O mercado de educação tem passado por muitas mudanças nos últimos anos. O surgimento de novos modelos de negócio, a expansão da Educação à Distância e a ampliação das redes privadas de ensino fazem parte desse novo cenário que intensifica a competitividade na educação.
Somado a isso, os estudantes possuem muito mais poder de decisão. Os vestibulares locais não são as únicas opções: qualquer um pode, através de programas como PROUNI e SISU, inscrever-se para faculdades de todo canto do país.
Além disso, os programas de financiamento e incentivo do Governo facilitam o acesso — um ganho para as instituições privadas, mas que acirra ainda mais a concorrência no mercado.
Para se dar bem nesse cenário, conheça as melhores estratégias de marketing para empresas de educação. Elas vão colocá-lo na frente da concorrência!
Um desafio: a competitividade na educação
No Censo de Educação Superior, divulgado em 2012, o Brasil era o quinto maior mercado de ensino superior do mundo. À época, havia 7,3 milhões de estudantes matriculados, um número impressionante mesmo para um mercado tão amplo.
O tempo passou e os números cresceram. No censo mais recente, foram identificadas pouco mais de 8 milhões de matrículas, a maioria delas em instituições da rede privada.
A estatística pode dar a falsa impressão de uma procura maior que a demanda, mas observe esses dados: existem mais de 3 milhões de cursos disponíveis na rede privada disputando, a cada semestre, novos alunos.
Sejam pequenas ou grandes, as instituições de ensino, especialmente as do ensino superior, já perceberam que é preciso agir com boas estratégias para enfrentar esse mercado tão amplo e competitivo. Panfletagem na porta de colégios e outdoors em vias principais já não são suficientes. É preciso investir em um marketing educacional bem planejado, mensurar resultados e adaptar-se a essa nova realidade.
4 estratégias de marketing para empresas de educação
Diante desses desafios, mostraremos como superar essa competitividade na educação por meio de 4 boas estratégias:
1. Inbound Marketing
No inbound marketing, as pessoas entram em contato com a instituição de ensino de forma ativa. Ao contrário das propagandas, por exemplo, que atingem as pessoas quando elas não querem entrar em contato com determinado conteúdo, o inbound parte do princípio da atração por meio, principalmente, da produção de um bom conteúdo.
O inbound marketing ajuda a superar a concorrência diminuindo os seus investimentos em mídias pagas e tradicionais, produzindo conteúdos segmentados e de alta qualidade e gerando autoridade para a instituição.
2. Automação de Marketing
Investir em uma boa estratégia de automação de marketing é estar um passo à frente da concorrência. Muitas instituições apostam nessa ferramenta, mas poucas entendem todo o potencial que a automação pode trazer para instituições de ensino.
Segmentação, análise de dados, análise da jornada do aluno: tudo isso é possível com a automação de marketing.
3. Marketing digital para a retenção de alunos
Captar alunos é muito bom. As salas de aulas enchem, o retorno no investimento aumenta, e todos ficam satisfeitos. O problema acontece quando a taxa de retenção é muito baixa e todo o esforço de captação vai por água abaixo.
Você deve se preocupar com a retenção de alunos tanto quanto se preocupa com a captação. Para isso, você pode lançar mão das mesmas estratégias, inclusive o marketing digital para manter o relacionamento. Relacionamento com a comunidade estudantil, aliás, é um dos pontos fracos de muitas instituições de ensino.
Veja também:
- O que você precisa saber para captar estudantes (uma visão humanista)
- Melhore os resultados das suas campanhas com análise de dados!
- Retenção de alunos começa na captação de leads. Entenda!
4. Segmentação
Para que cada uma das estratégias de marketing para empresas de educação apresentadas tragam resultados, é preciso produzir o conteúdo certo para cada cliente ou potencial cliente. Assim, é preciso segmentar a sua base de dados.
Somente com isso, você conseguirá atingir o público certo, além de evitar gastos com estratégias que não trazem retornos.
Com a competitividade na educação cada vez mais alta, não dá para continuar na mesmice. Invista em boas estratégias de marketing e veja a ameaça da concorrência se tornar cada vez menor!
Quer conhecer mais estratégias de captação de alunos? Conheça os serviços da mkt4edu!