Planejamento é algo importante em qualquer cenário de uma empresa, certo? Com as redes sociais não é diferente. Sabemos que no começo, o objetivo dessas mídias era o entretenimento, mas, há algum tempo, o usuário pode consumir muito mais do que apenas esse tipo de conteúdo.
Posicionar-se e usar as redes de maneira estruturada, é o primeiro passo para conquistar um espaço neste universo do marketing digital. E, claro, para isso, é necessário muito planejamento estratégico.
Foi pensando nisso que decidimos criar este artigo. Confira agora mesmo algumas dicas de como montar esse planejamento e engajar o maior número de usuários possível nas redes sociais da sua organização.
Quais dicas você confere neste post:
- Por que ter um planejamento?
- Passo a passo do planejamento para redes sociais perfeito;
- Estratégia;
- Defina seus KPIs
- Conteúdo;
- Frequência;
- Adaptação;
- Análise;
- Reajuste;
- Inovações nas suas redes!
Chegou o momento de você explorar ao máximo tudo o que as redes sociais têm a oferecer e fazer com que sua Instituição entenda, aplique e utilize o marketing digital no dia a dia.
Por que ter um planejamento?
As palavras-chave para se ter um planejamento de redes sociais são: antecipação e projeção. Ao criar uma estratégia, você coloca no papel todas as etapas do seu processo. Começando pela definição do seu público-alvo e chegando à análise dos resultados da sua campanha.
A grande vantagem de um planejamento de mídias sociais é justamente prever o que pode acontecer, quem pode ser alcançado (ou que você queira que seja), quais podem ser os resultados disso (no melhor cenário, um número grande de conversões, por exemplo).
Diante disso, decidimos separar 04 dicas, que vão funcionar como um passo a passo, para você criar seu planejamento. Elas são:
- Estratégia;
- Conteúdo;
- Análise;
- Reajuste.
Pronto para encarar o desafio de aumentar o seu engajamento e melhorar os seus resultados usando as redes sociais? Continue a leitura!
Passo a passo do planejamento para redes sociais perfeito
Saiba como montar um planejamento de redes sociais e comece ainda hoje!
1. Estratégia
Você sabe com quem suas redes se conectam? Quem é o alvo dos posts? Tudo isso começa a ser elaborado na etapa de organização da estratégia.
Neste momento, é importante ter em mente a definição do público e persona, ou seja, o perfil perfeito dos seus potenciais clientes de acordo com dados existentes, como cidade, sexo, renda, profissão.
No início, pode ser que essas informações não sejam tão específicas, por isso, é ideal que haja uma periodicidade para análise da persona e ajuste ou criação de novas para que os conteúdos estejam sempre alinhados com o perfil ideal.
Defina seus KPIs
Os Key Performance Indicator, Indicador-chave de desempenho em português, são métricas utilizadas para medir os resultados e eficácia do planejamento realizado. Ele será o norte para possíveis mudanças.
Alguns dos principais KPIs para redes sociais são:
- Alcance;
- Engajamento;
- Taxa de conversão;
- Custo por Lead (CPL);
- Click Through Rate (CTR).
Registre cada um dos valores antes do planejamento, durante a execução e após um período determinado. Desta forma, será possível entender os impactos causados.
2. Conteúdo
Antes de começar a construir seus conteúdos, você precisa pensar e elaborar cronogramas (semanal ou mensal) com os conteúdos que podem ser relevantes para a página. Uma maneira eficaz é pensar em editoriais para que seus conteúdos possam seguir uma linha de raciocínio sem que se perca em assuntos que não enriquecem o leitor.
Por exemplo, se você possui uma clínica de endocrinologia, você pode fazer editorias como:
- Dicas de saúde;
- Principais dúvidas sobre a endocrinologia;
- Datas comemorativas (que façam sentido para a marca);
- Explicação sobre exames, diagnósticos.
A partir desses pilares, é possível extrair diversos conteúdos ricos.
Veja mais:
- Marketing em redes sociais: campanhas de vestibular e ENEM;
- Mini guia para retenção de alunos nas redes sociais;
- Como dar um up nas redes sociais da sua escola e atrair mais alunos.
Frequência
Se você quer atrair uma quantidade interessante de seguidores, não dá para fazer conteúdos esporadicamente. Os algoritmos funcionam para priorizar os criadores de conteúdo que entregam mais conteúdo relevante aos usuários.
Ou seja, no cronograma, estabeleça, no mínimo, 2 posts por semana. Assim, você pode contemplar diferentes assuntos e se manter interessante para os usuários.
Adaptação
Os posts feitos no Instagram são diferentes dos postados no Facebook, que são diferentes dos postados no YouTube e assim sucessivamente.
É preciso entender os formatos possíveis e adaptar a mensagem. Além disso, você deve explorar o que está em alta em cada uma das redes para que o algoritmo possa fazer uma boa entrega de conteúdos.
Por exemplo: um reels no Instagram pode virar uma thread no Twitter ou um post longo no Facebook.
Não basta replicar tudo!
Novos formatos
O universo das redes sociais está em constante movimento. Quem não se adequa às novas tendências e modos de se comunicar com a audiência fica para trás.
Busque sempre entender os novos movimentos no universo digital e saiba quando investir em inovações seja no formato ou linguagem. Assim como foi o boom do Tik Tok, sempre haverá um universo novo a ser explorado e conquistado no meio digital.
3. Análise
Depois de começar a fazer os conteúdos, é preciso analisar. Lembra que falamos dos KPIs? Então, essa é a hora de entrar em cena!
Com os registros em mãos, o que tem funcionado? Quais conteúdos e/ou formatos foram destaque no período? As metas dos KPIs foram alcançadas?
Essa análise será o norte para o seu próximo planejamento de redes sociais. Além disso, será o ponto chave para decidir onde investir mais e como anunciar de maneira mais assertiva. Esse exercício é constante e indispensável!
Além da própria página de relatório das plataformas, algumas ferramentas possibilitam a criação de relatórios, como:
- MLabs;
- Sprout Social;
- Hootsuite;
- Buffer;
- Iconosquare.
4. Reajuste
O que pode ser feito para melhorar o desempenho? O que faltou ser contemplado?
Essa é a hora de melhorar e aprofundar sua estratégia de comunicação digital. Lembra das personas? Pois é, se for preciso, reconstrua sua persona para que ela esteja alinhada com o seu consumidor.
Se você tem os dados, agora só basta colocar a sua expertise em prática para que os resultados sejam cada vez melhores na estratégia de marketing escolhida!
Inovações nas suas redes!
Vamos recapitular o que precisa ser feito para ter sucesso nas suas redes sociais?
- crie sua persona;
- defina seus KPIs;
- elabore editoriais para o conteúdo;
- defina a frequência a ser seguida;
- estruture o cronograma semanal ou mensal;
- construa e adapte os conteúdos para diferentes redes;
- analise os resultados e metas de KPIs;
- aplique ajustes e adições conforme os resultados extraídos;
- faça tudo novamente!
Seguindo esses passos, você tem um planejamento forte e eficiente para replicar em qualquer tipo de segmento!
Quer continuar a entender melhor como utilizar as plataformas digitais a favor do seu negócio? Então você vai gostar do nosso conteúdo: a importância da inovação no mercado competitivo digital!