O marketing orientado a dados já é realidade para todos os setores, inclusive o educacional. A necessidade de centrar as ações de comunicação no aluno, gerando valor desde o primeiro contato, aumenta a relevância de acompanhar indicadores de desempenho que permitam otimizar as campanhas de marketing e assim obter melhores resultados.
Acontece que esse acompanhamento vai se tornando cada dia mais complexo, especialmente pela quantidade de informações disponíveis que temos. É aí que entram as ferramentas para monitorar o desempenho do marketing educacional.
Aqui você encontra:
- CRM - Customer Relationship Management;
- Marketing Automation;
- Big Data e Business Intelligence;
- Análise de SEO;
- Leadmatch.
1- CRM - Customer Relationship Management
A primeira ferramenta a ser utilizada no monitoramento de indicadores de desempenho é o CRM. Nele, estão contidas informações importantes sobre os processos de atração e conversão de leads, bem como todo o histórico de relacionamento com seus alunos antes da matrícula.
A partir do CRM importantes indicadores podem ser extraídos: quantidade de leads capturados por período, taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, leads qualificados e não qualificados, entre outros.
2- Marketing Automation
A automação de marketing também tem se mostrado uma grande aliada no marketing educacional, já que sua IES é capaz de educar um grande público muito antes de ele pensar em ingressar na universidade, por exemplo.
Imagine estabelecer um relacionamento com alunos do Ensino Médio desde o início desse período, engajando e fidelizando um público seleto. No momento do vestibular, os esforços de marketing são reduzidos.
Uma ferramenta de automação de marketing extrai dados importantes para otimização das suas campanhas: número de assinantes da sua newsletter, taxa de abertura de e-mails, número de cliques, compartilhamentos, visitas, interações, rejeições e muito mais.
3- Big Data e Business Intelligence
Não podemos deixar de lado o poder do Big Data, uma ferramenta que coleta, processa e analisa uma infinidade de dados em questão de segundos. Combinado com um Business Intelligence, essas duas ferramentas se tornam uma verdadeira máquina de resultados.
Isso porque suas análises se tornam mais aprofundadas, os insights de negócios são seguros e suas decisões precisas. Essa união significa conectar todas as ferramentas de gestão da sua IES numa única central de inteligência, onde é possível conferir a performance da instituição nos mínimos detalhes.
Veja também:
- 3 estratégias de marketing educacional para faculdades
- Já ouviu falar em custo por lead? Saiba como calcular agora mesmo
- Automação de marketing e CRM: por que usá-los juntos
4- Análise de SEO
É inegável que o marketing digital está dividindo as atenções - e orçamentos - com o marketing tradicional. Cada vez mais as pessoas usam buscadores como o Google para terem acesso a respostas simples, como encontrar uma boa instituição de ensino.
Neste sentido, cabe à sua IES fazer um bom trabalho de otimização para os mecanismos de buscas, a fim de melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos e, claro, gerar mais tráfego para o site.
Mas esse trabalho não estará completo sem o devido acompanhamento, ou seja, o monitoramento das suas estratégias de SEO. Existem ferramentas prontas para fornecer diversos insights, como SemRush e Moz, por exemplo.
5- Leadmatch
Agora, se você precisa de uma ferramenta robusta, que una todas as facilidades das demais num painel intuitivo e capaz de oferecer as melhores análises, não deixe de conhecer o Leadmatch.
Essa solução tem como foco principal a atração e conversão de leads qualificados para sua instituição, avaliando em tempo real o desempenho de cada ação de marketing colocada em prática.
Por meio de um dashboard de controle, você tem acesso a dados conclusivos que orientam suas estratégias e permitem realizar qualquer ajuste necessário para maximizar seus investimentos.
Sentiu que está precisando de uma força no monitoramento de desempenho do seu marketing educacional?