Mais do que efetivar uma matrícula, uma instituição de ensino deve promover ações que visem à retenção de alunos. E não precisamos ir longe para comprovar essa afirmação, já que, em 2014, 49% dos alunos ingressantes no ensino superior abandonaram as salas de aula (Inep).
Obviamente, a crise financeira, somada a outras variáveis, como a falta de preparo no ensino médio, levam à desistência do diploma de ensino superior. Contudo, existe uma parcela de responsabilidade que cabe à instituição de ensino, como infraestrutura de qualidade, currículos alinhados ao mercado e corpo docente qualificado.
Também cabe à IES ir além da matrícula e desenvolver um relacionamento de qualidade com a comunidade acadêmica. É aqui que o marketing educacional entra.
Como reter alunos com marketing educacional?
A maioria das instituições de ensino usa o marketing educacional na atração e conversão de alunos. Mas esquece de aplicar nas estratégias de retenção, que são ainda mais importantes, afinal, reter um cliente é até 5 vezes mais barato do que conquistar um. Sabia disso?
O papel do marketing educacional na retenção de alunos é motivar, engajar, fidelizar. E, para tanto, existem várias ações que você pode implementar. Confira:
Faça a integração de novos alunos
Mesmo na faculdade, o primeiro dia de aula costuma ser difícil e gerar ansiedade nos estudantes, sejam eles novatos ou mais experientes. Uma boa prática que sua instituição de ensino pode adotar é uma aula inaugural.
Esse momento serve para que os aluno se familiarizem com a instituição, os professores e equipe administrativa. Costuma ser um encontro descontraído, com a apresentação da IES, da coordenação do curso e dos principais recursos que os alunos precisarão ao longo da trajetória acadêmica.
Use (e abuse) da tecnologia
A internet traz excelentes ferramentas de interação on-line. E relacionamento é fundamental na retenção de alunos. Diante disso, crie aplicativos exclusivos para sua instituição, a fim de manter os alunos conectados 24 horas à sua marca.
Ofereça serviços básicos on-line, como consulta de grade horária, comunicação com a secretaria ou coordenação do curso, solicitações de declarações e outros documentos.
Veja também:
- Consultoria educacional: vale a pena investir?
- Retenção de alunos começa na captação de leads. Entenda!
- Mini guia para retenção de alunos nas redes sociais
A praticidade eleva o nível de satisfação dos alunos e faz com que eles se sintam bem atendidos. Além disso, por meio do app, você pode monitorar o comportamento dos seus alunos e aprender mais sobre eles.
Foque na experiência
A experiência universitária pode ir além do contato entre professor e aluno em sala de aula. A faculdade pode investir em outras formas de promover uma experiência única, como incubadoras de empresas, projetos de iniciação científica, premiações e concursos.
Eventos são excelentes para reunir seus alunos em torno de causas em que sua IES acredita, promovendo ações de cidadania e responsabilidade social. Mais do que profissionais, você deve formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos para com a sociedade.
Utilize os dados a seu favor
O uso de ferramentas como Big Data, Business Intelligence e Marketing Automation traz inúmeros dados que podem ser usados na retenção de alunos. No campo administrativo-acadêmico, você pode detectar padrões comportamentais e identificar se o aluno tem tendência a abandonar o curso, por exemplo.
Diante dessa possibilidade, você pode acionar o marketing educacional para retê-lo. Ações de incentivo, conteúdos que o ajudem a solucionar problemas financeiros ou pessoais, descontos pela frequência nas aulas ou desempenho nas disciplinas são algumas das opções.
O data driven pode ser usado em muitas outras situações, inclusive para melhorar a performance da sua IES. Quer saber como? Assine nossa newsletter e receba o e-book completo sobre o tema!