Você sabe como gerenciar os leads da sua instituição de ensino? Cada novo contato apresenta estudantes em situações diferentes e, para corresponder às suas demandas e obter sucesso nas estratégias de captação de alunos, uma IES precisa saber identificar essas diferenças e lidar com elas.
Lead é cada novo contato que representa uma possibilidade de negócio para a sua IES. Mas nem todos os estudantes chegam como leads qualificados, já prontos para a matrícula. Por isso, gerenciar os leads na educação é acompanhar a jornada desses estudantes, agregando valor a cada etapa para para, então, alcançar o resultado esperado.
Quer garantir que o contato entre sua instituição e seus potenciais estudantes resulte em novas matrículas? Acompanhe o post e saiba como fazer uma boa gestão de leads!
Trabalhe a captação de leads
É certo que a ideia de gerenciar leads vem acompanhada da ideia de que a instituição já possui leads. A questão, porém, é que todas as etapas seguintes levam a melhores resultados se a IES souber como e porque trabalhar a captação de leads.
Estratégias de marketing diretamente voltadas para as vendas desconsideram uma parcela considerável de estudantes que ainda estão descobrindo suas necessidades e começando suas pesquisas quanto a possíveis cursos ou instituições.
Por isso, uma IES deve trabalhar a captação de leads, oferecendo conteúdo não apenas sobre seus serviços, mas que sejam úteis para a atração de estudantes em etapas anteriores da jornada de consumo.
Invista na nutrição de leads
Gerenciar leads na educação demanda que a IES se apoie em estratégias que retenham essas leads e prolonguem o contato estabelecido para, então, levar ao processo de matrículas.
Por isso, a instituição deve investir na nutrição de leads com o objetivo de guiar estudantes ainda indecisos ao longo da jornada até que estejam prontos para o momento da venda em que finalmente desejam se tornar alunos da IES.
Essa etapa da gestão contribui para que o trabalho da equipe de vendas seja direcionado a leads qualificados, reduzindo esforços, gastos e aumentando as chances de sucesso.
Desenvolva boas estratégias de conversão de leads
Como você já deve ter entendido a oferta de cursos, promoções ou descontos para a matrícula (a venda) devem ser feitas no momento certo e para os leads que estejam preparados e decididos.
Isso indica que é preciso haver alinhamento entre as ideias e ações das equipes de marketing e de vendas de forma que a instituição consiga desenvolver estratégias complementares e mais assertivas.
O conteúdo relevante para a nutrição dos leads, bem como o uso de ferramentas de automação de marketing servem de apoio para as vendas. Assim como a experiência e os resultados das vendas servem de norte para a produção de conteúdo e ações afins.
Veja também:
- Redes sociais: captar ou fidelizar alunos?
- Como sair na frente das campanhas de marketing dos concorrentes?
- Tomada de decisão na educação: é hora de confiar nos dados!
Conte com ferramentas para gerenciar leads na educação
Para gerenciar leads na educação é preciso identificar em qual etapa cada lead está e, então, garantir que todo o trabalho de nutrição e qualificação seja feito de maneira a gerar novas matrículas. É preciso, também, acompanhar o desempenho de cada ação ou campanha realizada para fazer as correções necessárias e conquistar melhores resultados.
Para tudo isso, é interessante contar com ferramentas que fazem com que gerenciar leads se torne uma tarefa mais simples e assertiva. É o caso do LeadMatch, um software especialmente desenvolvido para permitir que sua instituição descubra, em tempo real, quais as possibilidade de cada lead se tornar um aluno matriculado.
Sua instituição está pronta para otimizar a gestão de leads na educação? Entre em contato com os especialistas da mkt4edu, tire suas dúvidas e conheça nossas soluções!