CRO, SEO e UX: como essas três técnicas se relacionam e por que a união delas pode ser um fator determinante para melhorar a sua estratégia de captação de leads e clientes online?
O que você vai ver neste post?
Se você tem uma interface online, com certeza, já ouviu falar em, pelo menos, duas dessas técnicas de otimização. O fato é que, para se ter um bom resultado, é necessário usar o melhor de cada uma delas; a combinação dessas três técnicas pode ser o que está faltando para você melhorar os números do seu site.
É o que já estamos cansados de saber: o consumidor não tem mais paciência e nem tempo para perder com coisas que não fazem sentido para ele e nem para a realidade em que ele vive, e não é só isso, o consumidor também não tem mais tempo de ficar tentando descobrir as coisas em uma página web ou, até mesmo, em um produto físico.
Seguindo a linha do marketing 5.0, nós temos que estar atentos e preparados, a todo momento, para oferecer uma experiência ao usuário cada vez mais rápida e direcionada, além de estarmos prontos para mudar o que for necessário em tempo real. Aqui, aliás, é muito pertinente contar com a ajuda de um bom CRM e da Inteligência Artificial.
E como conseguir fazer tudo isso? Usando as ferramentas adequadas. Quando falamos em marketing digital, SEO, CRO e UX, são apenas 3 das técnicas fundamentais que você deve explorar. Vamos conhecer um pouco mais cada uma delas?
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, por sua vez, é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento das suas páginas online dentro das páginas de pesquisa (como o Google).
Entre as mais diversas páginas que existem na internet, é importante utilizar técnicas que ajudem a sua página a se sobressair. O SEO é uma das ferramentas-chave para isso, ele foi desenvolvido para alcançar o usuário, entregando respostas assertivas, de acordo com as buscas que ele faz.
Para que você fique logo nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa, não basta ter um bom conteúdo, é preciso usar algumas estratégias de otimização, tais como:
- Palavras-chave (long e head tail): elas são um dos principais critérios das páginas de pesquisa; essas palavras-chave precisam estar relacionadas ao tema que será apresentado e às formas como o seu usuário buscará esses temas no Google. Também é importante usar essas KW nos títulos do seu texto;
- Conteúdo relevante: que, realmente, tire as dúvidas do seu usuário e que, de preferência, esteja entre os trend topics do momento;
- Links: use hiperlinks internos e externos, mas tome cuidado para não usar links quebrados e direcionar o seu usuário para uma página que não existe;
- Imagens: use imagens de carregamento rápido e, de preferência, atribua uma palavra-chave a essa imagem;
- Tags: tags ajudam os monitores de volume de buscas a ter mais precisão ao buscarem um tema específico;
- Títulos divididos: use títulos em H1, 2, 3 e quantos Hs você julgar necessário. Isso deixa a leitura mais fluída e visualmente mais agradável;
- Design responsivo: isso também faz parte do SEO! Os resultados do Google priorizam muito mais aquele site responsivo e com carregamento rápido, sabe? Esse item passou a ser fundamental conforme houve o aumento no uso de celulares; acontece que, atualmente, a responsividade é fundamental para todos os tipos de tela (não só para desktops e celulares).
Sabe aquelas "pesquisas rápidas" ou “resultados de busca” que você faz o tempo todo no Google sobre um produto ou serviço? Então, elas só são rápidas, de fato, porque os algoritmos trabalham em cima de todas essas nuances para entregar o melhor para você.
Uma coisa muito importante sobre SEO: ele precisa de atualização constante!
Constantemente, você precisa estar de olho nos conteúdos que foram postados e nos links utilizados, o mercado muda o tempo todo e, às vezes, alterar uma palavra no seu site pode fazer total diferença no tráfego orgânico! Sobre os links, pode ser que, vez ou outra, um deles saia do ar, e isso pode prejudicar a entrega do seu conteúdo, então, atente-se a isso.
Conteúdos atualizados tendem a atrair mais visitantes, quanto mais visitantes, maior a entrega do Google e, consequentemente, maior aumento no tráfego do seu site.
Veja também:
- Como o CRO ajudará a experiência do seu consumidor na web;
- UX design: Experiência visual fluída e assertiva na internet;
- UX writing: A importância da experiência do consumidor.
O que é CRO?
CRO é a sigla utilizada para Conversion Rate Optimization (Otimização da Taxa de Conversão) e é um conjunto de técnicas aplicadas em seu site ou landing page com a intenção de transformar o usuário em lead ou cliente.
Para melhorar o desempenho da sua página online, o CRO utiliza uma base sólida de informações a respeito do comportamento, padrões e necessidades do seu usuário. Com essa estratégia, é possível gerar tráfego qualificado para uma ação específica no seu site.
Esses padrões de comportamento, desde o momento em que o lead acessa o seu site até o momento em que ele sai, só são possíveis por meio do uso de ferramentas como o Google Analytics, Lucy Orange e Hotjar.
Além das ferramentas utilizadas para a coleta de dados, também é necessário criar e aplicar teste a/b para entender melhor com quais tipos de estímulos o seu público melhor se identifica até chegar ao momento da conversão. Geralmente, essa etapa consiste na criação de duas versões da sua página com estímulos diferentes, e, a partir dos resultados, identificamos qual dos modelos tem melhor performance.
Todos esses pontos te ajudam a entender melhor a jornada do cliente no seu site e, consequentemente, a melhorar a experiência dele, bem como ajuda a melhorar o seu ROI, a gerar mais tráfego para o seu site e, até tornar o seu negócio mais escalável.
Uma coisa muito importante: essas análises devem ser feitas constantemente. Assim como o SEO, você não deve, simplesmente, usar a estratégia para montar o seu site e abandoná-lo. Tudo isso deve ser monitorado constantemente, dessa forma, é possível identificar pequenos ajustes que devem ser feitos com o passar do tempo para melhorar ainda mais a experiência do seu usuário.
O que é UX?
UX, sigla utilizada para User Experience (Experiência do Usuário em português), é um conjunto de estratégias cujo objetivo é entregar a melhor experiência possível para um usuário.
Um time focado em UX tem grande preocupação em oferecer uma experiência online fácil, simplificada e que leva o seu usuário a resolver uma necessidade. Você já teve a sensação de que alguns sites ou aplicativos, às vezes, dão aquela sensação de que sabem o que você está pensando?
Pois é, isso é UX! Pense numa coisa: quer você planeje ou não, a experiência do usuário está sempre presente no seu site, materiais institucionais e em tudo o que esteja relacionado ao seu negócio. O grande diferencial aqui é fazer com que você seja lembrado por oferecer uma experiência memorável.
Quanto melhor for a experiência do seu usuário com a sua marca (desde o primeiro contato), provavelmente, maior será a satisfação dele.
Essa experiência está relacionada às cores usadas no seu site, ao caminho que ele deve percorrer até realizar uma ação e à usabilidade do site/produtos. Nesse quesito, é importante pensar nos estímulos que podem ser oferecidos, de forma que sejam estruturados e estratégicos.
Acontece que, para oferecer essa experiência com qualidade, o trabalho em equipe é fundamental! A união dos times de CRO, SEO, UX e de algumas outras áreas da empresa pode ser o grande diferencial entre um lead se tornar um cliente ou, simplesmente, abandonar a sua página.
SEO, CRO e UX: qual a relação entre eles?
Se por um lado a função do CRO é focar técnicas de conversão por meio de um estudo aprofundado do comportamento do usuário no seu site, o UX tem o objetivo de entregar a melhor experiência em todas as etapas de contato do usuário com a sua página. Ambos são diretamente influenciados pelo conteúdo de texto, que são as técnicas de SEO. Entende?
A união dessas três técnicas de otimização e entrega está diretamente conectada a melhores resultados.
Melhores experiências abrem caminhos para se gerar melhores resultados, e isso é uma premissa básica do marketing digital, não é verdade?
Lembre-se de que, juntas, elas geram um universo de possibilidades, permitindo que nosso negócio trabalhe "um passo à frente" das necessidades dos usuários. Dessa forma, em vez de ter uma página carregada de informações desnecessárias e, por vezes, até desconexas, conseguimos oferecer uma experiência otimizada e centralizada nas informações que realmente importam.
Ah, outra coisa que não mencionamos no post, mas que também deve ser levada em consideração quando falamos em UX é o Inbound Marketing! Lembre-se de que a premissa do Inbound é encantar, certo? Pois bem, todas essas técnicas devem fazer parte da sua estratégia de Inbound.
Aprenda a ter uma visão direcionada às necessidades do seu consumidor e, então, use essas estratégias. Certamente, você verá o impacto que isso terá nos seus resultados!
Aliás, se você quiser aprender mais sobre UX, recentemente, colocamos aqui no blog um post falando mais a fundo sobre o UX Design, vale a pena conferir - UX design: experiência visual fluída e assertiva na internet.