Se você trabalha com marketing digital, com certeza, já ouviu falar da Hubspot (clientes Hubspot são, geralmente, bem fiéis) — uma ferramenta criada pelos pais do Inbound Marketing (Brian Halligan e Dharmesh Shah) com o objetivo de transformar empresas e organizações por meio do marketing.
Desde que foi desenvolvida (em 2016), a plataforma já se tornou líder mundial no segmento e conta com mais 128 mil clientes em mais de 120 países; ela também oferece mais de 940 integrações diferentes que fazem dela, cada vez mais, uma ferramenta multifuncional.
Mas vamos por partes, se você chegou aqui e ainda não tinha ouvido falar dessa ferramenta, continue a leitura. Vamos explicar para você o que ela faz e os principais benefícios que os clientes Hubspot têm!
O que é Hubspot?
A Hubspot CRM é um all in one desenvolvido para integrar as ações realizadas com as diversas áreas da empresa: marketing, vendas, gerenciamento de conteúdo, atendimento ao cliente e operações.
As diversas ferramentas interligadas nela permitem que diversos processos dessas áreas "isoladas" sejam centralizados em um só lugar, ou seja, quando usada de forma correta, ela consegue fazer com que todos os times estejam alinhados em toda e qualquer parte da jornada do cliente.
Diante do conceito de marketing 5.0 apresentado nos últimos anos por Philip Kotler (o papa do marketing, sabe?), é fundamental que nós, como empresa, estabeleçamos conexões com o nosso público.
Dentro do mkt 5.0, essa conexão não deve ser superficial; de acordo a teoria, as pessoas não têm mais tempo para aquilo que é supérfluo ou para coisas que não fazem sentido para a realidade delas. Ou seja, aquela máxima de "criar a necessidade" que utilizamos há alguns anos não existe mais. Hoje, é necessário entregar valor.
A base para uma estratégia que, de fato, entregue o valor está em alguns pilares:
- Marketing baseado em dados;
- Marketing preditivo;
- Marketing contextual (personalização);
- Marketing aumentado;
- Marketing ágil.
Todos eles juntos podem ser a receita para que o seu negócio funcione e se conecte com o público-alvo. Certo, mas e o que isso tem a ver com a Hubspot?
A resposta é: tudo (e mais um pouco). E se você ainda não entendeu o motivo, aqui vão 5 coisas que os clientes Hubspot têm de diferente ao escolher essa ferramenta em vez da concorrência.
1. Acesso a Hubspot Academy
A Hubspot não é uma ferramenta que ajuda apenas na execução, ela também ajuda pessoas no desenvolvimento profissional!
Além de ser um CRM extraordinário, a Hubspot também funciona como uma plataforma educacional on-line. Embora ela tenha alguns cursos disponíveis para não clientes, o ouro é, de fato, entregue para a base de clientes.
Dentro da Hubspot Academy, há centenas de cursos com certificado digital e validade internacional. Os cursos estão relacionados a Inbound, Mídias Sociais, E-mail marketing, Marketing de Conteúdo e Vendas Inbound.
Mesmo sendo bem intuitiva, além dos cursos livres, que podem lhe oferecer novos conhecimentos e expandir as suas habilidades, a ferramenta também oferece cursos para que entenda como utilizar a Hubspot e extrair o máximo de usabilidade possível.
Ou seja, você está investindo em uma melhor experiência do usuário e no seu time! Incrível, não é?
Veja também:
- Qual a melhor plataforma de criação de chatbots? Entenda;
- As 6 melhores dicas de como fazer uma régua de comunicação;
- Por que usar o Hubspot como CRM? 5 motivos para utilizar!
2. Controle de dados eficiente e unificado
Se existe uma coisa que a Hubspot oferece de diferencial é o foco em unificação, análise e controle de dados.
A Hubspot usa Inteligência Artificial para analisar as informações coletadas e transformá-las em relatórios completos e detalhados que vão ajudar você (e muito) a tomar decisões com base em dados reais do comportamento do seu consumidor.
Uma coisa muito interessante sobre essa parte da ferramenta é que ela oferece relatórios automatizados. Isso significa que, antes de você pensar em um tipo de relatório específico, ela já lhe oferece algumas informações que podem ser interessantes para o seu negócio.
Os relatórios e painéis ficam à disposição para que você possa acessar a qualquer momento, apenas clicando em alguns botões. Outra coisa bacana é que você também pode escolher quando receber esses relatórios.
Por exemplo: todas as sextas-feiras, você quer receber um relatório com a relação entre o número de ligações do call center e o número de vendas de produtos oriundos dessas ligações. Basta colocar um alerta e você receberá no dia e na hora que desejar.
3. Foco na experiência do usuário
Por ser uma plataforma all in one, a Hubspot ajuda você no gerenciamento de todo o ciclo de vida do seu cliente, desde o momento em que ele ainda é um lead até o processo de venda e pós-venda. Ou seja, todas as etapas do seu funil de vendas estarão devidamente monitoradas com a Hubspot.
Com ela, você consegue criar, lançar e rastrear suas campanhas on-line de maneira otimizada. Como assim?
Imagine um ciclo de vida com os seguintes pontos de contato: anúncio no Google Ads, landing page e página de cadastro.
Depois de finalizar o cadastro, o cliente precisará entrar em um fluxo de nutrição para receber as comunicações relacionadas àquele produto ou serviço, certo? Isso seria: e-mail de confirmação cadastral, e-mails de nutrição e nutrição para conversão.
Agora, imagine ter que acompanhar todo esse processo manualmente? Ou seja, a cada novo lead que chegar ao final do cadastro, você precisará enviar todos esses e-mails manualmente. Complicado, não?
Com a automação de marketing, você não precisa se preocupar com isso, porque a HS vai fazer tudo isso automaticamente. Basta criar fluxos genéricos com personalização por token (nome, por exemplo) e acompanhar os resultados do fluxo.
Esse tipo de automação pode lhe ajudar a acompanhar as estratégias utilizadas, bem como a assertividade (ou não) de cada uma delas por meio da análise de dados ágil e quase que em tempo real.
4. Canais de comunicação integrados
Você já viu que a integração é o ponto forte da HS, certo? Pois bem, essa verdade também se estende aos canais de comunicação.
A Hs tem uma caixa de entrada que integra todas as interações que a sua empresa teve com o cliente, isso porque ela permite o contato com o cliente direto pela ferramenta, e isso não apenas para e-mail marketing, mas também para outras áreas, como o call center, por exemplo.
Aliás, ela também permite a instalação de chatbots de atendimento automático, e esses chatbots também ficam registrados no histórico do cliente e podem ser feitos diretamente, dentro da ferramenta.
E tudo isso pode ser feito automaticamente por meio da criação de tarefas que podem ser geradas manualmente (conforme a necessidade) ou automaticamente e interligadas a uma campanha específica.
Tudo funciona para que todo o seu time esteja na mesma página quanto às passagens do cliente pela empresa (inclusive o time de vendas).
5. Aumento no número de vendas e na taxa de retenção
Depois de automatizar tantos processos manuais, de ter acesso a tantos relatórios e informações sobre o cliente e toda a jornada de compra, você e o seu time terão tempo e recursos para investir no que realmente importa: a parte estratégica de relacionamento com o cliente.
O CRM permite que você tenha uma visão bem ampla e completa sobre tudo o que está acontecendo nas suas ações e que consiga trabalhar de forma preditiva e ágil, e essas são, exatamente, as características do marketing 5.0, lembra?
Ou seja, com acesso a todas as informações que o CRM proporciona, você pode dar atenção aos possíveis gaps que precisam ser melhorados, por exemplo.
E então, conseguiu entender alguns dos principais motivos que levam os nossos clientes a escolher a Hubspot como CRM? São diversas as vantagens. Aliás, você pode baixar o e-book - HubSpot: manual das principais funcionalidades da plataforma e entender mais a fundo como funcionam as principais funcionalidades da ferramenta na prática!