O Marketing Educacional existe para ajudar as instituições de ensino a desenvolverem suas marcas, aumentarem seu alcance e, consequentemente, impulsionar a captação de alunos, correto?
Entretanto, dentro do universo de práticas, métodos e estratégias que chamamos de “Marketing Educacional” existem tantas alternativas e medidas que é preciso ter o foco certo para alcançar os resultados esperados.
A proposta deste nosso texto é exatamente ajudar você a aplicar as melhores práticas na sua instituição de ensino. Por isso, separamos 6 dicas que vão melhorar sua captação de alunos. Confira!
1. Tenha presença online para captar mais alunos
A captação de alunos nos meios offline é extremamente importante e ela ainda representa uma parcela significativa das novas matrículas das instituições de ensino. Mas não podemos negar que o mundo agora é digital.
Os estudantes mais novos (aqueles que estão saindo do Ensino Médio agora), bem como os pais que fazem parte da Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010), usam a internet para tudo.
Eles pesquisam sobre sua instituição de ensino no Google, leem comentários online, acessam seu site e decidem, por esse contato, se vão fazer a matrícula ou não.
Ter presença online hoje é mais que um diferencial. É uma necessidade.
2. Ofereça inscrições online
Seguindo a linha do tópico anterior: se as pessoas tendem, cada vez mais, a encontrar sua instituição de ensino por buscas na internet e tomar a decisão de matrícula com base nesse contato, não seria mais interessante que elas também pudessem fazer sua inscrição pelo canal que preferem utilizar?
Talvez a disponibilização de uma inscrição online seja a diferença entre conquistar uma matrícula ou perder um possível aluno só porque ele não pode (ou não quer) ir até o campus fazer seu registro inicial.
3. Invista na Inteligência Artificial para atender seus leads
A Inteligência Artificial (AI) é uma das principais apostas tecnológicas para várias áreas, incluindo para o Marketing e para o mercado da educação. Esse campo consiste na criação de máquinas capazes de simular a inteligência humana e aprender à medida que executam uma função.
Uma AI pode, por exemplo, ser programada para se comunicar por mensagens de texto. Ela é, então, colocada em uma ferramenta de chat e com isso temos um chatbot com AI.
A programação por trás dessa tecnologia permite que sejam delimitados os padrões de comportamento da ferramenta. Assim, ela consegue imitar um ser humano e a sensação é de que estamos conversando com outra pessoa — tudo isso sem precisar de um operador.
Ao utilizar esse recurso no atendimento dos seus leads (pessoas interessadas pela sua marca) você garante que o atendimento vai ser rápido, eficiente e estará funcionando 24 horas, 7 dias por semanas.
4. Substitua os formulários por chatbots para captação
No meio virtual é comum que as instituições de ensino utilizem formulários de captura para poder coletar o dado dos leads. Seja para fazer a matrícula ou para a inscrição no vestibular.
Entretanto, os formulários são uma tecnologia antiga, eles não interagem com o usuário e as taxas de abandono são altas.
Por isso, é interessante contar com um chatbot para fazer a captação. Em vez de um formulário estático, seu lead pode conversar com uma Inteligência Artificial que vai interagir com ele como se fosse um humano.
O robô pergunta as informações necessárias, por meio de uma conversa mais natural, e salva o registro diretamente no seu CRM (Customer Relationship Management).
5. Melhore seu Marketing de Conteúdo
As estratégias de Marketing de Conteúdo tem várias funções. Uma delas (e a mais conhecida) é aumentar a visibilidade da sua marca educacional, colocando o nome da sua instituição de ensino em todos os lugares e melhorando seu posicionamento nos mecanismos de busca (como o Google e o Bing).
Entretanto, o Marketing de Conteúdo também tem a função de gerar identificação com seus leads e fazer com que sua instituição de ensino se posicione como uma autoridade em diversos assuntos.
Para ter esse resultado, sua equipe tem que ter uma persona (personagem fictício que representa seu aluno ideal) muito bem definida e criar conteúdos totalmente direcionados para ela, que falem na mesma linguagem e trate de assuntos importantes para essas pessoas que acessam seu blog, site e redes sociais.
Veja também:
- Retenção e Captação de alunos: como fazer? Aprenda com os melhores!
- Como o CX Analytics pode resolver problemas na captação?
- Otimize sua captação de alunos com essas 5 dicas de inbound marketing!
6. Use o CRM para ajudar seus vendedores
Neste texto falamos que o chatbot com AI é capaz de perguntar informações para seus leads e depois enviá-las para um CRM, correto?
Esses dados são muito úteis. Eles mostram qual é o estágio do funil de vendas pelo qual o lead está passando. Em outras palavras, a conversa entre o estudante e o robô permite que sua equipe identifique a possibilidade de uma captação.
Quando sua equipe de consultores (ou vendedores) têm essas informações em mãos, eles podem ser muito mais eficientes nas ligações e aumentar as conversões de alunos.
Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, existem várias ações que podem ser promovidas para aumentar a captação de alunos na sua instituição de ensino. Mas para isso é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer as melhores alternativas que devem ser adotadas.
Por isso, recomendamos que você também leia nosso texto sobre as novas tendências de estratégias de Marketing Educacional e só depois tome a decisão sobre como investir na sua captação de alunos.