Sua instituição está tirando proveito de estratégias fundamentais para o marketing de universidades? Para fazer marketing com sucesso, não adianta tentar fazer de tudo um pouco ou simplesmente arriscar sem saber ao certo o que se deseja e o que se pode alcançar.
Para que a sua IES não seja uma a desperdiçar recursos e perder a confiança no poder do marketing, apresentamos abaixo 5 ações que vão fazer a diferença para a conexão, captação e encantamento de alunos e potenciais alunos. Acompanhe!
1. Desenvolver e utilizar bem as suas personas
Universidades conversam principalmente com os jovens e esse público já está habituado à personalização que estratégias de marketing de conteúdo ou de marketing de relacionamento adotam. Mais do que isso, baseado em suas personas, sua instituição deve estar atenta ao uso da linguagem apropriada, à escolha dos meios certos e dos formatos de conteúdo e interação adequados.
Dessa forma, sua IES vai se conectar com suas personas e se aproximar delas de forma mais significativa, o que contribui para a captação de novos alunos e para o encantamento daqueles que podem atuar como promotores da universidade.
2. Coletar, mensurar e utilizar dados
O business intelligence na educação representa a coleta, a mensuração e análise de dados que podem ser utilizados com inteligência e estratégia no processo de tomada de decisões do marketing da universidade.
Esses dados tornam mais fácil a identificação de falhas, de estratégias fracas e das bem-sucedidas. Além de permitirem conhecer dados relevantes sobre os alunos da instituição e seus prospects e leads, por exemplo. Dessa forma, contribuem para o desenvolvimento de campanhas cada vez mais adequadas e assertivas.
3. Ser presença ativa nas redes sociais
O público preferencial das universidades (jovens com idade de ingressar em cursos de graduação ou pós) é formado por indivíduos que nasceram em um mundo já digital e que estão muito familiarizados com o uso das redes.
Para comunicar-se com eles, sua universidade precisa saber quais são as redes sociais de sua preferência, identificar as mais estratégicas e marcar presença. É preciso, porém, ser presença ativa, divulgando conteúdos relevantes com regularidade e interagindo com o público.
Aproveite para baixar agora mesmo o nosso Guia do Marketing Educacional!4. Produzir conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante e em diferentes formatos (textos, infográficos, animações, vídeos e outros) pode alimentar diferentes estratégias do marketing digital. Não sem motivo, 79% das instituições de ensino do país adotam a estratégia porque sabem de seu potencial para alcançar e engajar e conquistar o público.
É o que permite à sua universidade mostrar seus serviços e gerar valor junto ao seu público, mostrando-se capaz de fornecer os conteúdos que ele precisa, quando precisa.
5. Ter canais de comunicação abertos
Quem busca contato com a sua universidade não quer
(e provavelmente não vai) esperar dias para obter uma resposta. A presença ativa nas redes sociais ou o bom uso de ferramentas como o e-mail e os chatbots no site contribuem para que haja diferentes e eficazes formas de comunicação entre seu aluno ou potencial aluno e sua instituição.
Investir em uma comunicação que seja próxima e atenciosa, promovendo uma experiência de contato agradável e memorável é premissa do marketing de relacionamento. Lembre-se de que, mais do que a solução de dúvidas e problemas, a demanda é por um serviço de atendimento que não carregue a mesma fama de lentidão, ineficácia e impessoalidade de tempos atrás.
Gostou das dicas e quer descobrir como fazer com que seja viável colocá-las em prática? Confira nosso post sobre otimização do orçamento de marketing!