No marketing educacional, muita vezes nos centramos em uma etapa que é primordial, mas não a única importante para as instituições de ensino: a captação de alunos. A retenção fica de lado, restrita apenas aos canais de atendimento ao cliente. O problema surge quando a instituição percebe que está com um equilíbrio nada saudável entre alunos novos e retidos.
Neste post, você vai conferir:
- A importância da retenção de alunos;
- A retenção e a captação de leads;
- Nutrição de leads como estratégia para reter alunos.
A preocupação com a retenção de alunos é do marketing também! E é possível utilizar a captação e nutrição de leads para exercitar bem essa tarefa, veja:
A importância da retenção de alunos
Para uma escola ou faculdade, é muito mais barato manter os clientes que já tem, até que eles completem a sua formação, do que investir todas as fichas em conseguir novas matrículas. Para as faculdades, o problema é ainda maior já que, uma cadeira vazia nos semestres intermediários ou finais do curso dificilmente será ocupada.
É por esse motivo que a retenção de alunos é tão importante. E a melhor forma de cumprir essa tarefa é investindo no relacionamento com esses clientes.
A retenção e a captação de leads
Desde o comecinho de sua estratégia, quando o seu atual aluno era apenas um interessado em sua solução, o trabalho de retenção já estava sendo feito. É preciso que aquilo que foi prometido para aquele cliente lá atrás seja condizente com a experiência que ele está tendo atualmente.Dizemos, então, que a retenção se inicia na captação de leads. Não adianta investir em um relacionamento com o potencial aluno e esquecê-lo no momento em que a matrícula foi feita. O trabalho deve ser contínuo e coerente, e da qualidade dele deriva o relacionamento duradouro entre cliente e instituição.
Veja também:
- Geração de leads para universidades: saiba como fazer isso
- 4 estratégias de fidelização de alunos para universidades;
- 5 ações fundamentais para o marketing de universidades;
Nutrição de leads como estratégia para reter alunos
A nutrição de leads pode ser usada não apenas para conseguir novos alunos, mas para mantê-los satisfeitos e frequentando a sua instituição. A tarefa é ainda mais fácil de fazer, já que você possui dados importantes do estudante como nome, idade, contato, graduação cursada, profissão e histórico de reclamações ou solicitações.
Para potencializar a nutrição de leads, a integração de sistemas de CRM (Customer Relationship Management) com ferramentas de automação de marketing permite personalizar a comunicação com base no comportamento e nas preferências dos estudantes. Essa abordagem facilita o envio de conteúdos relevantes no momento certo, aumentando o engajamento e a probabilidade de retenção dos alunos.
A integração de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na nutrição de leads permite personalizar a comunicação com base no comportamento e nas preferências dos estudantes. Essa abordagem facilita o envio de conteúdos relevantes no momento certo, aumentando o engajamento e a probabilidade de retenção dos alunos.
Nesse momento, você deve criar uma estratégia que leve em consideração as informações que possui. Em seguida, colocar em ação o e-mail marketing, ferramenta poderosa para alimentar o estudante com informações, conteúdo e promoções relacionadas à instituição de ensino. As redes sociais são aliadas no monitoramento da satisfação do cliente. Verifiquem o que estão falando sobre a faculdade ou escola e de quem parte essas mensagens. Caso haja feedbacks negativos, tente resolver o problema com um diálogo sincero. Não deixe de lado esses que são os principais propagadores de sua marca!
Além do e-mail marketing, a implementação de chatbots pode aprimorar significativamente o relacionamento com os alunos. Estudos demonstram que mensagens personalizadas enviadas por chatbots aumentam a probabilidade de os estudantes completarem tarefas críticas para a permanência na instituição, como inscrições e solicitações de auxílio financeiro.
Por fim, para a saúde financeira de sua empresa, esteja sempre atento ao quanto você gasta para captar e reter alunos. Saiba que a conta ficará mais leve quando você direcionar mais esforços para aqueles que já depositaram a confiança na sua organização!
Gostou do conteúdo? Baixe o nosso e-book Indicadores de marketing e captação para empresas de educação: maximize resultados com sucesso em primeira mão!
Retenção de alunos começa antes da matrícula? Entenda o papel do marketing educacional
Por que a retenção de alunos é tão estratégica para instituições de ensino?
Porque manter um aluno matriculado até a conclusão do curso custa menos do que conquistar novos alunos. Além disso, vagas ociosas, especialmente em semestres avançados, dificilmente são preenchidas, impactando a saúde financeira da instituição.
Como a captação de leads influencia a retenção de alunos?
A retenção começa na promessa feita na fase de captação. Se a experiência do aluno não corresponde ao que foi apresentado no início, a chance de evasão aumenta. Por isso, é essencial garantir coerência entre o discurso de marketing e a vivência acadêmica.
Nutrição de leads também ajuda na retenção?
Sim! Utilizar a nutrição para manter o vínculo com alunos já matriculados é uma estratégia eficaz. Com dados como histórico, curso e preferências, é possível personalizar conteúdos e campanhas, fortalecendo o relacionamento e reduzindo a evasão.
Quais tecnologias ajudam a melhorar a retenção de alunos?
A integração de CRM, automação de marketing e Inteligência Artificial permite comunicações mais precisas e no tempo certo. Além disso, chatbots têm se mostrado eficazes para lembrar e incentivar os alunos a completarem tarefas importantes, como rematrículas e pedidos de bolsa.
O que é mais vantajoso: captar novos alunos ou reter os atuais?
Ambos são importantes, mas reter é, sem dúvida, mais vantajoso financeiramente. Alunos que já confiaram na sua instituição tendem a permanecer quando são bem atendidos e valorizados. Direcionar esforços a esse público reduz custos e aumenta o LTV (lifetime value) por aluno.