A pandemia causada pelo COVID-19 provocou diversas mudanças no mercado e na sociedade. Por isso, o marketing precisa agir de acordo com as novas exigências do mundo pós-pandemia para alcançar os resultados desejados.
Logo, este é um momento muito oportuno. Afinal, quem compreender melhor e mais rápido o novo comportamento do consumidor e as novas tendências, terá a oportunidade de elaborar uma estratégia de marketing extremamente eficiente e se destacar no mercado.
Sendo assim, entenda quais são as tendências para o marketing no mundo pós-pandemia e saiba como agir para gerar e converter mais leads. Confira, agora, e saia na frente dos seus concorrentes!
A mudança no comportamento do consumidor pós-pandemia
A pandemia do coronavírus é agente de transformações tanto a curto quanto a longo prazo. Por isso, para entender como o marketing deve se comportar daqui para frente, é necessário saber quais serão as mudanças provocadas no comportamento do consumidor após o período de isolamento social e crise econômica.
Uma forte tendência coletiva é uma maior valorização do essencial, assim como um novo entendimento do que é, de fato, necessário consumir. Portanto, o consumo pós-pandemia deve ser mais responsável e consciente. Isso significa que uma boa estratégia de marketing deve ser capaz de convencer os consumidores de que o produto ou serviço oferecido é relevante e primordial.
Além disso, os consumidores se mostram cada vez mais preocupados com a saúde e a qualidade de vida, assim como com a responsabilidade social das empresas. Ou seja, para atrair mais clientes, uma marca deve demonstrar cuidado com a saúde física e mental dos seus colaboradores e clientes, além de realizar ações sociais em prol de um bem coletivo.
Sendo assim, o marketing de conteúdo pode ser uma ótima estratégia para atender às demandas do consumidor pós-pandemia. Isso porque, ao entregar um conteúdo relevante, a instituição educa os seus leads e demonstra por que o seu produto ou serviço é essencial, além de atuar como uma consultora, ajudando a resolver problemas de diversas pessoas.
No marketing educacional, por exemplo, a produção de conteúdo pode ser direcionada para os cuidados com a saúde mental dos estudantes, demonstrando a preocupação da instituição com esse assunto. Outra ideia é educar os leads para construir um bom futuro profissional, visando a uma melhor segurança financeira, demonstrando o quão essencial é investir nos estudos.
A necessidade de um marketing mais personalizado
No tópico anterior, ficou claro que, no mundo pós-pandemia, o consumo tende a ser mais responsável e consciente. Em outras palavras, as pessoas devem comprar apenas aquilo que acreditam ser fundamental. Mas como mostrar que o seu serviço ou produto é essencial para o seu cliente?
A resposta para essa pergunta é: conheça o seu consumidor profundamente! Ou seja, para que a sua empresa seja relevante no momento de decisão de compra da sua persona, a estratégia de marketing deve ser pautada nos conhecimentos sobre os gostos, os maiores influenciadores, a mídia social preferida, entre outras informações sobre o seu consumidor ideal.
Para conseguir esses dados, a instituição deve contar com recursos de data driven e uma boa ferramenta de CRM integrada ao inbound marketing. Dessa forma, os dados coletados devem ser utilizados para se elaborar as estratégias mais personalizadas possível de marketing de conteúdo e marketing digital, por exemplo.
Portanto, um marketing cada vez mais personalizado é uma necessidade para o sucesso no mercado pós-pandemia. Logo, quem apostar nessa tendência o quanto antes vai se mostrar essencial ao consumidor e alcançar os melhores resultados.
A potência do marketing digital
A potência do marketing digital não é uma novidade, mas se intensificou ainda mais com o isolamento social, devido às restrições de contato físico, e deve permanecer forte no período pós-pandemia, afinal, o ambiente virtual é, atualmente, o melhor caminho para se relacionar com os clientes e leads.
Por isso, aposte no marketing digital para se manter próximo dos seus consumidores e aumentar o reconhecimento de marca. Um bom exemplo são as transmissões ao vivo, também conhecidas como lives, que podem ser uma forma de atrair, engajar e converter leads por meio de uma mídia social. Essa estratégia ganhou muito espaço durante a quarentena e deve continuar alcançando bons resultados, assim como outras possibilidades dentro do marketing digital.
Veja também:
- Vale a pena ter Inteligência Artificial chatbot? Confira!
- 5 motivos para unir Inbound Marketing e CRM à sua estratégia
O uso de novas tecnologias na estratégia de marketing
A pandemia foi considerada, por muitos, um acelerador do futuro. Afinal, as pessoas foram obrigadas a se adaptar a uma nova realidade e a novas tecnologias, como o uso de plataformas para reuniões virtuais e consultas médicas online, ensino a distância, apps de delivery, entre outros. Sendo assim, o marketing também deve se adaptar a este novo cenário, em que a tecnologia é extremamente presente no nosso cotidiano.
Por isso, no período pós-pandemia, as empresas devem oferecer recursos tecnológicos que facilitem a vida de um público cada vez mais acostumado a resolver problemas com apenas um clique. Ou seja, quem não acompanhar e não utilizar as novas tecnologias, vai estar ultrapassado.
Sendo assim, no marketing educacional, é fundamental que as instituições de ensino invistam em inteligência artificial, chatbot e opções de matrículas online. Isso porque, sem esses recursos, a instituição deixará de criar um bom relacionamento com o cliente e perderá a oportunidade de matricular mais.
Para captar e converter leads no marketing educacional, o uso de novas tecnologias é extremamente necessário no pós-pandemia, uma vez que o público se acostumou com processos rápidos e virtuais, priorizando instituições que oferecem um atendimento prático com o uso de chatbots e matrículas online. Afinal de contas, depois de toda a vivência durante a quarentena, não faz sentido se deslocar até a secretaria de uma instituição para fazer uma matrícula, não é mesmo? Os consumidores sabem que, com o uso de tecnologias, isso pode ser feito a distância.
Está claro, portanto, o que vai mudar no comportamento do consumidor no mundo pós-pandemia, assim como quais são as novas tendências que a sua instituição deve adotar nas estratégias de marketing para atender às novas demandas do público.
Aumente o número de alunos na sua instituição de ensino! Leia, agora, sobre captação de alunos: como atrair mais matrículas? 8 dicas!