O Brasil é o quinto maior mercado de ensino superior do mundo, sendo que dez grupos educacionais concentram a maior fatia do mercado. Essa realidade acirra a competitividade no setor, exige das instituições de ensino novas estratégias de atração, conversão e fidelização de alunos.
Mas nem sempre sabemos como fazer frente aos gigantes educacionais, certo? É aí que entra a consultoria educacional.
O que é consultoria educacional?
Toda instituição de ensino é um negócio e deve ser tratada como tal para gerar receita suficiente para manter-se ao longo do tempo e entregar serviços de qualidade (ensino).
Além disso, a consultoria educacional pode auxiliar na implementação de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e automação, para otimizar processos, fortalecer o marketing educacional e melhorar a experiência dos alunos.
Diante disso, precisa de uma gestão estratégica eficiente e alinhada ao mercado, de uma gestão financeira precisa e focada na otimização de recursos, de uma gestão acadêmica antenada com as tendências do setor e por aí vai.
Nem sempre o diretor, reitor ou proprietário da instituição tem conhecimentos para colocar a organização no jogo da competitividade. Sendo assim, o melhor é contar com quem entende do assunto, ou seja, a empresa de consultoria educacional.
Essa empresa pode ser especializada em determinado segmento, como marketing educacional, finanças para instituições de ensino ou gestão estratégica. Ou então pode ofertar um combo consultivo em todas essas áreas.
Qual é o papel da consultoria educacional?
O trabalho de consultoria consiste em fazer uma análise do cenário atual da instituição de ensino, considerando os ambientes interno e externo. Após o diagnóstico, são destacados os pontos de melhoria, ou seja, onde você tem que investir para melhorar os resultados no curto, médio e longo prazo.
Na sequência, a empresa de consultoria educacional ajuda sua equipe a elaborar um plano de ação e colocá-lo em prática, passando algum tempo junto a vocês para mensurar os resultados.
Quando tudo esteja alinhado e funcionando bem, a consultoria sai de cena para que sua equipe trabalhe tranquila, mas sem deixar as melhores práticas aprendidas de lado.
Veja também:
- Gestão da informação na educação: como melhorar sua performance?
- Saiba quais as melhores estratégias de retenção de alunos
- Estratégias para a captação de alunos no ensino superior
Quais as vantagens de contratar uma consultoria em educação?
Um olhar externo sobre a instituição pode trazer bons insights para que você consiga aumentar sua competitividade no mercado e assim alavancar os resultados.
Os consultores têm experiência de mercado, estão familiarizados com as estratégias mais recentes e dispõem de tecnologias atualizadas para acompanhar indicadores de desempenho.
Além disso, a consultoria pode oferecer treinamentos e capacitações para a equipe interna, garantindo que as melhores práticas sejam mantidas e aprimoradas continuamente.
No marketing educacional, por exemplo, você pode contar com a expertise de profissionais no planejamento, implementação, execução e monitoramento de estratégias de marketing na educação, visando incrementar o número de alunos e fidelizar aqueles que já estão na instituição.
Também conta com orientações válidas para o time de vendas, já que marketing e vendas devem andar de mãos dadas para um melhor retorno sobre o investimento.
Com o trabalho da consultoria educacional, você percebe com mais clareza o mercado no qual está inserido, os desafios e possibilidades de crescimento. Aprende onde e quando investir, que tipo de retorno esperar e como posicionar-se estrategicamente no mercado para manter a competitividade, mesmo que existam grandes grupos em sua área de atuação.
Convencido de que a consultoria educacional é uma boa? Aqui na mkt4edu, somos especialistas em captação de alunos. Quem sabe podemos te ajudar? Entre em contato!
As dúvidas mais comuns sobre consultoria educacional
O que uma consultoria educacional realmente faz?
Ela avalia o cenário atual da instituição — internamente e externamente —, identifica os pontos de melhoria e propõe planos de ação estratégicos. Também orienta a implementação e acompanha os resultados, garantindo que sua equipe esteja capacitada para dar continuidade de forma independente.
Qual o momento certo para contratar uma consultoria educacional?
Quando a instituição percebe que está estagnada, com dificuldades de captar ou reter alunos, sem clareza sobre os próximos passos ou quando quer escalar os resultados de maneira sustentável. Também é válida em momentos de transição, como lançamento de novos cursos, mudança de gestão ou entrada em novos mercados.
A consultoria é voltada apenas para grandes instituições?
De forma alguma. Pequenas e médias Instituição de Ensino também se beneficiam — e muito — do olhar estratégico da consultoria, especialmente em um mercado tão competitivo. O objetivo é potencializar o que a instituição tem de melhor e prepará-la para competir com mais inteligência, não com mais orçamento.
Quais áreas da Instituição de Ensino são impactadas pela consultoria educacional?
Depende do escopo contratado, mas geralmente envolve marketing e vendas, gestão estratégica, processos financeiros, gestão acadêmica, experiência do aluno e até inovação e tecnologia. A ideia é trabalhar a instituição como um todo, com foco em performance e sustentabilidade.
Quanto tempo dura uma consultoria educacional?
O tempo varia conforme a complexidade do diagnóstico e da implementação das ações, mas geralmente envolve ciclos de trabalho de 3 a 6 meses. Há também modelos contínuos, em que a consultoria atua como parceira estratégica ao longo do tempo.
Vale a pena o investimento em uma consultoria educacional?
Se a consultoria for especializada em educação e bem executada, sim — e o retorno costuma aparecer já nos primeiros ciclos, especialmente quando há foco em captação, retenção e eficiência de processos. O custo se paga com aumento da competitividade, melhor gestão e mais previsibilidade nos resultados.