões desses destaques).
Porque é importante saber se comunicar com os millennials
Para conquistar um novo cliente, uma empresa precisa saber se conectar com esse cliente, falar a sua língua e apresentar-lhe produtos ou serviços que sejam de seu interesse. E isso certamente vale para instituições de ensino e suas ações de comunicação para captação de alunos.
A geração dos millennials aumentou o apelo por esse tipo de atenção porque se trata de uma geração que cresceu em meio às transformações que a evolução da tecnologia trouxeram para a sociedade. E isso, naturalmente, indicou a necessidade de mudanças também na comunicação e na interação entre indivíduos e instituições.
Veja também:
- Telemarketing ainda funciona na captação de alunos?
- Como usar as mídias sociais para atrair novos alunos
- O que são leads qualificados e e como você pode identificá-los?
Vale ter em mente, ainda, que outras gerações (a chamada geração Z ou centennials) seguem por um caminho que foi apresentado justamente pelos millennials. Portanto, não saber se comunicar com o primeiro grupo pode fazer com que sua instituição tenha problemas também para atingir os próximos!
Como conversar com os millennials e conquistar sua atenção
Se você ou sua instituição de ensino estão no mercado há várias décadas, provavelmente viveram um tempo em que bastava falar sobre o sucesso na carreira e a importância de um curso superior para atrair a atenção de um jovem estudante.
Os millennials, porém, são parte da geração que viu seus pais se "sacrificarem" pela carreira e muitos, graças a esse esforço da família, tiveram uma vida menos dividida entre estudos e trabalho. Como consequência, cresceram com uma noção mais clara de equilíbrio e lutam por isso.
Essa é uma das mudanças que indicam que sua IES precisa saber adequar os seus valores e as suas propostas à nova visão do que é uma vida bem-sucedida. E, mais do que isso, entender como comunicar essa mensagem.
A comunicação com millennials não pode ser feita (majoritariamente) em rádios, TVs, outdoors ou panfletos. Ainda há espaço para o marketing tradicional. Mas falamos de uma geração que cresceu com o digital e acompanha a sua evolução. Portanto, é fundamental que uma instituição de ensino também tenha presença ativa e relevante nesse meio.
Ou seja, se sua IES não conhece os meios certos, não se apoia em conteúdos relevantes e tampouco adota uma linguagem adequada ao digital, não vai ser capaz de desenvolver estratégias assertivas de comunicação com millennials e, então, conquistar novos alunos.
Sua instituição de ensino tem dificuldades para conversar com os millennials? Deixe seu comentário!