O Mapa do Ensino Superior no Brasil mostra que em 2016 havia 7,8 milhões de estudantes no Ensino Superior. 75% deles estavam matriculados em 2.070 instituições privadas.
A competitividade é alta e, por isso, a captação de estudantes é uma das maiores preocupações das Instituições de Ensino Superior (IES) no momento. Turmas cheias garantem a receita, a rentabilidade dos investimentos feitos e o uso eficiente da infraestrutura.
Mas será possível aumentar a eficiência do funil de compra na educação? Será que estamos avaliando corretamente a jornada de compra dos estudantes?
Seu funil de compra não é linear
A representação de um funil de compra com etapas sequenciais deve ser esquecida. O lead que chega até você também chega a outras IES, avançando ou retrocedendo nas etapas de conscientização, consideração e decisão várias vezes.
Além disso, tenha em mente que a captação de estudantes não se encerra quando eles realizam os testes. Você pode comparar os relatórios de aprovados vs. matriculados. Um estudante só é seu quando o processo de matrícula é concluído. O funil de compra na educação mudou: ele é mais complexo e tem - mais ou menos - 7 etapas:
- Potenciais
- Interessados
- Candidatos
- Aprovados
- Matriculados
- Ativos
- Leais
Cada uma dessas etapas do funil de compra deve ser considerada em suas estratégias de marketing educacional para que seu funil seja mais eficiente e o leve a turmas cheias. Mas como você pode se beneficiar das oportunidades?
Comece a capacitar seus potenciais
Não é no dia anterior ao teste que devemos nos preocupar com a captação de leads. Isso começa muito antes, com um envolvimento ativo de sua IES junto à comunidade de estudantes do Ensino Médio em sua área de atuação.
Você deve acompanhar a jornada desses estudantes, ajudando-os a buscar uma graduação três anos antes. Se você possui uma escola de Ensino Médio, a estratégia é a mesma: comece a capacitar os alunos do 5º ao 8º ano.
Crie projetos em parceria com outras escolas, promova eventos para a comunidade, ofereça palestras para os pais, convide os estudantes para visitar sua IES.
Use todo o poder do marketing digital: crie um blog, compartilhe conteúdo segmentado e relevante para cada público; esteja ativo nas redes sociais; faça webinars para estudantes e seus pais; compartilhe experiências com casos e estudos de caso; crie e publique vídeos interativos que mostrem sua infraestrutura.
Invista na jornada do comprador
Deixe de ver seu futuro estudante apenas como um cliente. O que você entrega vai além de um produto: é conhecimento, habilidades, algo para a vida toda. Promova experiências inesquecíveis que despertem laços emocionais com sua IES.
Já pensou em levar um grupo de estudantes do Ensino Médio a um parque científico? Ou talvez permitir que eles usem os laboratórios de sua IES para aprender algo novo?
Leve sua IES para a comunidade, não espere que os estudantes cheguem até você por acaso ou por um anúncio em um outdoor. Crie valor e desperte o reconhecimento para sua marca.
Enfoque na retenção
A captação de estudantes é cara, não é mesmo? Você investe em mil estratégias e se esforça diariamente para atingir suas metas. Mas já parou para pensar que a retenção de estudantes custa menos e pode criar novas oportunidades de matrículas?
Uma segunda graduação, cursos de pós-graduação, extensão, mestrado e doutorado são ótimas opções para os estudantes continuarem na sua IES. Desde que tenham tido uma experiência incrível.
Sabe aquele tipo de filme que mostra empresários que guardam suas camisetas da faculdade anos após a formatura? Você precisa construir esse orgulho na sua comunidade acadêmica!
Crie programas específicos para ex-alunos, ofereça benefícios para aqueles que desejam permanecer com você, aprenda a agradecer aos estudantes por fazerem parte de sua IES e por torná-la o que ela é.
Quer mais dicas para se beneficiar das oportunidades no mercado educacional? Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.