Em muitos aspectos, encontramos semelhanças entre o LinkedIn e outras redes sociais, como o Facebook. Porém na prática, o grande diferencial é todo o ambiente profissional que temos à nossa disposição e os caminhos de interação entre empresas.
Quando falamos de Linkedin, pensamos em como podemos nos beneficiar das incríveis oportunidades de network que a rede nos oferece. E para desfrutar de todos os seus benefícios é preciso conhecer suas funcionalidades e opções. E foi por isso que criamos esse artigo, para que você possa entender a diferença entre o LinkedIn pessoal e o LinkedIn empresa.
Como Funciona?
O primeiro a se fazer é criar um perfil. É de um perfil pessoal que você precisa, se o seu desejo é trabalhar o seu networking, ficar por dentro de assuntos ligados ao seu mercado e construir relacionamentos profissionais interessantes.
Se você deseja promover sua marca, prospectar para sua IE e fazer marketing no LinkedIn, está na hora de você criar um perfil de empresa. O mais legal de tudo isso é que, assim como no Facebook, você pode ter os dois. Através do seu perfil pessoal você pode administrar o perfil empresarial sem se preocupar em criar múltiplas contas na plataforma. Sempre tenha em mente que o LinkedIn proporciona um excelente ambiente para trabalhar seu inbound marketing para um público selecionado nas redes sociais.
Para lhe ajudar a identificar as diferenças reais entre um perfil e outro, vamos apresentar os principais recursos de cada um. Dessa forma, fica mais fácil entender como usar o LinkedIn de maneira eficaz.
Veja também:
- 3 dicas para tornar um lead quente para conversão
- O que são Leads e como montar um funil de vendas adequado
- Chatbot na retenção de leads: conheça e veja como funciona!
LinkedIn Pessoal
Uma das principais diferenças entre o LinkedIn pessoal e o LinkedIn para empresas é que o primeiro apresenta interessantes recursos para se candidatar a vagas de emprego em sua área de interesse. Por sua vez, o segundo, apresenta ferramentas para que a sua organização possa oferecer vagas de emprego para os perfis pessoais.
Dentro do perfil pessoal, as informações solicitadas são a respeito das suas características como profissional. É possível colocar sua foto, carreira acadêmica e carreira profissional. Tudo isso permite que outras pessoas tenham acesso ao profissional que você é.
A idéia é criar conexões com outros perfis pessoais e se engajar na troca de informações úteis para a movimentação do seu negócio. Para se destacar no LinkedIn em sua conta pessoal, o melhor caminho é compartilhar conteúdo relevante. O compartilhamento de artigos que alcancem a necessidade das suas conexões é um importante atrativo para a construção de um network de qualidade.
Diferente do Facebook, podemos ver que os usuários do LinkedIn estão muito mais dispostos a consumir conteúdo profissional. Através desses artigos, você engaja suas conexões e se torna referência no tema que compartilha. Um caminho promissor para quem deseja levar seu networking para outro nível.
LinkedIn para Empresas
A rede social LinkedIn é uma ótima ferramenta para que as empresas se comuniquem de maneira eficiente com outras empresas e com profissionais das mais diversas áreas. Por ser totalmente direcionada ao meio profissional e intelectual, tem atraído perfis extremamente interessantes de prospects para universidades.
Grande parte das novas contas criadas são de pré-universitários e de pessoas interessadas em avançar em sua carreira. Dentro do ambiente competitivo e desafiador que o LinkedIn envolve seus usuários, desperta interesses no crescimento acadêmico de cada um. E é nesse momento que a sua IE deve se apresentar.
Por mais que hajam ferramentas parecidas, o perfil empresarial se difere do pessoal por se assemelhar muito mais as fanpages que encontramos no Facebook. É uma via que prioriza o trabalho das Instituições de revelarem sua personalidade e marcarem sua presença.
Em resumo, podemos dizer que o perfil empresarial é como uma vitrine em que a organização se expõe, com o uso de ferramentas que facilitam o compartilhamento de diversas informações como missão, vagas, produtos, eventos e serviços que a sua IE oferece. Esses recursos não são encontrados no perfil pessoal.
O ideal é criar uma espécie de comunidade que envolva diversas redes de contatos qualificados, envolvidos com a sua página.
Se você quer aprender mais sobre como o LinkedIn pode ser relevante para você e para a sua instituição, acesse nosso artigo sobre como prospectar leads no LinkedIn!