Atualmente, a captação de alunos não é mais como estávamos acostumados há alguns anos. Hoje temos uma percepção diferente sobre o processo, comportamentos distintos dos clientes, mas também contamos com ferramentas indispensáveis para otimizar os processos e possibilitar a entrega de dados concretos e norteadores para toda a geração de leads qualificados, o que é fundamental para um bom aproveitamento em uma captação de alunos.
Um desses itens indispensáveis é a Inteligência Artificial, a IA (ou AI, referente ao termo em inglês Artificial Intelligence), capaz de gerar informações valiosas sobre o público-alvo, nortear a tomada de decisões e até mesmo possibilitar a criação de caminhos para agilizar e organizar processos internos.
Continue essa leitura e saiba mais sobre como a IA funciona e porque seu papel tornou-se fundamental no processo de captação e retenção de alunos e muito mais. Confira também como você pode aplicar essa inteligência na sua estratégia. Confira!
O Marketing Educacional e sua evolução
O primeiro telefone celular é resultado da criação do engenheiro electrotécnico Martin Cooper. Lançado em 1983, o modelo é bem diferente do que encontramos atualmente. Pesando 794 gramas e com uma bateria que suportava 30 minutos de conversa, para a época, esse era um valioso utensílio de luxo.
Hoje, ao acessar um site para procurar um smartphone, é possível encontrar opções que variam de preço, desde modelos mais “simples”, até aqueles que chegam a valores exorbitantes, custando mais de R$ 10 mil. Mas porque mesmo com esse valor ainda há uma grande procura?
Com 39 anos de diferença entre as duas situações, o que muda são apenas os hábitos dos consumidores, fator capaz de possibilitar o fortalecimento e evolução deste item. Dessa mesma forma acontece com o marketing educacional. A procura por soluções, seja telefônicas ou publicitárias, é o que move todo um mercado. Para toda mudança, o fator X é o comportamento do consumidor.
Com estratégias cada vez mais assertivas e refinadas, a tecnologia tem servido em diferentes aspectos e etapas no processo de conquista do lead, nutrição e conversão. Para isso, um dos elementos-chave é a Inteligência Artificial.
Como a IA pode e mudou o cenário nas IES?
Não há como sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo sem usufruir de diferentes meios para alcançar o público da instituição. Assim, muitas IES se viram numa situação completamente alheia a tudo que até então era realizado. Com a pandemia, foi preciso se reinventar e desconstruir o modo de pensar para que fosse possível manter as instituições ativas.
Com a necessidade de processos cada vez menos burocráticos e presenciais, as diferentes nuances da Inteligência Artificial foram e têm sido um sustentáculo para a educação básica e o ensino superior no Brasil e mundo afora.
Sabendo da relevância da IA para as instituições de ensino e tendo em vista o cenário atual causado pela pandemia nos últimos anos, a Mkt4Edu realizou alguns fóruns de retenção com o intuito de compreender melhor as mudanças notadas no marketing digital no meio educacional, além de discutir sobre a evasão escolar.
Para compreender melhor sobre o tema, confira agora o webinar completo com a participação de Adriano Mussa e Torio Barbosa, com mediação de Gustavo Gonçalves.
Como funciona a Inteligência Artificial?
Segundo a McKinsey Global Institute, a “Inteligência Artificial é algo que pode e vai criar 13 trilhões de dólares para a economia mundial até 2030”. Sabendo dessa projeção a longo prazo de resultados, entre as dez maiores empresas do mundo, sete já baseiam suas funcionalidades nas IAs desenvolvidas.Como exemplo incontestável disso, temos exemplos como: Amazon, Apple, Microsoft e o Facebook.
E isso não é por acaso. Com as tecnologias criadas, é possível alcançar outros patamares de comunicação com o público e eficiência, seja na comunicação com o público, coleta e armazenamento de dados, aplicação de pesquisas, mapeamento do lead qualificado e muito mais.
O principal diferencial dessa tecnologia é a capacidade constante de aprendizado para o aprimoramento de suas habilidades. Para isso, existem alguns tipos de tecnologias capazes de possibilitar isso. As principais são:
Machine Learning
Um dos modelos mais utilizados é o Machine Learning, sistema que consiste no aprendizado baseado em dados coletados. Neste caso, é possível fazer com que o sistema consiga se atualizar de forma constante de acordo com a interação e resultados obtidos. Dessa forma, com pouca intervenção humana, a Inteligência Artificial pode continuar aprimorando seus serviços ao longo do tempo.
Um exemplo prático disso são as sugestões que aparecem no teclado do celular enquanto digitamos. Alí, a premissa é sugerir palavras seguintes de acordo com um padrão de mensagens escritas pelo usuário, visando otimizar seu tempo diminuindo a digitação.
Deep Learning
A IA busca reproduzir de maneira análoga as ligações e capacidades do cérebro humano, órgão principal para nossa vida e ainda um grande mistério para a ciência. Mas, com as informações que temos, o Deep Learning baseia-se nas sinapses e na rede neural existentes no cérebro.
O intuito aqui é utilizar quantidades variadas e numerosos dados para que o sistema seja capaz de realizar atividades específicas sem que seja preciso a interferência ou assistência humana para o seu funcionamento. Assim, esse é um sistema mais intuitivo e independente que o Machine Learning.
Veja também:
- Inbound marketing: como aumentar a taxa de captação de alunos?;
- Captação: saiba o que influencia no comportamento do aluno;
- Variáveis que impactam o número de evasão e abandono escolar.
Qual o papel da IA na captação?
Agora que compreendemos o conceito e funcionalidades da IA, resta saber: como essa tecnologia auxilia nos processos de captação e retenção de alunos?
Para processos como a otimização de chatbots em sites, redes e landing pages, criação de um fluxo de comunicação, coleta e organização de dados, entre outras funcionalidades, na Mkt4Edu utilizamos diversas ferramentas, como, por exemplo:
- Watson, da IBM Cloud;
- Google Cloud;
- Aito;
- Chatlayer;
- DialogFlow;
- Jumper.
Com essas ferramentas é possível diminuir o trabalho manual do time de vendas, direcionar equipes para atividades que precisam de assistência humana, melhorando assim o fluxo de trabalho, além de otimizar o tempo investido em tarefas específicas, já que os sistemas podem atender mais pessoas de forma simultânea. Abaixo, confira um pouco mais sobre o Watson, utilizado pela Mkt4Edu.
Watson e as listas de qualificação
Com a ferramenta é possível realizar tarefas complexas, como o mapeamento da jornada de compra, onde o sistema é capaz de pegar os dados dos matriculados e gerar uma lista entre os candidatos com maior probabilidade de fechamento. Isso chamamos de List Scoring, uma espécie de qualificação de leads.
Com uma análise baseada em padrões e interações, o Watson separa e organiza a base de leads de acordo com a sua etapa do funil, entregando quais são aqueles que devem ser abordados de forma mais agressiva visando a conversão.
Desta maneira é possível obter resultados mais eficientes, visto que o time pode entrar em contato com aqueles leads que estão mais preparados para o momento de conversão. Assim, é possível aproveitar o lead quente, otimizar o tempo e obter números mais satisfatórios.
Chegou a hora de utilizar IA na sua gestão!
Agora que você compreendeu como essa tecnologia é imprescindível para o cenário atual, que tal buscar soluções para a sua instituição de ensino? Com o auxílio correto e as ferramentas ideais, é possível atingir resultados extraordinários, como foi o caso da empresa de ensino Saber, case de sucesso da Mkt4Edu em 2021.
Se seu objetivo é utilizar a Inteligência Artificial para levar os seus números de intake a outro patamar, é hora de conversar com nossos especialistas e desenvolver o plano ideal para os seus projetos!
Clique no botão abaixo e entre em contato com a gente. Temos um time de especialistas só esperando para levar as melhores soluções para a sua estratégia!