Se você chegou até este post atraído pela ideia da visão humanista apresentada no título, provavelmente já sabe que captar estudantes à moda antiga é apostar em uma estratégia que não funciona mais, não é mesmo?
Ao longo dos anos, acompanhando as mudanças que o avanço da tecnologia promoveu na sociedade, o processo de captação de alunos para faculdades se transformou. Atualmente, é preciso saber investir em formas de contato mais personalizadas, próximas e humanas.
Quer entender melhor a importância e saber como adotar estratégias humanistas para captar estudantes para a sua instituição? Então siga em frente com a leitura do post!
O que é essa visão humanista
A visão humanista é uma ideia que gradativamente vem ganhando espaço no universo dos negócios e do marketing e, portanto, das instituições de ensino superior.
Trata-se da adoção de uma abordagem realmente mais humana no tratamento e no relacionamento com alunos e potenciais alunos e, ainda, com todos os agentes que fazem parte do ciclo de uma IES. Além de uma postura mais ativa de responsabilidade social e outros princípios relevantes.
No que diz respeito à captação de alunos para faculdades, a visão humanista é o que permite que o processo de atração de leads seja baseado nos interesses e necessidades dos estudantes.
E que, ainda, promova uma aproximação entre as partes por meio de uma comunicação efetiva e da oferta de algo que agregue valor, como o uso de conteúdos educacionais (que serão abordados adiante).
Porque apostar nessa abordagem para captar estudantes
A internet mudou a forma com que os consumidores se relacionam com as empresas e marcas. E isso também vale para a relação entre estudantes e instituições de ensino, sobretudo as de nível superior, que tendem a dialogar diretamente com seu público principal.
Uma IES que resiste a adotar novas estratégias e segue apenas com os canais e estratégias tradicionais de comunicação e marketing dificilmente consegue se destacar em meio às demais e conquistar a atenção dos estudantes que deseja transformar em seus alunos.
Além de saber o que comunicar (quais informações passar), é preciso saber como se comunicar e quais estratégias seguir para que essas informações sejam acolhidas e compreendidas pelo seu público.
A visão humanista permite que a sua instituição considere as necessidades e preferências dos estudantes e, então, desenvolva ações e campanhas mais eficientes e assertivas.
Veja também:
- Monitoramento de oportunidades e tendência sem segmento de educação
- Melhore os resultados das suas campanhas com análise de dados!
- Retenção de alunos começa na captação de leads. Entenda!
O poder dos conteúdos educacionais enquanto estratégia de captação
Mais do que comunicar a oferta de cursos de graduação ou pós, uma IES precisa saber como agregar valor junto ao público, tornar-se relevante para ele e, então, atraí-lo e convertê-lo.
Vivemos a era da informação digital e, por isso, produzir e disponibilizar conteúdos educacionais é uma estratégia poderosa para atrair e envolver o público de uma IES, contribuindo para o processo de recrutamento.
Ter um blog ou desenvolver e-books que abordam temáticas relevantes para estudantes é uma forma de apresentar a instituição de ensino a eles oferecendo, desde o primeiro contato, algo que lhes seja útil e que contribua para sanar suas necessidades.
No momento da escolha, tem melhores chances de recrutar estudantes a IES que conseguiu estabelecer uma conexão e contribuir para a sua (in)formação antes mesmo de sua decisão e matrícula.
Gostou do post e quer mais dicas? Entenda como marcar presença nas redes sociais pode ajudar sua IES a se aproximar e captar estudantes!