Nos últimos anos o marketing em redes sociais tem sido uma das estratégias que mais cresce em todo o mundo. É, novamente, uma das tendências de marketing digital para este ano.
O marketing nas redes sociais é, definitivamente, uma maneira poderosa para instituições de todos os tamanhos alcançarem clientes e potenciais clientes. Seus potenciais alunos já estão interagindo com outras instituições através das mídias sociais e, se você não estiver falando diretamente com eles através do Facebook, Twitter e Instagram, você está perdendo!
O Brasil ocupa o 5º maior mercado educacional do mundo, o que demonstra uma alta competitividade no setor. E para enfrentar tamanha concorrência e sair na frente, especialmente em época de vestibular e ENEM, é preciso se aderir ao marketing educacional.
Quer saber como fazer marketing nas redes sociais? Confira o nosso post! Vamos lá?
Veja também
- Como usar as mídias sociais para atrair novos alunos
- Redes sociais: captar ou fidelizar alunos?
- Redes sociais para faculdades: visibilidade, engajamento e resultados
1. Faça o uso de memes e viralize
Com os feeds das redes sociais recheados de imagens engraçadas, hoje é difícil imaginar nossas vidas em uma Internet sem memes.
Hoje, os memes têm um espaço importante em nosso ambiente digital. E o que os torna especiais é sua capacidade de comunicar atitudes, sentimentos e situações. Por conta da sua popularidade, não é nenhuma surpresa que marcas querem um pedaço desse bolo.
A Geração Y (pessoas nascidas após 2000) gasta mais de 200 minutos online todos os dias. Por isso, há uma boa chance de que eles estejam rindo e compartilhando memes enquanto você lê este post.
O valor do marketing em redes sociais com memes está claro e para você realmente fazer isso acontecer, você pode usar um meme existente e atual – em época de ENEM muitos memes são criados o tempo todo. Apenas certifique-se que seja realmente engraçado e original. Desta forma, seu post terá mais chances de viralizar.
2. Invista em publicidade segmentada
Talvez você não faça ideia do que seja, mas com certeza já se deparou com a publicidade segmentada.
Diferente da publicidade em massa – aquela que você vê na TV – a publicidade segmentada é exatamente o que seu próprio nome diz: segmentada.
Basicamente, é a publicidade que possui “filtros”, ou seja, não é direcionada para todo mundo, muito pelo contrário, é direcionada para um público-alvo escolhido.
Se você anuncia no Facebook, você pode utilizar diferentes segmentos, os quais vão desde a idade e cidade até o grau de escolaridade (importantíssimo para o seu nicho) e estado civil.
Refinar seu público através da publicidade segmentada não só irá ajudá-lo a obter melhores resultados, mas também reduzirá os seus gastos com publicidade.
Marketing em redes sociais: uma estratégia de longo prazo
Um ponto que devemos ressaltar é que uma estratégia de marketing nas redes sociais, mesmo quando bem executada, exige um prazo para gerar resultados satisfatórios, afinal, relacionamentos não são criados da noite para o dia, não é?
Por isso, além de documentar a estratégia, você precisa estar preparado para muito trabalho, pois a produção de peças de conteúdo, especialmente memes, será essencial.
Mas e você, já faz marketing nas redes sociais da sua instituição? Deixe seu comentário e interaja conosco!