Sua campanha de marketing educacional está trazendo centenas de leads, mas, quando chegam os dados de conversão de matrículas, os números não são tão animadores? Você pode estar errando no lead scoring!
Você confere neste post:
Boa leitura!
O que é lead scoring
Quando começamos a converter prospects em leads, nem todos estão prontos para iniciar uma jornada de consumo com sua instituição, certo? Neste caso, precisamos segmentar essa base de contatos de forma a dedicar o tempo necessário a cada lead, educando-o segundo suas próprias necessidades.
É aqui que entra o lead scoring: uma estratégia de categorização de leads, onde você atribui uma pontuação para cada um. As formas de classificação podem ser diversas: A, B, C, D ou E; quente, morno ou frio; 1, 2, 3, 4 ou 5.
Essa classificação é feita com base em dados sociodemográficos e comportamentais, como hábitos de consumo e leitura; número de interações com a IES; tipo de conteúdo que consome na internet; locais que frequenta; entre outros.
Ela ajuda a compreender em qual etapa do funil de vendas cada lead se encontra, que tipo de tratamento ele deve receber, quais mensagens são mais relevantes para ele em cada momento e como conduzi-lo para o passo seguinte da jornada de compra.
Criar, monitorar e ajustar todo esse processo pode ser mais fácil do que você imagina. Basta ter as ferramentas tecnológicas certas para sua IES e tornar o lead scoring um dos seus indicadores de performance no marketing educacional.
- Quer saber ainda mais sobre lead scoring? Baixe agora mesmo o e-book Lead Scoring na prática e saiba como identificar, segmentar e converter leads no mercado educacional!
Por que fazer lead scoring?
Menos de 25% dos novos leads captados por qualquer empresa, de qualquer segmento, estão prontos para comprar algo. Isso não é diferente no mercado educacional. É por isso que precisamos utilizar estratégias de nutrição de leads, como o e-mail marketing, para educá-los ao longo da jornada de compra e assim prepará-los para a matrícula.
Quando você faz o lead scoring adequadamente, o marketing consegue otimizar as estratégias de comunicação e relacionamento de modo a enviar para vendas apenas aqueles leads que já estão prontos para a matrícula.
Desta forma, o trabalho do time comercial é otimizado, assim como o orçamento dispensado a este setor. As metas são cumpridas com maior qualidade, as turmas são formadas rapidamente e os alunos ficam satisfeitos com suas escolhas.
Veja também:
- Marketing educacional: sua IES sabe realmente como vender sua marca?
- 5 ferramentas para monitorar o desempenho no marketing educacional
- Consultoria educacional: vale a pena investir?
Ao conscientizar seu time de marketing e vendas sobre o que é lead scoring e por que usá-lo na sua instituição de ensino, você está promovendo um alinhamento entre estes dois setores, um ponto a mais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing educacional.
Quando marketing e vendas falam a mesma língua e têm o mesmo entendimento sobre o que é um lead qualificado, o fluxo de oportunidades de matrículas é acentuado no seu funil de vendas. Em outras palavras, sua IES se torna mais eficaz nas conversões.
Conseguiu entender a importância do lead scoring? Então veja essas dicas para começar com essa estratégia agora mesmo!