O SEMrush é uma das melhores ferramentas de análise de SEO (Search Engine Optimization) pagas disponíveis no mercado hoje. Suas principais vantagens são a análise de concorrência, análise do seu site e busca de palavras-chave.
Ao utilizar o SEMrush, você e sua equipe dispõem de uma infinidade de dados, tanto do seu site quanto da concorrência, para trabalhar e tomar decisões com base em informações. Isso traz mais segurança para as estratégias de Marketing Digital e evita erros.
Já que essa ferramenta é tão importante para o sucesso das suas estratégias, montamos um tutorial para ensinar a como usar o SEMrush. Confira!
Painel Inicial
Ao entrar no site do SEMrush e logar em sua conta, você vai se deparar com o Painel Inicial. Nele você tem uma visão geral do seu projeto, com informações sobre a auditoria do seu site, ideias de SEO, posição nos mecanismos de busca e análise do domínio.
Na parte superior fica uma barra de buscas. Nela é possível pesquisar por palavras-chave ou domínios e receber uma série de informações. No lado esquerdo fica a barra lateral, que exibe todas as alternativas de análise que podem ser feitas (essa barra aparece em todas as páginas do site).
Veja também:
- Realize melhorias no seu site através da análise de SEO!
- Oportunidades de captação: nova atualização BERT do Google
- Como melhorar o seu posicionamento orgânico dos conteúdos
Análise de domínio
A análise de domínio é uma ferramenta que permite que você analise qualquer domínio, seja o seu ou da concorrência. No resultado, você encontra informações sobre pesquisas pagas e orgânicas, backlinks utilizados, principais concorrentes daquele domínio e palavras-chave utilizadas.
Na hora de fazer a pesquisa, é importante digitar apenas o domínio, sem HTTPS:// ou WWW. Se você quiser pesquisar pelo nosso domínio, por exemplo, o correto seria colocar na caixa de pesquisa apenas “mkt4edu.com”.
Também é importante selecionar o país de busca no qual você quer ver as informações do domínio. No nosso caso, o ideal seria marcar o Brasil.
Domínio x Domínio
Além da alternativa de analisar cada domínio individualmente, também é possível fazer uma comparação entre vários domínios simultaneamente. Isso vai gerar uma avaliação de palavras-chave dos domínios listados e mostrará quantas existem em comum.
A ferramenta ainda mostra qual a posição do ranqueamento dos domínios para cada palavra-chave exibida, bem como a dificuldade de disputa por aquela palavra-chave e seu volume de buscas.
Caso você queira algo mais específico, o filtro da área de Domínio x Domínio permite que sejam selecionadas palavras específicas ou separar os resultados pela posição de ranqueamento.
Avaliação de tráfego orgânico e pago
Outro recurso importante do SEMrush é análise de tráfego. Ele avalia tanto os acessos orgânicos do domínio quanto os pagos. Nos dois casos, as informações obtidas são as mesmas:
- principais palavras-chave (principais palavras-chave que quando pesquisadas no Google levam para o site da sua IE);
- mapa de posicionamento competitivo (gráfico que mostra seus principais concorrentes orgânicos e pagos da sua IE com base nas palavras-chave e tráfego);
- distribuição por posição orgânica (gráfico que mostra a posição e quantas palavras-chave seu conteúdo consegue ranquear em cada posição de resultados do Google);
- principais concorrentes (uma lista com os principais concorrentes nas mesmas palavras-chave usadas na sua IE).
Ao fazer a análise de tráfego (seja pago ou orgânico), o relatório é apresentado com quatro divisões mostrando essas informações que acabamos de falar. Cada uma delas pode ser expandida para apresentar todos os resultados.
Para isso, basta clicar na opção de “Visualizar relatório completo”. Também existe a alternativa de clicar na barra lateral em cada subtópico.
Relatório de palavras-chave orgânicas e pagas
Dentre as alternativas de expansão, o relatório de palavras-chave é especialmente interessante para você que quer trabalhar sua estratégia de SEO.
Ele mostra quais publicações do seu site ou blog estão ranqueando para cada palavra-chave apresentada. Com isso, podemos entender as variações na utilização de palavras-chave e como elas interferem no resultado do site.
Às vezes, uma simples mudança de intertítulo ou o aumento da variação da palavra-chave principal pode levar o seu conteúdo de uma posição para outra. E é nessa avaliação que o SEMrush vai ser muito útil.
Análise de palavras-chave orgânicas e pagas
O recurso “Análise de palavras-chave” do SEMrush dá uma visão completa sobre os termos que são pesquisados. Algumas das informações que você consegue imediatamente são:
- dificuldade de ranqueamento da palavra-chave;
- custo em AdWords;
- pesquisa orgânica;
- pesquisa paga;
- Custo por Clique (CPC) por país;
- resultados da SERP (página de resultados do Google) por posição;
- palavras-chave relacionadas;
- palavras-chave com correspondência de frase.
Com tantos dados, é possível criar uma estratégia completa. Sua equipe pode, por exemplo, focar em palavras-chave menos concorridas e mais baratas para fortalecer o domínio e, quando alcançar determinado número de acessos, o foco passa a ser naquelas palavras-chave com difícil ranqueamento.
Ou, dependendo do budget disponível, criar uma estratégia voltada para uma palavra-chave de difícil ranqueamento, uma vez que alcançar o primeiro lugar nela tende a gerar grandes retornos.
Tudo depende de como sua equipe prefere trabalhar e quão dispostos estão para testar ideias. Entretanto, o primeiro passo é a análise de palavras-chave orgânicas e pagas que o SEMrush oferece.
SEO Content Template
O SEMrush conta com uma funcionalidade bastante interessante. Ele é capaz de gerar um template de conteúdo com base nos melhores resultados do Google. Tudo o que você precisa fazer é escolher a palavra-chave, definir o país e a língua, e um modelo será gerado.
Mas é importante ter atenção. Não utilize o template como algo “pronto” e que deve ser seguido. Use ele para ter ideias e se manter dentro das melhores práticas de SEO que estão sendo usadas pelos sites que conquistaram o primeiro lugar da SERP.
Em vez de usá-lo como algo pronto, adéque o resultado do SEO Content Template para se encaixar na sua estratégia, personalizando-o.
Essas funcionalidades que listamos até aqui são os principais meios de utilizar o SEMrush para obter dados estratégicos de SEO e modelar sua estratégia para impulsionar o ranqueamento do site e blog da sua IE.
Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, clique aqui e realize melhorias no seu site através da análise de SEO!