A automação de processos de marketing pode melhorar a comunicação interna e favorecer o contato com leads (pessoas interessadas em sua marca), auxiliando em todos os processos de instituições educacionais, desde atrair novos estudantes até a matrícula e até mesmo a retenção.
É por isso que vamos lhe mostrar como você pode, usando recursos de automação, mapear as respostas para as conversas com estudantes em seu site.
O que você verá:
- Por que a Automação de Marketing é importante?
- Como o software de automação mapeia as respostas de seus leads?
- Como o Drift Chat mapeia as respostas dos leads?
- Como o Watson da IBM se encaixa nessa equação?
- Quando a automação começa a integrar seus processos de Marketing?
Dê uma olhada agora!
Por que a Automação de Marketing é importante?
Os softwares de automação permitem que você evite a evasão de leads por meio do uso de rotinas criadas com base no conhecimento que você e sua equipe têm, bem como nos recursos que cada ferramenta apresenta.
Um excelente exemplo disso é o uso de chats para comunicação. Quando você tem essa ferramenta em seu site, os alunos não precisam mais preencher formulários ou enviar e-mails para obter respostas. Tudo pode ser resolvido na página principal. Essa dinâmica ajuda a evitar que o lead se evada e vá para outra instituição de ensino que possa ter informações mais completas ou um contato mais simples.
Se pensarmos em níveis mais altos de automação, é possível incluir um robô com Inteligência Artificial (IA) ou uma rotina de resposta automática para que seu chat possa interagir com os alunos mesmo sem a intervenção humana.
Mas por que isso é tão interessante? Bem, todo o potencial do chat está relacionado à sua rotina e às automações. Você pode configurá-lo para receber os leads no site com uma mensagem de boas-vindas, fazer perguntas, responder dúvidas e até mesmo direcionar as pessoas para o agente que melhor poderá atendê-las.
Quando sua instituição de ensino conta com um robô para dar o primeiro passo no atendimento ao cliente, por exemplo, o tempo médio que os leads têm de esperar até receberem uma resposta é significativamente reduzido, o que evita a evasão da conversa.
Como o software de automação mapeia as respostas de seus leads?
Além de ajudar na retenção de leads, o software de automação também permite que você mapeie as respostas dadas na interação. Afinal, tão importante quanto ter um contato próximo é coletar informações para ajudar a mover esse lead pelo funil de vendas, certo?
É aí que entram as principais funções dessas tecnologias de que estamos falando. Portanto, vamos explicar cada uma delas agora e como funcionam.
Como o Drift Chat mapeia as respostas dos leads?
A Drift é uma das empresas líderes no campo de chatbots em todo o mundo. Graças à sua experiência, ela desenvolveu vários produtos de alto valor para os processos de automação de Marketing, especialmente seus chats e as integrações que eles podem fazer.
Quando pensamos em mapeamento de respostas, o Drift Chat é uma alternativa muito interessante. A ferramenta pode ser configurada para fazer as perguntas de qualificação que você usa para medir o quão próximo um lead está da conversão.
Depois, basta ter uma integração com o seu Customer Relationship Management (CRM) e o robô cria um registro para a pessoa com quem está falando.
Outro recurso interessante do chat do Drift é que o robô pode responder às perguntas de seus leads. Para isso, ele precisa ser integrado ao seu centro de conhecimento. E, assim como em outras comunicações, ele armazena toda a conversa, que pode ser consultada posteriormente pelos vendedores ou mesmo pela sua equipe de Marketing.
Ou seja, uma vez feitas as integrações entre as suas ferramentas e o chat do Drift, o robô passa a criar registros e mapear a resposta de cada lead que entra em contato, tudo de forma automática e sem a necessidade de intervenção humana (a não ser que o lead peça para que isso aconteça ou você determine alguns cenários que um agente irá intervir).
Imagine, por exemplo, que você use o CRM da Hubspot. Assim que um lead inicia a conversa por chat, o robô pode perguntar o nome, os detalhes de contato e os interesses da pessoa. Todas essas informações são armazenadas em seu CRM e, em seguida, você pode usá-las para enviar mensagens ou até mesmo realizar análises estatísticas.
O interessante é que as perguntas feitas pelo robô são definidas por sua estratégia. Assim, ele pode obter as informações que sua equipe costuma usar para qualificar o lead.
Veja também:
- O funil de compra da educação mudou: novas oportunidades;
- CRO – Conversion Rate Optimization: o que é e como funciona?;
- Retenção e Aquisição de Estudantes: como fazer isso? Aprenda com os melhores!
Como o Watson da IBM se encaixa nessa equação?
Complementarmente ao Drift Chat, ainda é possível contar com outro processo de automação: O Watson, a Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela IBM. Essa ferramenta possui o famoso Processamento de Linguagem Natural (NLP).
Esse recurso permite que ele compreenda as linguagens humanas e aprenda constantemente. Sim, nesse caso, estamos falando de uma máquina que consegue imitar alguns padrões do aprendizado humano com base no que foi programada para fazer.
Isso significa que, ao "alimentar" o Watson com uma série de dados e rotinas, ele pode aprimorar seu repertório e conversar como se fosse um humano. E a cada contato que ele tem com sua equipe ou com leads, esse processo é aprimorado e evolui continuamente.
Nesse caso, podemos entender o Watson como uma ferramenta de automação que ajuda a otimizar os processos de comunicação sem a necessidade de intervenção da sua equipe.
Quando a automação começa a integrar seus processos de Marketing?
Mesmo entendendo como funciona o mapeamento de respostas e o papel de cada ferramenta no atendimento ao lead, ainda é preciso ver como esses softwares de automação vão integrar seus processos internos de Marketing, correto?
O Drift chat, por exemplo, segue uma série de protocolos estabelecidos por você e sua equipe, e acaba tendo um papel importante na automação de Marketing. Além de mapear as respostas, o resultado desses novos registros gera outros fluxos de automação.
Ele permite, por exemplo, que após a qualificação do lead, a agenda de seus vendedores esteja disponível para que a pessoa agende um horário para conversar. Interessante, não é mesmo? E sem a necessidade de intervenção humana.
Outro ponto interessante é que a rota da conversa pode ser traçada com base em parâmetros. Será que um vendedor tem mais facilidade para vender cursos de Psicologia e outro tem melhores resultados com alunos de Administração de Empresas? Faça com que o chatbot do Drift direcione essas pessoas com base nos interesses dos leads - ou ensine o Watson a fazer isso e ele aprenderá.
Com a ajuda de seu CRM (Hubspot, por exemplo), uma boa configuração e boas integrações, o Drift Chatbot e o Watson podem ser integrados ao fluxo de automação, permitindo estratégias de comunicação mais eficientes.
Imagine, por exemplo, como é difícil para um vendedor conquistar um cadastro ao utilizar cold calls (ligações para pessoas que ainda não tiveram contato com a sua marca) em comparação com o contato com um lead que agendou uma ligação e já demonstrou interesse nos seus serviços.
Isso não apenas economiza tempo, mas também dinheiro. O custo de aquisição por aluno cai e sua equipe trabalha com alinhamento, evitando oportunidades desperdiçadas e garantindo que aqueles que têm o potencial de se tornar um de seus alunos recebam a devida atenção.
Como você pode ver, o Drift chat e o Watson oferecem um mundo de possibilidades para sua instituição de ensino. Por isso, o uso de formulários acaba ficando em segundo plano, já que não é tão interessante trabalhar com automação de Marketing com tanta precisão.
Mas, antes de decidir adotar essa ferramenta, temos mais uma sugestão de leitura. Confira nosso texto que mostra como qualificar leads em seu site sem formulários e o conteúdo que explica tudo o que você precisa saber para fazer automação de marketing sem formulários.