Se você já tem trabalhado com inbound marketing, deve saber que a conversão de leads é uma fases principais de todo o trabalhado desenvolvido nessa estratégia. Transformar visitantes em leads e leads em clientes é o objetivo principal. Toda essa dinâmica envolve planejamento, determinação e paciência por parte da IES.
Seu sucesso na captação de alunos está intimamente ligado ao relacionamento que você tem com toda sua base de prospects, leads e clientes. É importante entender que gerar leads e não converter é perder tempo e investimento. Entender que a deficiência na conversão é um problema real é um passo importante para a integração eficaz do inbound marketing com sua estratégia de marketing educacional.
Para ajudar a melhorar as suas chances de conversão, separamos algumas dicas que lhe auxiliarão a conduzir seu planejamento e a qualificar o lead com eficiência. Vamos começar?
Conheça seu lead
Conhecer o comportamento do lead é o caminho mais indicado para preparar seu lead até que ele se torne aluno. Isso porque a partir do momento em que você o conhece de verdade, passa a entender as necessidades dele. Ao entender essas necessidades, fica muito mais fácil produzir um conteúdo relevante, que agregue valor a sua marca e ao que você vende.
Se você não estuda seu lead, pode ter certeza de que a sua concorrência está fazendo isso. Abrir essa brecha para a concorrência é permitir que seu prospect ou lead receba uma solução que foi negligenciada por você. Além disso, como você saberá que de fato o que é compartilhado com sua base é relevante, se você não se aprofunda nas necessidades do seu cliente?
Veja também:
- O futuro é agora: utilizando chatbots e inteligência artificial na captação de leads;
- O que são leads para instituições de ensino?
- Como o CX Analytics pode resolver problemas na captação?
- Retenção e Captação de alunos: como fazer? Aprenda com os melhores!
Cuidado com os excessos
É preciso ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo para nutri-lo com qualidade - e não saturar seu lead. Enchê-lo de informações achando que está nutrindo sua base é o caminho mais indicado para quem deseja perder oportunidades. O primeiro passo, que é conhecer seu público é obrigatório. O segundo passo é saber compartilhar conteúdo relevante na medida certa.
Saturar a caixa de entrada de seus leads com e-mails, ainda que com um bom conteúdo, pode tornar todo seu trabalho superficial. Se acredita que o que deseja compartilhar é realmente pertinente e interessante, dê uma razão para o seu lead acreditar nisso também. Investir em boas chamadas e títulos é uma opção para aumentar sua taxa de abertura, ou seja, tendo um e-mail e conteúdo bem estruturado e relevante, você garante seus cliques.
Saindo do universo de e-mails, em seu blog e outros canais não é muito diferente. É necessário unir o conhecimento que você tem de seus leads com a sua dinâmica de criação de conteúdo. Dessa forma, você evita pecar pelos excessos e garante uma nutrição mais sólida.
Personalidade da Instituição de Ensino
Um fator que tem sido diferencial para muitas instituições de ensino é desenvolver a personalidade da sua marca de maneira autêntica. Desenvolver essa personalidade não ocorre da noite para o dia, mas também não é nenhum “bicho de sete cabeças”. O que mais importa nesta etapa é estabelecer uma relação de confiança entre sua IE e seu lead.
Refletir a qualidade da educação que você oferece na forma de se comunicar e revelar um pouco sua dinâmica dentro da sala de aula, pode ser o melhor caminho para a construção de um vínculo. Seu design, site e cada conteúdo compartilhado deve refletir o que de melhor você tem a oferecer. Além disso, as redes sociais tem contribuído na reputação da marca, por isso devemos estar sempre atentos a elas.
Tudo o que mencionamos até aqui faz parte dos primeiros passos para preparar o lead à conversão. Você pode incluir esses processos e dicas no seu plano de ação e direcionar sua estratégia de conteúdo rumo a esse objetivo. É importante ter em mente que esses não são os únicos caminhos, mas que eles são muito importantes.
Se você deseja aprender mais sobre como o inbound marketing pode lhe ajudar na captação de alunos é só entrar em contato conosco!