Com a tecnologia avançando cada vez mais, vemos empresas desfrutarem dela para automatizar processos dentro de seus negócios utilizando softwares e criações como a assistente virtual.
Muitos, talvez já conheçam ou tiveram contato com uma assistente virtual sem nem mesmo saber que era uma, isso mostra o quão eficiente e realista se tornou esse recurso nas empresas.
Sendo assim, vamos abordar sobre o seu conceito, benefícios e implementação dentro de uma empresa, tudo com o objetivo de tornar o dia a dia de todos cada vez mais prático e otimizado.
O que é uma assistente virtual?
Uma assistente virtual nada mais é do que um software de inteligência artificial que responde a estímulos orais, ou seja, quando você pergunta algo, ela te responde como se fosse uma pessoa no mesmo instante.
Hoje, temos diversas assistentes virtuais presentes no universo digital, como:
- Siri da Apple;
- Alexa da Amazon;
- Lu do Magalu;
- Ok Google do próprio Google;
- CB das Casas Bahia;
- Bia do Bradesco.
Essas são algumas das mais famosas assistentes virtuais espalhadas em grandes organizações no mundo, elas são grandes responsáveis por auxiliar na procura de informações, produtos e serviços para as pessoas.
Por exemplo, por meio do Ok Google você consegue encontrar um curso de marketing digital online sem precisar digitar a sua dúvida. E com a Alexa você consegue saber qual o horário e clima da sua região sem nem ligar o celular.
E quais são os benefícios de uma assistente virtual?
Muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena investir em uma assistente virtual e quais os benefícios ela trará para uma empresa.
Por isso, selecionamos alguns para te mostrar o poder dela dentro dos negócios:
Tempo e processos: otimização
Com uma assistente virtual você e sua equipe não precisam se preocupar em atender um cliente imediatamente para esclarecer uma simples dúvida, pois a sua assistente virtual fará isso por vocês.
Se antes um usuário passava horas atrás de um workshop sobre Instagram Ads, com uma assistente virtual a sua disposição, ele possui essa resposta na palma da mão em poucos segundos.
Mais relacionamento e intimidade com seus clientes
Criar e manter um bom relacionamento com os seus clientes faz toda a diferença na maneira como eles enxergam a sua marca, e mesmo que uma assistente virtual não passe de um robô, ela possui uma comunicação tão direta e empática quanto uma pessoa.
Com uma assistente virtual, o cliente consegue ser bem recepcionado e atendido pela sua marca, o que aumenta ainda mais a satisfação dele e as chances de comprar algo no seu site, seja uma consultoria sobre como anunciar no Google Ads ou qualquer outro produto.
Jornada do cliente: compreensão
Uma assistente virtual também consegue reunir diversas informações e dados sobre o cliente que entrou em contato com ela.
Informações essas que podem ser usadas para que você veja o passo a passo desse cliente dentro da sua loja e quais os interesses dele.
Leia também
- Chatbot na retenção de leads: conheça e veja como funciona!
- Inteligência Artificial na educação: o futuro que virou realidade
- Vale a pena ter Inteligência Artificial chatbot? Confira!
Assistente virtual e chatbot são a mesma coisa?
Durante o artigo essa dúvida pode ter passado pela sua mente, portanto, saiba qual a diferença entre esses dois softwares para não se confundir mais.
O chatbot também é um software de inteligência artificial, mas ele trabalha apenas com mensagens escritas, ou seja, se você falar algo para ele, o mesmo não irá te responder e nem apresentar um resultados.
Enquanto isso, a inteligência artificial atende o seu comando de voz e entrega a resposta que você perguntou, tornando o processo ainda mais prático do que o do chatbot.
Elas influenciam nas estratégias de marketing?
As assistentes virtuais servem para muitas coisas além de ajudar a equipe a otimizar seu tempo e os usuários a saberem como funciona o Facebook Ads por meio dos resultados que ela apresenta, a assistente virtual é peça-chave para estratégias de marketing também.
Além de mostrar tecnologia para os usuários que verão na sua marca uma imagem de avanço e poder.
A assistente virtual também traz consigo um conceito de humanidade, ou seja, comunicação real entre a empresa e os clientes.
Mesmo sabendo que ela é um robô, muitos clientes se sentem mais seguros e confiáveis ao conversar com uma assistente virtual, isso traz mais certeza de que eles podem comprar algo da sua loja.
Por mais difícil que você pense que seja a implementação de uma assistente virtual na sua empresa, basta se atentar a alguns detalhes como:
- Facilidade de uso;
- Criação do roteiro de atendimento;
- Trabalho em equipe;
- Tamanho do seu site;
- Quantidade de clientes na internet;
- Número de funcionários.
Com isso, torna-se mais simples integrar uma assistente virtual no site da sua empresa e garantir mais tecnologia e comunicação entre a sua marca e os seus clientes.