Que as estratégias inbound revolucionaram a nossa maneira de fazer marketing, você já sabe.
O inbound marketing, junto com a produção de um bom conteúdo, é uma estratégia eficaz (e de baixo custo) para a geração de novas vendas à medida em que trabalha com um público de grande potencial para se tornar cliente.
Assim, gerar leads tornou-se a principal meta das empresas. E isso não está errado, mas muitas delas acreditam que essa tarefa apenas é viável no ambiente on-line.
Acontece, que ainda nos dias de hoje, é possível gerar leads a partir de estratégias do outbound marketing também, como você verá neste post.
Aqui você confere:
- Como gerar lead on-line;
- Produção de conteúdo
- Ferramentas;
- Estudos;
- Como gerar leads off-line?;
- Eventos;
- Contato direto;
- Brindes (eles ainda funcionam);
- Revistas e jornais.
Veja, agora, como gerar leads on-line e off-line!
Como gerar lead on-line
Leads são oportunidades de negócio e, na internet, a melhor forma de gerá-los é investindo nas estratégias de inbound marketing.
No inbound marketing, a partir de iscas e conteúdos relevantes para o lead, você consegue captar a atenção dele e em algum momento, transformá-lo em cliente. Nesta estratégia, não é preciso uma interrupção no consumo daquilo que o usuário está interessado, pelo contrário: o conteúdo produzido pela sua empresa é aquilo que o usuário quer consumir!
Veja algumas ótimas ferramentas de geração de leads on-line:
Produção de conteúdo
As pessoas sempre estão dispostas a ter acesso a um bom conteúdo. E para isso, muitas delas oferecem em troca informações valiosas sobre si, como e-mail, telefone e nome da empresa em que trabalham.
Nessa estratégia, são produzidos e-books, artigos e posts de blog, webinars e muitos outros conteúdos com uma temática relevante para o cliente. O objetivo é distribuir esse conteúdo para pessoas que se mostram ativamente interessadas, o que em geral é feito por meio de formulários. O cliente ganha informação, e você ganha leads de qualidade.
Ferramentas
No mesmo esquema de troca, é possível oferecer ferramentas úteis para determinado público ou mesmo uma versão de teste de algum serviço ou produto que a sua empresa oferece.
A vantagem dessas ferramentas, principalmente as diretamente relacionadas ao negócio, é a intensidade do interesse do usuário. Ele, provavelmente, irá querer saber mais sobre a solução que você oferece.
Estudos
Estudos e pesquisas são também ótimas fontes de conversão de leads. Por serem materiais ricos em conteúdo, atraem um público altamente especializado e interessado no que você tem a dizer.
A geração de leads segue a mesma lógica das opções anteriores: você oferece o conteúdo e, em troca, recebe do potencial cliente informações para manter esse relacionamento.
Veja também:
- Métricas mais relevantes para instituições de ensino superior;
- Inbound sales para instituições de ensino: como fazer isso certo?;
- Conteúdo digital: Tendências futuras no comunicação social.
Como gerar leads off-line?
Apesar das inúmeras possibilidades de gerar leads on-line, é possível aproveitar as suas estratégias de outbound marketing para captar mais interessados em sua empresa.
Você deve saber que investir no outbound tem um valor de investimento geralmente um pouco maior do que na produção on-line, mas mesmo assim, o custo x benefício pode valer a pena!
E para te ajudar a entender como fazer isso, aqui vão algumas das principais formas de gerar leads fora da rede:
Eventos
A participação em eventos especializados são boas opções para prospectar clientes.
O público presente nessas situações, em geral, é exatamente aquele perfil de cliente que você busca, motivo pelo qual você não pode perder essa oportunidade de gerar bons leads.
Inclusive, esses eventos que geram experiências tendem a firmar o branding da sua marca e se fortalecer ainda mais na cabeça do seu potencial cliente e até no mercado como um todo.
Peça feedbacks sobre o evento para os presentes em seus eventos, e faça isso por meio de formulários de contato! Aqui é uma oportunidade riquíssima de gerar uma base de dados qualificada.
Faça este mesmo movimento com compradores ou visitantes em seus stands em feiras. Um bom relacionamento pode começar a partir desse primeiro contato.
Contato direto
Sim, o marketing direto pode ser bastante efetivo quando bem feito! Embora possa gerar mais custos para a empresa, é possível fazer um marketing direito de qualidade que obtenha ótimos leads.
Para isso, você pode apostar em ferramentas como telemarketing, mas sempre identificando o público da empresa e escolhendo a melhor abordagem. Não basta simplesmente ter um call center, é preciso ter profissionais qualificados para abordar o lead.
Brindes (eles ainda funcionam)
Quem nunca entrou em um stand de vendas procurando um brinde? Pois é, brindes podem trazer pessoas por interesse em um primeiro momento, mas também pode te ajudar a converter!
Brindes que ofereçam uma experiência atrelada a marca e que ajude o seu lead a lembrar quem você é e o que você faz, coisas que façam com que ele tenha um contato direto com você, reforça ainda mais a sua marca e pode te tornar a primeira opção caso ele precise de um serviço como o que você oferece.
Revistas, jornais
Ainda que o digital tenha tomado conta dos jornais e revistas, ter um profissional que te ajude a definir os meios de comunicação em que o seu conteúdo pode ser veiculado com o intuito de aumentar o seu branding e gerar buzz, pode trazer bons resultados.
Uma assessoria de imprensa pode te ajudar com isso!
A geração de leads pode ser feita em qualquer lugar! Desde que bem planejado, tanto o on-line e off-line podem render ótimos contatos para a sua estratégia de marketing.
Quer mais dicas para gerar leads? Confira também o post Inbound Sales para Instituições de Ensino!