Facebook, Instagram e tantas outras plataformas sociais já fazem parte de nosso dia a dia (pelo menos no âmbito pessoal). Mas, você sabe como usar redes sociais para captação de alunos? Atrair mais alunos para a escola é um grande desafio e essas ferramentas certamente podem ajudá-lo.
O papel das redes sociais na educação vai muito além de postar as fotos da festa junina na página da escola. Com planejamento é possível criar uma estratégia eficiente, dialogar com os públicos certos e gerar bons resultados para a instituição.
Quer aprender a captar alunos em redes sociais? Então continue lendo este artigo!
Conte com uma equipe especializada
É justamente por fazer parte do cotidiano de tantas pessoas (apenas no Facebook são mais de 2 bilhões de usuários) que muitos gestores pensam que "fazer Facebook" é coisa simples. Por mais que publicar seja realmente fácil, gerar bons resultados é outra história — essa bem mais complexa!
Além de ajudá-lo a criar uma estratégia eficiente para atrair mais alunos para a escola, uma equipe especializada é capaz de apoiar-se em números e dados que realmente façam a diferença. Mais do que contar curtidas e compartilhamentos, o especialista irá demonstrar quais métricas realmente contribuem para a captação de novos alunos.
Conheça o seu público
Agora que você já entendeu a importância de contar com uma equipe, vamos à prática! O primeiro passo para a escola que deseja usar redes sociais para captação de alunos é conhecer bem o público com quem pretende conversar. Quais redes sociais utilizam mais? Quem é o tomador de decisão?
Para responder a essas e tantas outras perguntas o ideal é criar buyer personas. Essas são personificações fictícias do seu público-alvo. É com base nesses personagens que sua equipe de marketing definirá o tipo de linguagem utilizada pela instituição, a rede social onde será depositada a maior energia (e orçamento) e o conteúdo que será publicado, dentre muitos outros detalhes.
Escolha bem os canais de atuação e a linguagem utilizada
Agora que você já definiu seu público é hora de escolher os canais onde a escola irá atuar. Por mais que o senso comum diga "Facebook" quase que imediatamente é importante embasar essa decisão em dados. Isso porque os jovens estão abandonando cada vez mais essa plataforma.
Por isso, determine o foco de cada rede social. Por exemplo, com os alunos o foco será o Instagram e o SnapChat. Já com os pais o foco é o Facebook e o Linkedin. Mas, cada plataforma exige um formato de conteúdo e generalizar as publicações pode ser um grande tiro no pé. O que nos leva ao próximo tópico:
Desenvolva estratégias micro e macro
Estratégias micro são aquelas voltadas para uma plataforma específica. Por exemplo, o Facebook será onde a escola publicará fotos de eventos, calendário e falará sobre o cotidiano da instituição. No Instagram, conteúdo mais leve para engajar os alunos e assim por diante.
Já a estratégia macro diz referência ao esforço geral para usar redes sociais para captação de alunos. Qual a meta de leads? Como eles serão nutridos? Quais os objetivos principais das ações nas redes sociais? Peça para a sua equipe documentar toda a estratégia e as metas a fim de consultá-las sempre que necessário.
Escute seus públicos e responda sempre
Mais importante do que saber como usar redes sociais para captação de alunos é entender que as novas formas de comunicação exigem reciprocidade. Jamais abandone a caixa de comentários das publicações e determine processos para oferecer respostas completas e ágeis para os questionamentos.
Veja também:
- Construa uma estratégia de marketing digital de sucesso para sua IES!
- Análise de redes sociais: como sua IES pode melhorar
- Dicas de planejamento de marketing digital para instituições de ensino
Além de ser uma excelente maneira de atrair mais alunos para a escola, as redes sociais representam a possibilidade de ouvir o que eles pensam sobre a instituição, o que esperam de melhorias e quais os principais pontos positivos da instituição tanto para os pais quanto para os alunos.
Esqueça os bancos de imagens
Uma dica importante para escolas que desejam usar redes sociais para captação de alunos é esquecer os bancos de imagens pagos. Publicações com imagens pasteurizadas são mais frias e engajam menos os seguidores. Experimente fazer um recrutamento de "modelos" entre seus alunos. Você ficará surpreso com o interesse.
Lembre-se, todavia, de pedir uma autorização para uso de imagem assinada pelos pais ou responsáveis e contar com um fotógrafo profissional para produzir e editar as imagens. Vale ressaltar, também, que o planejamento de temas que serão abordados nas redes sociais deve estar pronto para direcionar o fotógrafo e evitar retrabalhos.
Desenvolva uma estratégia de storytelling
Storytelling é uma técnica de comunicação que visa passar mensagens por meio de histórias relevantes para um determinado público. É como falar em sucesso profissional para alunos do terceiro ano ou, então, contar a vitória de um determinado professor para inspirar os pais.
Esse formato de conteúdo gera engajamento e, apesar de ser mais trabalhoso para produzir, tem uma capacidade maior de interação e propagação. Usar redes sociais para captação de alunos é mais que curtir e compartilhar, é demonstrar que a sua escola é a melhor opção!
Desenvolva uma estratégia completa de marketing digital
Por mais que usar redes sociais para captação de alunos seja eficiente e traga bons resultados é fundamental que a instituição tenha uma estratégia completa de marketing digital, com site próprio otimizado para dispositivos móveis, conteúdos de qualidade no blog, estratégia e e-mail marketing automatizado e muitas outras iniciativas importantes.
Isso porque as redes sociais têm regras próprias que podem mudar a qualquer momento e influenciar negativamente toda a estratégia. Vale lembrar que na última mudança nas regras do Facebook diversas páginas deixaram de existir e tantas outras perderam um grande volume de usuários.
Por isso, tenha como uma de suas metas levar os usuários das redes sociais direto para uma página de conversão em seu site. Manter o controle sobre a estratégia é tão importante quanto planejar e executar.
Agora que você já sabe como atrair mais alunos, que tal algumas dicas para fidelizá-los com a ajuda das redes sociais?