Você já parou para pensar na importância da captação de leads para sua instituição de ensino (IES)? A qualidade dos leads que você gera reflete diretamente nos resultados da sua instituição.
O esforço estratégico, operacional e financeiro para atrair estudantes e convertê-los em leads precisa ser compensado com matrículas efetivas e alunos fidelizados. Do contrário, sua IES acaba no prejuízo.
A pergunta que procuramos responder neste post é: como gerar leads qualificados para sua universidade?
Converse com sua comunidade acadêmica
Alunos estão praticamente todos os dias em sala de aula e sempre abertos a qualquer tipo de comunicação que venha da instituição de ensino. Quer oportunidade melhor para conhecer seus alunos e elaborar personas para sua estratégia de marketing na educação?
Você pode criar questionários, fazer entrevistas pessoais, elaborar mapas de empatia e descobrir tudo o que precisa para atrair, envolver, encantar e converter mais alunos.
Nenhuma outra empresa tem tanta facilidade em conhecer o público com quem deseja se relacionar do que uma universidade. Aproveite isso para gerar ainda mais leads!
Desenvolva um site intuitivo
70% da jornada de compra é percorrida sem que o usuário tenha entrada em contato com uma empresa. Isso só é possível porque temos a internet como principal mecanismo de buscas e aprendizado.
Nesse sentido, é vital construir uma boa reputação na internet e, além disso, uma estratégia consistente de comunicação com seus alunos e futuros alunos.
Como o site é o centro de todas as interações da sua instituição com os internautas, é preciso investir nele. Primeiramente, com um design responsivo, isto é, que se adapte facilmente a qualquer dispositivo. Até o menor celular do mundo.
Num segundo momento, você precisa se preocupar com a arquitetura da informação. Seu site é intuitivo? As informações são encontradas facilmente? Quanto tempo ele leva para carregar? É possível ler todas as informações e interagir com menus e botões no mobile?
A experiência de navegação do site deve ser confortável, prazerosa, motivar o visitante e passar de uma página a outra sem parar, obtendo cada vez mais informações. Não esqueça de que, para gerar mais leads para sua instituição de ensino, você precisa ter calls to action que indiquem o próximo passo.
Baixar um e-book, ver um webinar, fazer a matrícula. Destaque essas ações de modo que elas chamem a atenção do visitante e despertem o senso de urgência.
Evite sobrecarregar sua web de informações que não agreguem valor para os estudantes. Seja objetivo, pessoal e relevante. Quanto mais ágil e eficiente for sua forma de comunicar, mais rápido você construirá conexões com seus futuros alunos, gerando mais leads para sua IES.
Seja uma fonte de informações
Sua missão é educar, concorda? Mas o processo de educação vai muito além da sala de aula. Você pode começar por ajudar os vestibulandos a passar no ENEM, fazer uma boa prova de vestibular, escolher o curso e a carreira certos. Só precisa começar a blogar.
O blog da instituição tem o objetivo de compartilhar conteúdo útil e relevante, atraindo mais visitantes para o seu site. Ele é o centro da estratégia de marketing de conteúdo da sua IES.
Além de atrair mais estudantes, ele também auxilia no posicionamento do seu site no Google, mostrando a relevância da sua IES para temas que envolvem educação.
A boa notícia é que você pode envolver todos os perfis de alunos com um único blog: vestibulandos, graduandos, pós-graduandos e extensionistas. Cada modalidade de ensino merece atenção e são as milhares as buscas diárias. O termo “pós-graduação online”, por exemplo, tem cerca de 10 mil buscas mensais. Já pensou estar no topo dos resultados de busca para essa palavra-chave?
Diante disso, tendo aprendido todo o possível sobre seus alunos na etapa anterior, crie conteúdo que responda às principais dúvidas deles. Tanto com relação ao presente quanto ao futuro.
- Como escolher o curso de graduação?
- Que carreira seguir?
- Focar na remuneração ou na área que realmente gosta?
- Como pagar a universidade?
- Como desenvolver um plano de carreira?
Esses são apenas alguns exemplos de dúvidas que rondam a cabeça dos estudantes. Ajudando-os a solucioná-las, você se torna uma fonte confiável de informações e a primeira opção no momento da matrícula.
Otimize seu conteúdo para ganhar relevância
Os algoritmos do Google mudam constantemente, visando melhorar a experiência de quem usa a ferramenta para buscar soluções. Isso quer dizer que sua instituição de ensino precisa de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) dinâmica, atualizada, focada nas tendências mais atuais.
Veja também:
- Estratégias para a captação de alunos no ensino superior
- 4 cases de sucesso no Marketing Digital para área da educação
- Análise de dados no ensino superior funciona mesmo?
Contar com profissionais experientes para fazer a otimização do site e dos conteúdos dele é vital para uma estratégia de captação de leads. Caso contrário, você pode ter bons cursos, corpo docente qualificado, infraestrutura de ponta, mas não conseguirá mostrar isso aos estudantes.
Dissemine seu conteúdo
Gerar leads para instituições de ensino depende de uma estratégia bem montada de disseminação de conhecimento. Você pode, por exemplo, usar o modelo Hub and Spoke, colocando seu blog (que está conectado ao seu site) no centro e fazer com que outros canais de comunicação direcionem todo o tráfego para ele.
Os principais direcionadores de tráfego para um blog de educação são as redes sociais e as buscas orgânicas. Portanto, você precisa ter presença ativa nas principais plataformas de interação on-line: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Além disso, pode utilizar a publicidade paga (Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, etc) para ampliar a visibilidade da marca e atrair ainda mais leads para sua instituição.
Vale lembrar que todas essas estratégias devem estar alinhadas, falar a mesma língua, compartilhar KPIs complementares e servirem ao seu propósito maior: gerar mais leads.
Pense no valor do relacionamento
Na geração de leads, o que você deve ter como foco é a educação, a informação. O que os estudantes atuais querem é conhecimento para tomar suas próprias decisões. Até porque a concorrência no setor educacional está cada vez maior e as opções são muitas. Tentar empurrar um curso já não faz mais efeito.
Conquista o aluno aquela instituição que tem um diferencial real. E esse diferencial é o relacionamento, a preocupação em promover experiências positivas, em ajudar a solucionar problemas. A venda, isto é, a matrícula, é consequência.
Ofereça benefícios
A geração de leads qualificados tem muito a ver com a oferta de valor que você tem. Seja um e-book, webinar ou matrícula grátis, é importante que o estudante perceba o benefício que ele vai colher ao informar os dados a você.
Um vestibulando com dificuldades em matemática se beneficiaria de um webinar exclusivo sobre as principais dificuldades de matemática dos vestibulandos. Já um estudante em dúvida sobre Administração ou Direito, ficaria mais interessado em um whitepaper comparando as carreiras, a grade curricular, as possibilidades de especialização, etc.
Na hora de compartilhar esse conteúdo, destaque os benefícios a serem recebidos. Crie uma landing page exclusiva, otimizada para os mecanismos de busca e que entregue, em primeira mão, a vantagem de começar um relacionamento com sua IES.
Escale suas ações
Talvez você esteja se perguntando como ampliar o número de leads atendendo a todos esses requisitos. Uma coisa é interagir com 10 pessoas, outra coisa é falar com 1000 ao mesmo tempo.
Como não poderia deixar de ser, a tecnologia está aí para nos ajudar a escalar as ações de marketing na educação. Você pode automatizar as publicações do seu blog, criar landing pages, capturar e qualificar leads, segmentar listas e construir fluxos de nutrição que vão facilitar o contato com seus futuros alunos.
Você pode ainda analisar o comportamento do usuário que chega até seu site, fazer remarketing, automatizar e-mails transacionais e construir uma conexão real com cada pessoa que chega até sua IES. Tudo isso de forma automática, inteligente e personalizada.
Quer aumentar a geração de leads na sua instituição de ensino e ainda automatizar todo o relacionamento? Aprenda a fazer captação de alunos com o Hubspot!