Sua instituição de ensino já trabalha com marketing por dados? Por muito tempo, foi possível desenvolver estratégias e campanhas bem-sucedidas com base somente na intuição e na experiência da equipe responsável. Mas, em um cenário cada vez mais competitivo e exigente, isso já não é o suficiente.
Recorrer aos dados e agregá-los ao processo é o que garante que sua instituição consiga driblar a incerteza das suposições e passe a desenvolver estratégias e campanhas de marketing mais assertivas e poderosas. Acompanhe o post para entender melhor o que é marketing por dados e conhecer 4 boas razões para investir nesse conceito:
1. Usar o poder dos dados a seu favor
Informação é poder. O que o marketing tradicionalmente fez foi tentar usar o conhecimento e a experiência dos profissionais da área e apostar em suas intuições. Esse processo ainda é válido, mas se torna ainda mais certeiro com o auxílio de dados.
Isso porque, sua instituição de ensino, como qualquer outra organização, gera e se depara com dados do público, do mercado e da sociedade o tempo inteiro. Até então, seus profissionais de marketing e gestão já tentavam se basear nessas informações para tomar decisões.
Agora, trabalhando com o marketing por dados, finalmente é possível organizar essas informações para conseguir tirar o melhor proveito delas, sem suposições. E aí sim sua instituição tem a chance de usar o poder dos dados em favor dos próprios objetivos.
Veja também:
- Retenção de alunos começa na captação de leads. Entenda!
- 5 ações fundamentais para o marketing de universidades;
- Análise de investimentos no ensino superior: otimize suas campanhas.
2. Comunicar-se melhor com o seu público
É provável que você já conheça o conceito de personas e entenda sua importância para o marketing educacional. Baseadas em informações reais, personas são perfis mais verossímeis e, por isso, defini-las torna mais fácil estabelecer contatos bem-sucedidos.
O marketing por dados facilita a coleta de informações seguras para descobrir qual linguagem a sua persona utiliza, quais tipos de conteúdo lhe interessam e em quais redes sociais estão mais presentes. Dessa forma, fica mais simples transformar qualquer contato em um relacionamento duradouro. Ou seja, torna-se mais fácil captar e fidelizar alunos.
3. Entender as necessidades e conquistar o seu público
O mercado da educação se tornou mais competitivo com o passar do tempo. São mais instituições e modalidades de ensino e há uma oferta crescente de cursos. Tudo isso faz com que simplesmente mostrar os seus serviços não seja o suficiente.
Uma instituição precisa encontrar meios de envolver alunos e potenciais alunos para se tornar relevante no mercado e atraente para o seu público. E a melhor forma de fazer isso é saber o que esse público precisa e o que espera da sua instituição de ensino.
O marketing de dados permite reunir informações sobre esse público e combiná-las a relatórios gerenciais e aos resultados de outras campanhas da instituição, por exemplo.
Assim, leva à identificação de seu comportamento, necessidades e interesses, e dá condições para antecipar novos padrões comportamentais. E isso, claro, resulta em estratégias e campanhas mais certeiras.
4. Conhecer tendências e conquistar o mercado
A coleta de dados reais, sua combinação e análise com o objetivo de qualificar essas informações e utilizá-las de forma estratégica define o que é marketing por dados.
Assim, seguindo o mesmo princípio que permite a identificação de padrões de comportamento, esse trabalho torna mais embasada a previsão de tendências do mercado.
E isso faz com que a sua instituição de ensino tenha a oportunidade de estar um passo à frente das concorrentes, apresentando fortes diferenciais competitivos desde a gestão até o marketing educacional.
Quer mais dicas para desenvolver estratégias revolucionárias?
Confira também o nosso post sobre Marketing attribution, automação e BI para instituições de ensino!