Apesar de ser um termo relativamente recente, o Revenue Ops veio para ficar quando o assunto é integrar departamentos e viabilizar processos. Mas qual a sua relação com o Sales Ops, o CS Ops e o DevOps?
Neste post, vamos discutir um pouco cada um deles e entender suas diferenças e aplicações práticas.
O que você vai ver neste post:
- Entendendo o RevOps;
- As aplicações do Sales Ops;
- CsOps: cliente em primeiro lugar;
- DevOps: desenvolvendo soluções.
Boa leitura!
Entendendo o RevOps
O Revenue Ops ou RevOps, simplesmente, é um conceito muito recente que estimula a centralização dos departamentos de marketing, vendas e customer success, sendo o seu objetivo principal potencializar resultados e viabilizar processos de maneira mais eficiente e fiável para converter leads.
Partindo do entendimento de que esses três departamentos estão interligados, a implementação do RevOps é uma estratégia direcionada para o aumento de receita, pois a integração entre os departamentos citados acima permite uma análise de métricas muito mais profunda sobre todo o trabalho feito até um determinado ponto. Por exemplo, ao se observar os números de vendas, há, também, todo um trabalho voltado para a conversão desse cliente por parte dos times de marketing e de customer success. Aliás, esse trabalho gera dados importantes, que acabariam sendo negligenciados caso esses departamentos não estivessem devidamente integrados.
Dessa forma, quando essas determinadas áreas trabalham sob uma gestão unificada, os departamentos podem gerar resultados melhores. Assim, o RevOps é como um novo conceito de departamento em si, buscando alinhamento e centralização das operações e focando a potencialização da geração de receita da empresa.
As estratégias de RevOps podem se mostrar muito proveitosas quando bem estruturadas e implementadas da maneira correta. Em nosso BrainTalks, discutimos mais profundamente como usar essa ferramenta para gerar mais receita.
As aplicações do Sales Ops
Sales Operations ou Sale Ops é comumente implementado em negócios B2B, podendo ser encarado como um cargo ou departamento, atuando internamente na área de vendas e fazendo o alinhamento entre as estratégias e as aplicações de mercado. Aliás, sua finalidade principal é eliminar ruídos dos processos e possibilitar maior produtividade da equipe de vendas.
Empresas podem contar com um único profissional para essa função, no entanto, para equipes e operações de maior escala, também é possível contar com um time inteiro de Sales Ops. Normalmente, essa é uma prática comum entre empresas com maior faturamento.
Entre suas responsabilidades, o profissional ou departamento de Sales Ops se empenha em encontrar problemas e buscar soluções para processos, trabalhando sempre com base em dados para medir o esforço de vendas, identificar possíveis gargalos e gerar insights.
Basicamente, o Sales Ops possibilita que o time de vendas foque exclusivamente o fechamento de negócios, enquanto isso, o responsável ou time de Sales Ops atua nos bastidores, organizando processos e definindo prioridades e tomadas de decisões, otimizando o tempo e a produtividade de todos os envolvidos.
Por exemplo, se, de acordo com uma análise de dados, o time de vendas está levando tempo demais para encontrar as informações que os clientes precisam no sistema, fica a cargo do time de Sales Ops encontrar uma solução para tornar esse processo mais eficiente. Sendo assim, uma das principais atividades do Sales Ops é a implementação de tecnologias e de inovação nos processos e estratégias de vendas.
Veja também:
- O que é uma avaliação diagnóstica em uma estratégia de marketing?
- O que é Revenue Operations (RevOps) e como funciona? Veja sobre os 3 setores;
- Aprenda na prática como fazer um roteiro de podcast que funcione.
CsOps: cliente em primeiro lugar
Responsável pela execução de estratégias direcionadas ao sucesso do cliente, o departamento de CS Ops (Customer Success Operations) constrói o seu trabalho a partir da análise de dados dos clientes, a fim de encontrar as melhores soluções para os processos internos.
Identificar possíveis falhas nos processos e controlar riscos são algumas das atividades que constituem o CS Ops, bem como a implementação de melhorias nas práticas e processos referentes aos cliente e à monitorização constante dessas melhorias, para certificar-se de que, de fato, houve um impacto positivo. Em caso contrário, reavaliar e buscar outra solução.
O CS Ops é como uma subdivisão do setor de Customer Success, porém é muito mais proativa e está muito mais voltada para o desenvolvimento estratégico de soluções.
Vale ressaltar que customer success demanda a participação de várias áreas operacionais, por consequência, há muito que ser analisado pelo time de CS Ops.
Para ilustrarmos melhor, algumas das ações mais relevantes pertinentes ao departamento de CS Ops são:
- Monitorar dados da plataforma CRM;
- Fazer reuniões periódicas com os clientes;
- Aplicar treinamentos internos;
- Coletar informações junto aos demais departamentos;
- Oferecer uma experiência mais agradável ao cliente, agregando valor na solução de demandas.
Tendo em vista todas essas informações e demandas que são intrínsecas ao CS Ops, o que vai determinar se você precisa de um único responsável para essas demandas ou um time inteiro é a quantidade de clientes que sua empresa tem.
Analisando essa necessidade, você pode determinar melhor qual a melhor solução para as demandas de seus clientes e, assim, implementar estratégias mais eficazes e que gerem melhores resultados para você e seus clientes.
DevOps: desenvolvendo soluções
DevOps ou Development Operations objetiva a aceleração de processos por meio de abordagens direcionadas à implementação de novos recursos para os setores operacionais, por meio de softwares, correção de bugs ou da disponibilização de ferramentas que facilitem a execução de diversos processos internos.
Essas abordagens exigem que a comunicação entre o time de DevOps e as operações seja constante, a fim de se promover cooperação e empatia entre as equipes.
Além disso, a equipe de DevOps deve, principalmente, trabalhar em constante colaboração com o departamento de TI, direcionando seu esforço na criação e na implantação de novos softwares, sem comprometer a confiabilidade com os demais setores e clientes.
Sendo assim, o time de DevOps, muitas vezes, está associado aos recursos de autoatendimento e automação.
Claramente, essa é uma tarefa que demanda um olhar analítico e de especialistas, pois é voltada principalmente para a criação de códigos de programação e a utilização de mais dinâmica da infraestrutura digital da empresa.
Dessa maneira, estratégias mais tradicionais de gerenciamento de demandas não se aplicam ao DevOps. Pois ele está ligado à otimização dos sistemas e à renovação dos códigos, a fim de utilizá-los constantemente.
Resumo: Apesar dos nomes similares, cada um dos departamentos tem uma finalidade específica dentro de uma empresa. RevOps lida diretamente com a unificação dos departamentos de vendas, marketing e CS, a fim de otimizar processos; Sales Ops se refere à criação e implementação de estratégias para o time de vendas; CS Ops é o departamento que cuidará do relacionamento com o cliente e elaborará melhores estratégias para atender suas necessidades; por fim, o DevOps objetiva a criação de códigos e softwares para potencializar ferramentas operacionais.
Agora que você já sabe quais as diferenças entre esses departamentos, os conceitos e quais são seus objetivos práticos dentro de uma empresa, aproveite para se aprofundar mais e conheça o Vendarketing, uma estratégia que pode potencializar sua geração de receita.