A rede social profissional de maior sucesso no mundo tem muito mais a oferecer à sua instituição de ensino do que você pode imaginar. Com mais de 500 milhões de usuários, ela reúne nada menos do que 40 milhões de estudantes. Um cenário e tanto para a captação de alunos, não acha?
Mesmo com esse potencial todo, a maioria das instituições de ensino não investe no LinkedIn como um canal de marketing para educação. A ideia que povoa a mente de todos é que se trata de uma rede social para negócios B2B.
Nosso intuito no post de hoje é justamente mudar esse conceito na sua cabeça e mostrar que existe um universo repleto de oportunidades de captação de novos estudantes esperando por você.
Por que investir no LinkedIn para captação de alunos?
Além de concentrar um grande número de estudantes universitários, o LinkedIn também é utilizado por muitos profissionais que necessitam de aperfeiçoamento constante, como CEOs de grandes empresas. E cada um deles possui, em média, 930 conexões.
Isso significa que se o CEO de uma multinacional atualiza o perfil no LinkedIn dizendo que está fazendo uma pós-graduação na sua IES, essa informação é imediatamente comunicada a aproximadamente 1000 pessoas, que podem se interessar por seus cursos também, afinal, alguém com boa reputação já fez essa escolha.
Outro dado curioso é que 41% dos milionários usam o LinkedIn. Entre eles, diversos influenciadores que também podem dar visibilidade à sua marca e atrair mais leads.
É válido ressaltar, ainda, que 38% dos usuários do LinkedIn são Millenials, ou seja, possuem de 18 a 34 anos. Isso quer dizer que estão exatamente no período de buscar maior qualificação profissional por meio de uma graduação ou pós-graduação para alcançarem posições profissionais melhores.
Como usar o LinkedIn para captar alunos
A estratégia de marketing da instituição de ensino no LinkedIn deve ser a de gerar valor para os usuários da plataforma com conteúdo original e relevante sobre mercado de trabalho, o que vai atrair os mais interessados em desenvolver-se profissionalmente.
É possível ainda manter publicações frequentes sobre carreira, como comportar-se em entrevistas de emprego ou elaborar uma carta de apresentação. Numa rápida busca por perfis profissionais na rede social, você vai perceber que ensinar as pessoas a usarem o LinkedIn para recolocação profissional também é uma boa maneira de atrair mais estudantes para a sua instituição de ensino.
Veja também:
- 3 estratégias de marketing educacional para faculdades
- Funil no marketing educacional: como otimizar o fluxo de oportunidades
- O que é nutrição de leads e como ela ajuda na captação de alunos?
Estimule os professores a publicarem conteúdos direcionados aos alunos no LinkedIn e compartilhe esses conteúdos na página institucional. Dessa maneira, os docentes se tornam influenciadores e, consequentemente, atraem mais estudantes para a instituição.
A fim de fortalecer a imagem da instituição, também recomendamos que você crie uma página no LinkedIn para Universidades, uma funcionalidade que tem como objetivo aproximar instituições de ensino de alunos interessados em aprimorar os conhecimentos.
Os seguidores podem avaliar a qualidade da IES e ex-alunos de sucesso figuram na página, conferindo maior credibilidade à sua marca. Além disso, você mantém essa comunidade atualizada sobre informações da instituição com publicações frequentes.
Por fim, é possível investir em anúncios pagos na plataforma, atingindo seu público de maneira segmentada e assertiva. O único cuidado a tomar é criar anúncios realmente relevantes e otimizados para a rede social.
Como toda ação de marketing, o LinkedIn para captação de novos estudantes requer investimentos. Então que tal saber como otimizar seu orçamento para inserir essa nova estratégia no seu mix de marketing?