A essa altura, você já deve saber que apostar no marketing estratégico pode ser uma ótima maneira de fazer a sua empresa evoluir de diferentes formas utilizando o mundo digital, seja por meio da captação de novos clientes, seja no aumento do alcance da sua marca.
Neste conteúdo, explicaremos um pouco mais o que é, de fato, o marketing estratégico, bem como algumas das estratégias utilizadas pela 4RevOps / mkt4edu com seus clientes e que garantem a retenção e captação de novos.
Marketing estratégico para reter e captar clientes
Marketing estratégico é alinhar posicionamento, proposta de valor, canais e mensagem aos objetivos do negócio, com decisões guiadas por pesquisa e dados. Em vez de ações soltas, ele define prioridades de médio e longo prazo para atrair, converter e reter com consistência. Na prática, isso passa por planejamento, definição de público e persona, inbound marketing ao longo do funil e rotinas de análise para ajustar o que for necessário. O foco fica nas dores do público e nos diferenciais da organização, fortalecendo alcance, conversão e retenção.
-
-
Alinhar posicionamento, proposta de valor, canais e mensagem aos objetivos do negócio.
-
Priorizar decisões guiadas por pesquisa e dados, com foco em médio e longo prazo.
-
Atrair, converter e reter com consistência, evitando ações soltas.
-
Medir resultados continuamente e ajustar a execução quando necessário.
-
O que você vai ver no conteúdo de hoje
-
Definição prática de marketing estratégico e o que ele alinha no negócio.
-
Por que focar dores do público e diferenciais da organização melhora a execução e a mensuração.
-
Como a 4RevOps / mkt4edu aplica marketing estratégico para retenção e captação.
-
Etapas do planejamento, incluindo levantamento de dados e pesquisa de mercado.
-
Criação de perfil de cliente ideal, público-alvo e variações de persona.
-
Uso de inbound marketing nas etapas de atração, conversão e venda, com formulários e landing pages.
-
Rotina de escuta, adaptação de conteúdo, educação do público e engajamento em comentários e mensagens.
-
Remarketing, ferramentas como HubSpot, e análise contínua com relatórios para transparência.
Legal, né? Então, vamos à leitura!
O que é marketing estratégico?
Em primeiro lugar, queremos que você entenda o que é marketing estratégico, bem como qual a sua função e importância, já que entender o seu conceito é a base para conseguir criar uma estratégia eficiente e que siga os seus princípios.
De forma prática, marketing estratégico é alinhar posicionamento, proposta de valor, canais e mensagem aos objetivos do negócio, com decisões guiadas por pesquisa e dados. Em vez de ações soltas, ele define prioridades de médio e longo prazo para atrair, converter e reter com consistência.
Qual a importância do marketing estratégico?
O foco do marketing estratégico está em duas áreas cruciais para o sucesso da sua estratégia: as dores que os potenciais clientes possuem e os diferenciais da sua organização.
Com toda sua estratégia de marketing focada nesses dois fatores, a parte operacional será feita de maneira mais eficiente. Além disso, as etapas de mensuração de resultados e tomada de decisão serão melhor direcionadas.
Em retenção, pequenos ganhos costumam ter impacto grande no resultado. Um estudo citado pela Harvard Business Review mostra que aumentar a retenção de clientes em 5% pode elevar os lucros entre 25% e 95%. Para instituições de ensino, isso se traduz em menos evasão, mais rematrículas e um LTV mais saudável.
Como a 4RevOps / mkt4edu utiliza estratégias de marketing estratégico para reter e captar clientes?
Mas afinal, como aplicar o marketing estratégico na prática? A seguir, você conhecerá algumas das etapas aplicadas pela 4RevOps / mkt4edu para garantir que seus clientes retenham e captem consumidores por meio dessa estratégia.
Fazemos um planejamento estratégico de marketing
A primeira etapa é justamente a de planejamento. Por meio dela, fazemos um levantamento completo de dados para entender melhor o que é a instituição e quais são seus objetivos e o público que ela pretende alcançar.
Também buscamos realizar uma completa pesquisa de mercado para entender as ameaças e oportunidades da área e como podemos trabalhá-las dentro da nossa estratégia, para não ter nenhuma surpresa externa.
O apoio das organizações nessa etapa inicial faz toda diferença, uma vez que ninguém é melhor para falar sobre a empresa do que ela mesma. Além disso, também é possível fornecer informações sobre a base de clientes atual dessa companhia.
Com todos esses dados em mãos, conseguimos ter uma visão completa da instituição, em qual contexto ela está inserida e quais os objetivos dela com relação à estratégia de marketing.
Para transformar esse diagnóstico em execução, vale consolidar tudo em um plano de marketing com entregáveis claros, por exemplo:- objetivos e metas (ex.: matrículas, leads qualificados, rematrícula);
- públicos/personas e jornada;
- canais, orçamento e calendário;
- KPIs e rotina de análise.
Criamos o perfil de cliente ideal
Além de conhecer a própria empresa, é preciso, também, ter uma riqueza de informações da outra ponta dessa estratégia: o público-alvo. Aqui, o nosso foco é traçar o perfil de cliente ideal que ela espera receber.
Porém, não paramos apenas na definição de público-alvo, mas também procuramos criar a persona ideal para o negócio, ou seja, uma representação semifictícia do tipo de cliente que poderá ter suas dores resolvidas pela empresa.
A definição de público-alvo e persona pode ser feita com auxílio daquela base de clientes que falamos anteriormente, na qual podemos coletar informações como sexo, idade, local onde mora e os motivos que levaram a compra do produto ou serviço oferecido pela organização.
Caso a instituição tenha mais de um público, é ideal que ela também tenha variações de persona, para garantir que as estratégias de marketing adotadas estejam sempre falando com a pessoa certa.
Apostamos no inbound marketing
Outra etapa que priorizamos é como usar inbound marketing de maneira inteligente dentro de uma estratégia de marketing estratégico. Afinal, é por meio das ações feitas nessa etapa que conseguimos colocar em prática todos os aprendizados nos momentos de captação de informações sobre a empresa e sobre o público.
Dentro do inbound marketing, temos estratégias e ações voltadas para as três etapas do funil de vendas: atração, conversão e venda. Cada uma delas necessita da atuação em diferentes canais, porém todas são voltadas para o objetivo da instituição, da persona e do público-alvo que se quer alcançar.
Por exemplo, na etapa de atração, o marketing de conteúdo é uma ferramenta muito utilizada, na qual os conteúdos devem ser escritos pensando-se no que os futuros clientes da empresa estão interessados em ler e, ao mesmo tempo, evidenciar a expertise e os diferenciais da companhia.
Na etapa de conversão, trabalhamos com formulários e landing pages que visam a coletar informações estratégicas dos usuários e, assim, convertê-los em leads que possam ser melhor trabalhados pela equipe de vendas da instituição.
Para essa passagem funcionar de verdade, o ideal é definir critérios de qualificação (lead scoring), SLA entre marketing e vendas e uma cadência de nutrição por perfil/curso. Essa integração é um pilar de RevOps, porque evita que leads “esfriem” e melhora o aproveitamento do time comercial.
Buscamos falar o que os clientes querem ouvir
É muito importante que o marketing estratégico sempre fique atento ao que os clientes querem ouvir das empresas. Afinal, nosso objetivo é construir um relacionamento sólido entre ambas as partes.
Por isso, também é válido ouvir o que os usuários têm a dizer. Seja em comentários em blog posts nas redes sociais, seja, até mesmo, nos dados de visualização e engajamento com publicações, é possível ter uma ideia dos conteúdos, assuntos e abordagens que mais fazem sucesso de sentido.
Dito isso, a 4RevOps / mkt4edu busca fazer um planejamento prévio na criação de conteúdo digital, mas, ao mesmo tempo, acompanha os resultados e faz adaptações para que essa etapa se alinhe, cada vez mais, à persona específica que determinada organização tem.
Isso também é de grande ajuda para definir a imagem e o tom de voz da própria marca; os próprios usuários podem dar pistas se preferem uma comunicação mais descontraída ou mais séria.
Veja também:
- O que é nutrição de leads e como ela ajuda na captação de alunos
- 5 ações fundamentais para o marketing de universidades
Educamos os usuários
Tão importante quanto falar o que os clientes querem ouvir é falar o que os clientes precisam saber. Para fazer isso, é preciso que a instituição se mostre expert em sua área por meio dos conteúdos que publica.
Criamos conteúdos voltados para educação dos usuários, o que faz com que a companhia mostre que entende exatamente a situação pela qual o usuário está passando e sabe exatamente o que ele precisa fazer para solucionar essa dor.
Ao mesmo tempo, isso também faz com que a relação entre a empresa e o usuário se torne mais próxima, já que ele consome mais conteúdos do seu blog ou site ou, até mesmo, segue as suas redes sociais.
Porém, esse relacionamento não pode parar apenas na produção de conteúdo: a organização precisa garantir o engajamento com essas pessoas, respondendo a comentários e mensagens diretas.
Fazemos remarketing
Muitas vezes, a estratégia de marketing consegue chegar até a pessoa certa, mas não no momento certo ou da maneira ideal. Por isso, ter uma estratégia de remarketing eficiente faz toda a diferença para um marketing estratégico e eficiente.
Dessa maneira, conseguimos criar estratégias específicas para aqueles usuários que demonstraram algum interesse em se tornar clientes da instituição, mas, por algum motivo, ainda não finalizaram uma compra.
Remarketing funciona melhor quando reengaja quem já demonstrou intenção (visita, formulário, página de curso), com segmentação e frequência controlada. Para sustentar performance no longo prazo, a campanha precisa seguir boas práticas de privacidade e consentimento, como orienta o Guia Orientativo da ANPD sobre cookies e proteção de dados pessoais.
Porém, é preciso que essa campanha de marketing seja feita de maneira inteligente, utilizando as informações que o usuário já oferece sobre ele e os diferenciais da empresa que podem surtir o efeito esperado nessa segunda abordagem.

Imagem: Reunião de time para definir prioridades e ações de marketing estratégico com base em dados e objetivos.
Contamos com o apoio de ferramentas de peso
E para que o nosso trabalho seja de uma qualidade ainda mais alta, contamos com apoio de ferramentas e parceiros de peso que nos auxiliam a elaborar e colocar em prática estratégias de alta performance para nossos clientes.
Um desses parceiros é a HubSpot, uma plataforma que integra marketing, vendas e atendimento em um só ecossistema. Isso ajuda a padronizar processos, centralizar dados e acelerar decisões, especialmente quando a estratégia exige consistência entre captação, nutrição, conversão e retenção.
Com a HubSpot, conseguimos escalar nutrição e conversão com mais autonomia: criar páginas, automatizar comunicações e acompanhar performance por campanha. Um destaque é a personalização de conteúdo, que usa dados do CRM para adaptar mensagens e páginas ao perfil do lead, com mais relevância e melhor experiência.
Nós também oferecemos treinamentos aos nossos clientes que querem fazer o uso da plataforma e, com isso, otimizar outros setores da sua companhia, como de vendas e atendimento.
Mostramos os resultados das nossas estratégias de marketing
Bom, até aqui, você entendeu como efetuamos o planejamento e a execução das estratégias de marketing estratégico, porém o nosso trabalho não para por aqui: também buscamos fazer uma coleta e análise dos resultados provenientes das nossas ações.
Dessa maneira, conseguimos entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para conseguirmos atingir as expectativas dos clientes e, principalmente, garantir uma relação próxima entre a organização e seu público.
Como falamos no começo deste post, o marketing estratégico foca resultados a médio e longo prazo, porém realizamos análise e coleta de informações o tempo todo, já que pequenas alterações podem ser bem-vindas quando necessárias, para obtermos os melhores resultados.
E para garantirmos a transparência da comunicação entre a 4RevOps / mkt4edu e seus clientes, investimos em criar relatórios completos para nossos clientes, mostrando todo o processo das nossas estratégias e as melhores soluções para melhorar os índices que não cumpriram as expectativas.
Por que uma agência de marketing estratégico pode ser o que a sua empresa precisa?
Como você pode perceber, o marketing estratégico é muito importante e pode fazer toda diferença para o sucesso em alcance e conversões do seu negócio, principalmente por meio da internet.
Para sair do “tentativa e erro”, vale contar com um time multidisciplinar para desenhar e executar um plano de marketing com metas, canais, mensagens e indicadores claros. Assim, a instituição atrai o público certo e melhora a conversão sem perder consistência ao longo do tempo.
Resumindo: utilizamos o marketing estratégico para a captação e retenção de clientes por meio do planejamento estratégico, mapeamento do cliente ideal, criação de conteúdos de inbound marketing que falam o que o cliente quer ouvir e educam os usuários, remarketing e análise de resultados.
E então? Conseguiu entender o que é, como fazer planejamento estratégico de marketing e como ele pode auxiliar na retenção e captação de clientes? Aqui, na 4RevOps / mkt4edu, investimos pesado em implementar estratégias que realmente dão resultados aos nossos clientes.
Por isso, não perca mais tempo: acesse nosso site, conheça mais o nosso trabalho e entre em contato conosco para tomarmos uma xícara de café!
Perguntas frequentes sobre marketing estratégico, retenção e captação
O que é marketing estratégico?
Marketing estratégico é alinhar posicionamento, proposta de valor, canais e mensagem aos objetivos do negócio, com decisões guiadas por pesquisa e dados. Ele define prioridades de médio e longo prazo para atrair, converter e reter com consistência.
Por que o marketing estratégico é importante?
O marketing estratégico é importante porque mantém o foco nas dores dos potenciais clientes e nos diferenciais da organização. Com isso, a execução operacional tende a ser mais eficiente, e a mensuração de resultados e a tomada de decisão ficam melhor direcionadas.
Quais etapas entram em um planejamento estratégico de marketing?
Um planejamento estratégico de marketing envolve levantamento de dados para entender a instituição, seus objetivos e o público que pretende alcançar, além de pesquisa de mercado para mapear ameaças e oportunidades. Também pode consolidar objetivos e metas, públicos e jornada, canais, orçamento, calendário, KPIs e rotina de análise.
O que muda ao criar perfil de cliente ideal, público-alvo e persona?
Criar o perfil de cliente ideal, público-alvo e persona ajuda a estratégia a falar com a pessoa certa. Quando há mais de um público, variações de persona ajudam a manter as ações alinhadas aos diferentes perfis.
Como o inbound marketing entra na estratégia?
O inbound marketing organiza ações para atração, conversão e venda, com atuação em diferentes canais, sempre direcionada ao objetivo da instituição e ao perfil definido. Na atração, o marketing de conteúdo foca interesses do público e evidencia expertise e diferenciais; na conversão, formulários e landing pages coletam informações para gerar leads.
Para que servem lead scoring e SLA entre marketing e vendas?
Lead scoring e SLA servem para definir critérios de qualificação, alinhar responsabilidades e evitar que leads esfriem. A integração entre marketing e vendas melhora o aproveitamento do time comercial e dá sustentação à nutrição por perfil ou curso.
Como ajustar conteúdo ao que o público quer ouvir sem perder consistência?
Ajustar conteúdo envolve acompanhar comentários, dados de visualização e engajamento para entender temas e abordagens que funcionam melhor. Ao mesmo tempo, mantém-se um planejamento prévio e adaptações contínuas para aproximar a comunicação da persona e do tom de voz desejado.
Por que educar os usuários ajuda na captação e no relacionamento?
Educar os usuários ajuda porque demonstra expertise, aproxima a relação e mostra entendimento das dores do público. Para sustentar esse relacionamento, também é importante garantir engajamento respondendo a comentários e mensagens diretas.
Quando o remarketing faz diferença?
Remarketing faz diferença quando a estratégia alcança a pessoa certa, mas não no momento certo ou com a abordagem ideal. Ele permite reengajar quem demonstrou interesse, com segmentação e frequência controlada, usando informações já disponíveis e diferenciais que fortaleçam a segunda abordagem.
Como ferramentas como a HubSpot apoiam a execução?
Ferramentas como a HubSpot apoiam ao integrar marketing, vendas e atendimento em um só ecossistema. Isso ajuda a padronizar processos, centralizar dados, automatizar comunicações, criar páginas, acompanhar performance por campanha e personalizar conteúdos com base em dados de CRM.
Por que medir resultados o tempo todo, mesmo com foco de médio e longo prazo?
Medir resultados continuamente ajuda a identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Pequenas alterações podem ser bem-vindas para atingir expectativas e manter a relação próxima com o público, além de sustentar transparência com relatórios completos.






