A dinâmica do mercado de educação mudou muito nos últimos anos. Como profissional de uma instituição de ensino, você deve saber que a concorrência e diversidade de IES cresceu, uma das causas para o aumento do poder de escolha do aluno.
Ele tem à disposição inúmeras opções de cursos, instituições, financiamentos, bolsas… o que torna bastante complexa a escolha por uma empresa na área de educação.
Diante disso, é preciso apostar em ferramentas estratégicas para a tomada de decisões, como a análise de dados na educação e o uso de dashboards de controle para essa tarefa.
Não sabe exatamente como os dados podem lhe ajudar em suas campanhas de marketing nem quando utilizar essas ferramentas? Está na hora de repensar a sua estratégia! Confira:
Como a análise de dados na educação ajuda na tomada de decisões estratégias?
A gestão escolar envolve a decisão por situações que parecem ter pouco a ver com o mundo estudantil. Assuntos relacionados às vendas, ao marketing, à gestão contábil e financeira são algumas das que atravessam o dia a dia de uma IES.
Para tomar decisões bem embasadas, o gestor de uma instituição de ensino deve ter como critério a realidade da sua escola ou faculdade. Como está o andamento da campanha de matrículas? Qual é o perfil ideal do aluno? Quais as tendências no mercado da educação?
Essas e muitas outras questões podem ser acompanhadas por meio da análise de dados na educação.
Conhecer e saber interpretar dados é fundamental para a instituição que quer se manter competitiva. Hoje, mais do que nunca, informação é poder! E há informação disponível em todo lugar: internamente na empresa e fora dela.
Como colocar em prática a análise de dados na educação?
Realizando um monitoramento de oportunidades, entendendo os dados do setor e tendo bons indicadores de performance! Entenda:
1. Realize monitoramento de oportunidades
Monitorar oportunidades é acompanhar as pistas que os dados dão (e eles dão muitas!). Significa acompanhar as métricas, notícias e comportamento do consumidor em busca de padrões que determinem boas oportunidades de negócios ou novas campanhas.
O monitoramento de oportunidade feito por meio da análise de dados dá bons indicadores do que funciona ou não no setor de educação e com o seu público, em específico.
2. Utilize dashboards de controle para visualização e manipulação dos dados
Para realizar esse monitoramento e valer-se da análise de dados, é necessário ter boas ferramentas para tal. Para isso utilize softwares de análise que possuam um dashboard de controle completo, como o Leadmatch, capazes de monitorar o desempenho do marketing educacional sem complicações.
Veja também:
- O "lado B" das transferências: transforme problema em oportunidade!
- Como gerar mais resultados com um software de controle de campanha;
- O que são leads para instituições de ensino?
- Novo snipet do Google: como isso impacta no SEO?
Um bom dashboard de controle exibe em tempo real os dados da sua campanha e possui leadscores customizados, de acordo com a jornada de compras do seu consumidor.
3. Tenha bons indicadores de performances
Por fim, tenha bons indicadores de performance de suas campanhas. Os dados a serem coletados são muitos, mas foque naqueles que realmente significam algo para a sua campanha.
Bons indicadores de performances devem estar relacionados com os objetivos de sua estratégia de marketing.
Com o Leadmatch, você aplica esses três conceitos em sua estratégia de marketing, extraindo o melhor que os dados podem fornecer!
Os dados são ótimos geradores de insights. A sua instituição já trabalha com eles? Conheça 4 boas razões para trabalhar com Marketing por dados!