Captação de alunos está se transformando em um assunto delicado no segmento educacional. A concorrência acirrada, junto a um perfil mais exigente por parte dos estudantes, faz com que as instituições de ensino enfrentem novos desafios de marketing e vendas.
As estratégias habituais precisam ser reforçadas com todo o poderio da tecnologia, ainda mais quando falamos em captação de leads na internet. Quer melhorar os resultados das suas campanhas? Conheça essas tendências!
Dicas para melhorar a captação de alunos:
Automação de marketing
Estudos indicam que, quanto menor o tempo de resposta a um lead, maiores as chances de ele fechar negócio. Contudo, o tempo médio que as organizações em geral levam para interagir com um potencial cliente é de 42 horas.
Esse fato pode comprometer toda a sua estratégia de captação de alunos, afinal, o consumidor atual muda de ideia rapidamente. Se você demorou, mas seu concorrente não, a probabilidade é de que ele tenha ganho essa parada.
Como contornar a morosidade os contatos? Com automação de marketing. A tecnologia é realmente maravilhosa neste campo e, atualmente, temos ferramentas robustas, que permitem automatizar desde o blog da sua faculdade até o envio de e-mail marketing para sua base de leads.
A mesma estrutura tecnológica dá liberdade para que você crie landing pages e capte leads on-line, acione um fluxo de nutrição, analise dados de tráfego e tenha subsídios para tomar decisões rápidas.
Web Analytics
As redes sociais revolucionaram a forma de comunicar-se e abriram espaço para uma interação mais humana e verdadeira entre instituições de ensino e pretensos alunos.
Elas também são fonte riquíssima de dados que podem ser utilizados em prol das suas estratégias de captação de alunos, assim como outras plataformas on-line. Basta que você tenha uma poderosa ferramenta de Web Analytics.
Você pode eleger o Google Analytics ou então outras tecnologias igualmente potentes para coletar e analisar dados comportamentais da sua audiência, compreender quais são as dúvidas frequentes do seu público e assim provê-lo de conteúdo esclarecedor e útil, que leve à tomada de decisão.
Veja também:
- Marketing para educação a serviço da captação de alunos
- Está difícil captar alunos? Veja erros que você pode estar cometendo
- O que é nutrição de leads e como ela ajuda na captação de alunos?
Big Data e Business Intelligence
Duas das ferramentas tecnológicas que não podem faltar na sua instituição de ensino: Big Data e Business Intelligence. Enquanto a primeira reúne um conjunto de tecnologias capazes de coletar e processar uma grande quantidade de dados estruturados ou não, a segunda permite que você analise esses dados em profundidade, trazendo à tona insights de negócio.
Aplicados ao marketing educacional, BI e Big Data são capazes de revelar tendências, como o aumento da procura por determinado curso ou o aumento do tráfego do seu site em decorrência de uma matéria veiculada na imprensa local.
Com base nessa informação, seu time de marketing sabe exatamente o que fazer para ampliar a visibilidade da marca, aumentar a conversão no site ou criar campanhas direcionadas.
Com auxílio dessas tecnologias, você também acompanha em tempo real a performance de cada ação de marketing e vendas, determinando quais são realmente produtivas e rentáveis e quais não estão surtindo os efeitos desejados.
Na Era da Informação, a captação de alunos está, cada vez mais, atrelada à capacidade de coletar, processar e analisar dados. Se você está de acordo com isso, não perca tempo. Busque uma ferramenta que possa transformar sua IES em uma verdadeira máquina de leads!