Todos os anos acontece a mesma coisa, centenas de instituições de ensino superior competem pela atenção dos vestibulandos na busca de captar a maior quantidade de alunos possível. Esta corrida não é fácil, nem mesmo simples.
Não é fácil porque todos os anos o mercado muda, assim como o comportamento dos vestibulandos. Em relação ao mercado, lembremos que o setor da educação atravessa uma crise sem precedentes, com o lapso dos financiamentos e escassez de alunos.
Com isso, muitos jovens têm reavaliado a escolha da faculdade como um caminho a seguir. De fato, segundo Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), mais da metade das vagas nas universidades brasileiras estão ociosas.
Certo, você deve estar se perguntando “o que isso tem a ver com SEM e SEO?”. A resposta é: tudo. É exatamente em momentos como este que todas as iniciativas à disposição precisam ser aproveitadas.
Atualmente, cada vez mais instituições de ensino superior estão apostando em ações promocionais de marketing digital para aumentar a visibilidade de suas campanhas de vestibular.
De fato, o número de domicílios com acesso à rede, no Brasil, atingiu 70,5%. São quase 50 milhões de lares conectados. É aí que a produção de conteúdo para captar alunos no vestibular torna-se uma vantagem competitiva e, tenha certeza, seus concorrentes estão apostando nisso.
Neste artigo vamos explicar quais são as principais estratégias de marketing nos mecanismos de busca que podem ser usadas para potencializar sua captação de alunos. Você sabe o que é SEO e SEM? Siga com a leitura e escolha a mais apropriada para seu caso.
O que é SEO e como aproveitá-lo em suas campanhas?
SEO, ou search engine optimization, é um conjunto de técnicas baseado, principalmente, na otimização de uma página para que ela seja indexada pelos motores de buscas, como o Google, por exemplo.
A otimização tem como principal objetivo dar mais visibilidade às suas publicações. Ou seja, quando um vestibulando realiza buscas com keywords como “melhores faculdades”, “onde estudar administração” ou “como passar no vestibular”, todos os seus conteúdos relacionados com estes temas sejam facilmente encontrados.
Em outras palavras, o SEO para campanhas de vestibular busca colocar você no topo do Google, e sem ter que pagar nada além dos gastos com a produção do conteúdo. Isso é o que se chama de posicionamento orgânico. Neste sentido, basta dedicar esforços à produção de conteúdo para captar alunos no vestibular.
Mas, como fazer SEO para campanhas de vestibular?
Em primeiro lugar, fazer melhorias internas na sua página. Sua instituição de ensino superior pode apostar em conteúdos de qualidade, na otimização de imagens, na criação de conteúdos ricos (e-books, infográficos, entre outros), em ter uma web que carregue rapidamente, na escolha de keywords relacionadas às buscas dos vestibulandos, etc.
Em relação à publicação de artigos, ter um blog original, informativo e atraente para seu público não significa que suas inscrições vão se multiplicar exponencialmente: as postagens no blog devem ser não apenas boas, mas também estarem otimizadas para maximizar o alcance do seu público-alvo.
O SEO para campanhas de vestibular tem que estar alinhado com o público a atingir. E isso, quando bem realizado, representa um ciclo virtuoso: um site e blog otimizados têm mais alcance. E um maior alcance significa uma melhor classificação nos resultados das pesquisas de palavras-chave, o que, por sua vez, confere mais visitas e visibilidade à sua campanha de vestibular.
Quando você melhora o posicionamento nos resultados de busca, seus posts são encontrados não só por mais pessoas, mas também por um maior número de leads qualificados - estudantes interessados.
E os leads são tudo o que seu departamento comercial precisa para dar sequência às iniciativas que buscam converter os possíveis interessados em inscrições efetivas. Aqui, SEO para campanhas de vestibular terá cumprido seu papel de dar visibilidade à instituição.
Veja também:
- 4 técnicas poderosas para otimizar o SEO do site da sua faculdade
- Por que o posicionamento orgânico é mais importante para sua IES?
- Indicadores de SEO que sua universidade não pode deixar de monitorar
O SEM e sua contribuição
Se, por um lado, o SEO se baseia no aumento de visibilidade de forma orgânica, ou seja, sem que você precise pagar para ser encontrado, o SEM para campanhas de vestibular é capaz de dar um empurrão na sua exposição de forma mais imediata.
Isso porque o SEO leva mais tempo. É preciso esperar que os mecanismos de buscas encontrem seus conteúdos e acreditem que vale a pena exibi-los para as pessoas que buscam por temas relacionados. É por isso que a produção de conteúdo para captar alunos no vestibular precisa trabalhar nas duas frentes, na orgânica e na paga.
SEM para campanhas de vestibular é excelente para complementar suas estratégias de captação, já que pode mostrar suas iniciativas assim que uma campanha começa a rodar. Para dar um exemplo, procure por termos como “melhor vestibular” ou “vestibulares em São Paulo” e você vai ver alguns resultados que mostram a palavra ‘anúncio’ ao lado da URL da página.
A plataforma para gerenciar as campanhas de SEM, no Google, é o Google Adwords. A plataforma permite que, de uma forma simples e prática, sua instituição crie diferentes tipos de campanhas para resolver suas diferentes necessidades. Você pode pagar para ser vinculado à qualquer tipo de busca, inclusive se um vestibulando procura por uma instituição concorrente.
Em relação ao investimento, o SEM é baseado em links patrocinados para promover o vestibular. Cada vez que um usuário acessar seu website a partir de um anúncio SEM, você paga um valor definido antecipadamente.
Dependendo do valor investido e a forma como as campanhas são configuradas, seu anúncio será exibido de diferentes formas. Mas o ‘valor do clique’ não é o único fator que fará o nosso anúncio alcançar a melhor posição, o Google também dá muito peso à qualidade do nosso site (SEO) e a relação existente entre a publicidade feita e o que sua página web mostra.
Resumidamente, o Google Adwords é uma plataforma simples onde "todos" podem criar uma campanha. O ideal é conseguir otimizar as campanhas para que os anúncios figurem nas melhores posições, pagando o mínimo possível. Com isso, o retorno do investimento é maior e o SEM para campanhas de vestibular dá melhores resultados.
Qual é o melhor?
Em um mundo ideal, você não precisaria investir em SEM para campanhas de vestibular, já que viria trabalhando a visibilidade de sua página por meio da produção de conteúdo para captar alunos no vestibular e já estaria nos melhores resultados orgânicos.
Mas, a utopia não tem lugar em um mercado tão competitivo e, por vezes, principalmente em picos nas buscas - meses que antecedem as inscrições - é preciso colocar algumas fichas no SEM para não perder espaço para as outras instituições.
Resumindo, aposte em ambos, invista em SEO para campanhas de vestibular previamente, mas não deixe de aproveitar as oportunidades e visibilidade que os links patrocinados para promover o vestibular podem oferecer em momentos estratégicos.
Como complemento, quer aprender mais sobre SEM? Não deixe de conferir nosso conteúdo Aprenda a fazer links patrocinados para ENEM e vestibular! e tenha ainda mais sucesso com suas ações pagas. Até o próximo artigo!