E você, o que pensa sobre a Inteligência Artificial (IA)? Esse é um termo guarda-chuva para tratar de diversas tecnologias que foram trazidas à tona nos últimos anos e que ainda estão sendo amplamente utilizadas nos diversos setores da sociedade.
Mas, como os profissionais do marketing digital se percebem nesta dinâmica de mercado e como o uso dessas tecnologias podem influenciar diretamente na sua produtividade e, finalmente, no futuro de suas funções?
A IA, pode ser uma excelente aliada para as empresas no desenvolvimento de estratégias nos diversos setores, ampliando a captação e retenção de clientes, em todas as etapas da jornada de compra.
No post de hoje, você encontrará uma breve história sobre a IA, quais as principais ferramentas utilizadas no marketing digital, além do que esperar do futuro do marketing digital! Vamos lá?
O que você vai ver neste post:
- Breve história da Inteligência Artificial
- Ferramentas de Inteligência Artificial utilizadas no Marketing Digital
- O que esperar do futuro do marketing digital?
- Atendimento personalizado
Boa leitura!
Breve história da Inteligência Artificial
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a história da inteligência artificial não é uma criação contemporânea. Ela deu seus primeiros sinais a partir do ano de 1956, e um dos principais nomes relacionados a este conceito é Alan Turing, também conhecido como "pai da computação".
Sua invenção nasce a partir do objetivo de desenvolver máquinas inteligentes e em 1964 foi criado o primeiro chatbot, chamado de ELIZA. Esse chatbot foi projetado para realizar conversas automáticas alimentadas por dados e algoritmos.
Ao longo dos anos, a IA passou por grandes transformações e atualmente tem influenciado diretamente todos os setores da sociedade, desde o uso de redes sociais, até na utilização de autoatendimento bancário.
Não poderia ser diferente no Marketing Digital e com relação ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial, há uma grande discussão sobre a substituição dos profissionais, ou da sua adequação à transformação digital. Vamos entender melhor essa questão!
Ferramentas de Inteligência Artificial utilizadas no Marketing Digital
As principais ferramentas de Inteligência Artificial utilizadas pelos profissionais do Marketing Digital são conhecidas como generativas. Dois exemplos básicos desse tipo de inteligência são o Chat GPT e o Mid Journey.
As inteligências generativas são aquelas que conseguem criar novas informações a partir de dados que já existem. Ou seja, elas criam novos textos ou imagens com base nas informações que o usuário informa previamente.
Usar a Inteligência Artificial em conjunto com as estratégias de marketing digital é a melhor alternativa para quem deseja aumentar a captação e a retenção de leads, sobretudo quando relacionados à educação.
Baixe agora mesmo o e-book: Inteligência Artificial: A transformação do Marketing Digital na educação e descubra como o uso ostensivo de Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN) influenciam nos seus resultados.
Criação de textos e imagens
A criação de textos e de imagens é um ponto de discussão muito relevante sobre esse tema, pois não se sabe exatamente a origem das informações utilizadas pela Inteligência Artificial e se é possível atribuir uma característica de criatividade para essas "novas criações".
Por isso, muitos profissionais se recusam a utilizar essas ferramentas na criação dos seus trabalhos e se sentem inquietos quanto à regulamentação dessas novas tecnologias e como elas vão interferir diretamente no futuro do trabalho.
Gerador de Conteúdo e ChatSpot
Um dos parceiros da 4revops, a Hubspot, que por sua vez estabeleceu uma parceria com a OpenAI, desenvolveu o Gerador de Conteúdos e o ChatSpot, ferramentas que auxiliam na produção de conteúdos de marketing para captação e retenção de leads.
Com o gerador de conteúdos, é possível não apenas captar visitantes e leads, mas receitas. Afinal, com a utilização desse gerador, toda a equipe da sua empresa pode ampliar sua capacidade produtiva e criatividade na produção de emails e posts para redes sociais.
- Inteligência Artificial e Machine Learning: qual a diferença?
- 4 novas tendências de estratégias de Marketing Educacional;
- Matrícula online: saiba porque você deve aplicá-la!
Experimente também o ChatSpot, que é um robô de conversação que pode ser conectado à Hubspot e a partir de comandos promove a automatização de vários processos que antes precisavam ser realizados manualmente. Mas esse é apenas o começo!
O que esperar do futuro do marketing digital?
Ao pensar na longa trajetória e no desenvolvimento da inteligência artificial, não restam muitas dúvidas sobre como será o futuro, não é mesmo? O profissional de marketing e de outros setores da sociedade devem buscar se aperfeiçoar cada vez mais e inserir o uso de chatbots e outras ferramentas no seu dia a dia profissional.
Cada vez mais atividades repetitivas e que precisam de muito tempo para serem realizadas estão sendo designadas aos bots e outras ferramentas que utilizam machine learning, por exemplo, para acelerar processos e melhorar os resultados.
Ciente deste fato, nada mais sensato do que pensar em como algumas profissões poderão desaparecer ao longo dos anos, mas também como algumas serão supervalorizadas. Além disso, como os profissionais que demonstrarem melhor adaptação a este novo cenário serão capturados pelo mercado de trabalho.
Veja agora alguns dos principais usos de Inteligência Artificial pelo marketing digital para você ficar por dentro das tendências nos próximos anos:
Automação de tarefas
Por meio de aprendizado de máquina, é possível automatizar tarefas economizando tempo e reduzindo os custos de operação. Dessa forma, também são minimizados os índices de erros decorrentes de falhas humanas.
Além disso, as máquinas trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, e se tiverem acesso aos dados corretos podem oferecer relatórios completos e resultados na captação e retenção de excelência.
Segmentação de leads
Utilizar a tecnologia para obter dados cada vez mais específicos sobre seus leads facilita a coleta de informações necessárias para compreender o comportamento dos seus clientes, independentemente do seu lugar na jornada de compra.
A partir da segmentação de leads de forma organizada, você pode obter dados demográficos, etários e de gênero e a partir dessas informações otimizar o seu fluxo de vendas e entregar conteúdos que estejam de acordo com as necessidades dos seus clientes.
Atendimento personalizado
Com a utilização de chatbots que utilizam PNL, a experiência dos usuários dos seus produtos e serviços será otimizada. Os melhores canais de atendimento são aqueles que atendem objetivamente às necessidades dos clientes.
Os bots são utilizados em diversas plataformas, como por exemplo, o WhatsApp, o Facebook e de assistentes virtuais, como é o caso da Alexa, ou da Siri! Fortaleça ainda mais a sua relação com seus clientes, utilizando essa tecnologia.
Resumo: O último BrainTalks teve como tema central a Inteligência Artificial e toda a polêmica gerada em torno da sua utilização pelos profissionais de marketing. Qual a sua opinião sobre este tema? Saiba mais sobre esse assunto acessando o nosso blog!