Cada dia que passa, o número de instituições de ensino aumenta e, consequentemente, a concorrência pela atenção dos estudantes. Para não ficar para trás na captação de alunos no ensino superior, você precisa investir em estratégias de marketing educacional alinhadas ao perfil do seu público-alvo. Que tal dar uma olhada nessas dicas?
Faça convênios
Uma boa forma de atrair alunos para sua instituição de ensino é celebrar convênios com empresas, concedendo descontos para os profissionais que se matricularem em seus cursos.
A troca é bastante justa: a empresa divulga sua IES e você concede vantagens financeiras para que os alunos se matriculem.
Promova eventos voltados à comunidade
É interessante que sua instituição de ensino se envolva com a comunidade local, a fim de construir uma boa reputação e, como consequência, desenvolver uma boa estratégia de captação de alunos.
A dica aqui é promover eventos que atraiam as pessoas até sua IES. Podem ser desde festas juninas até palestras abertas. Lembre-se de ter um material informativo de boa qualidade para entregar aos participantes presenciais.
Para quem não estiver presente, que tal fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook? Ou então filmar o evento e disponibilizar em seu canal do YouTube, colocando como requisito para vê-lo a inscrição por e-mail?
Participe de programas educativos
Alguns estados, como o Paraná, possuem canais de televisão voltados à educação. Esses canais apresentam programas educativos para os mais diversos perfis de alunos, entre eles, de ensino superior.
Veja também:
- Branding educacional e otimização de conteúdos: como isso pode ser útil para sua faculdade?
- 3 dicas para começar seu lead scoring agora mesmo
- Consultoria educacional: vale a pena investir?
Canais de televisão fechados também costumam ter programas voltados à educação ou então focados em debates e entrevistas, uma outra ótima oportunidade para fazer com que o nome da sua IES apareça.
Invista em links patrocinados
A captação de alunos no ensino superior tem se voltado, cada dia mais, para a internet. Isso porque os mecanismos de buscas são o primeiro recurso utilizado para se obter mais informações acerca de uma IES.
A forma mais rápida de obter conversões é investir em links patrocinados. O Google Adwords é a ferramenta mais utilizada para a criação de anúncios e permite que você monitore seus resultados em tempo real.
Você define seu orçamento, cria e segmenta suas campanhas, determina o custo por clique máximo que deseja pagar e publica uma série de anúncios em questão de horas.
Só não esqueça que é necessário um planejamento prévio, com a seleção das melhores palavras-chave, análise das estratégias da sua concorrência e definição dos objetivos da sua campanha.
Marque presença em redes sociais
No Brasil, existem 122 milhões de usuários de redes sociais, o que representa 58% da população. Em sua maioria, são jovens, ou seja, potenciais alunos para sua instituição de ensino.
Esqueça vendas diretas ou autopromoção. Essas plataformas são voltadas ao relacionamento, uma das mais poderosas armas de marketing educacional.
Se você constrói uma estratégia de redes sociais voltadas à interação, ao engajamento da sua comunidade de seguidores, a tendência é que mais e mais estudantes sejam atraídos.
Promova conteúdos alinhados aos interesses desses estudantes, lance perguntas, desafios, concursos e quizzes. Faça com que eles digam o que precisam e forneça-lhes valor.
Cada conteúdo compartilhado deve direcionar para o site da sua instituição, afinal, esse é o seu maior canal de conversão.
Quer aumentar a captação de alunos no ensino superior? Faça o download do nosso Guia de Inbound Marketing e aplique a estratégia do momento!