A geração nascida nos anos 2000 está começando a entrar nas Instituições de Ensino Superior (IES) agora. Essas pessoas já nasceram em um mundo com internet de qualidade e se comportam de uma forma diferente das gerações anteriores.
Para eles, conectividade, velocidade e praticidade são pontos fundamentais. É aí que entra o Chatbot na educação. Essa ferramenta, que hoje já conta com Inteligência Artificial (I.A.), é a resposta perfeita para agradar os Centennial (nascidos entre 1990 e 2010).
Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto?
O que são os Chatbots?
Chatbot é o nome dado para uma tecnologia que une dois recursos: os chats (aplicações digitais para conversas) e os bots (robôs programados para responder a uma série de interações, podendo ou não usar Inteligência Artificial ).
Dessa forma, Chatbot são chats equipados com robôs capazes de interagir com seus leads e alunos. Eles funcionam como uma primeira linha de contato entre a IES e as pessoas. Dependendo de como o bot seja programado, ele é apto a resolver as principais dúvidas e oferecer um atendimento de qualidade sem a necessidade do suporte de um atendente humano.
Por que eles são uma necessidade para as IES?
Graças ao advento da internet, as pessoas já não querem ter o trabalho de iniciar uma ligação, ficarem esperando um atendente ficar vago e só então perguntar algo que poderia ser respondido em poucos segundos em qualquer chat virtual.
Isso é especialmente notado nas gerações mais novas, que estão acostumadas a terem contato direto com as grandes marcas por meio das redes sociais (como é o caso da Netflix e da Riot Games, por exemplo).
Além de essas pessoas não usarem o telefone para fazerem ligações, elas também querem um serviço ágil. Então, apostar só na tecnologia de chat pode não ser o suficiente, já que isso gera filas de espera e demanda uma grande força de trabalho da IES, que precisa contratar atendentes para ficar por conta das conversas.
Com o Chatbot esse problema não existe. Ao entrar no site, o lead ou aluno já é atendido automaticamente. O bot inicia a interação, responde às principais perguntas, orienta a pessoa e faz o encaminhamento para um atendente, caso seja necessário.
Desse modo, sua Instituição de Ensino oferece um atendimento ágil, eficiente, cordial e sem fila de espera.
Como o Chatbot pode beneficiar sua IES?
Isso significa que o Chatbot na educação só gera agilidade? Na verdade, não. Os benefícios dessa ferramenta são muito maiores. Veja alguns deles:
Atendimento 24h por dia
Como o Chatbot não depende de interação humana, ele pode ficar ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, em qualquer horário que o seu lead entre em contato, ele encontrará um atendente virtual programado para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.
Veja também:
- Indicadores estratégicos na educação: o que acompanhar on e off-line?
- Quando o seu marketing digital falha, o que fazer?
- Dicas de planejamento de marketing digital para instituições de ensino
Fidelização do lead
A agilidade e eficiência que os Chatbots apresentam aumenta a taxa de fidelização dos seus alunos e convertem os leads em clientes.
O motivo é simples: se sua IES não oferece um atendimento ágil, é possível que o lead, nesse intervalo entre enviar uma mensagem e esperar a resposta, busque por alternativas. Caso ele encontre uma faculdade que o atende da forma como quer, é provável que ele se matricule lá.
Além disso, a fidelização do lead já começa nesse momento inicial e continua depois que ele se torna um aluno.
Auxílio na escolha de cursos
Dependendo de como o Chatbot seja programado, ele pode ajudar seus leads a escolherem o curso que mais combina com o perfil deles. Isso é feito por meio de uma combinação de perguntas e palavras-chaves que orientam as decisões de resposta do bot.
Integração com diferentes canais
Outra coisa interessante é a integração que é possível fazer com diferentes canais de atendimento (Facebook, WhatsApp, site, Telegram etc). Desse modo, sua IES pode estar presente em vários pontos de contato com o lead, sempre prestando um atendimento de qualidade.
Alguns Chatbots já são tão avançados que conseguem iniciar a conversa em um canal e continuar o atendimento em outro, o que é um diferencial para vários leads.
Qual é o primeiro passo para adotar um Chatbot excelente?
Para não perder dinheiro, sua Instituição de Ensino precisa contar com um Chatbot que responda às necessidades dos seus leads e alunos. Isso significa que a tecnologia precisa permitir integração entre diferentes canais, automação e I.A.
Uma ferramenta desse porte é capaz de aprender. O bot, à medida que interage com pessoas no chat, aprende e desenvolve padrões de resposta mais elaborados e adequados, fazendo com que ele sempre esteja atualizado e pronto para atender aos seus leads.
Poucas ferramentas disponíveis no mercado tem esse porte. Uma delas é o Chatbot Hubspot, que foi totalmente desenvolvido para oferecer a melhor experiência para seus leads.
Para utilizar o Chatbot Hubspot você pode contar com a ajuda da MKT4EDU. Somos a única agência brasileira que carrega o título de parceira Hubspot Diamond. Isso significa que não só podemos ajudar sua IES a colocar um Chatbot de qualidade, como trabalhamos com a performance de inbound marketing e sales, bem como a fidelização de clientes.
Se você busca um diferencial competitivo para sua Instituição de Ensino, o investimento em um Chatbot é o caminho. Não perca tempo e saia na frente da concorrência. O futuro é agora!
Quer entender mais sobre a atual presença dos Chatbots e quais as expectativas para o futuro dessa tecnologia na área da Educação? Faça o download de nosso relatório completo e tenha acesso às estatísticas mais importantes e atualizadas!