Blog Mkt4edu - Captação de alunos

8 dicas para o viajante de negócios no Vale do Silício

Escrito por Guillermo Tângari | 14/03/2017 13:12:33

 

Viagens são dispendiosas, custam muito dinheiro, tempo e, por isso, temos que fazer dela a mais produtiva possível. No Vale do Silício nem se fala, afinal, quem vai lá não está a passeio. Já levamos grupos em mais de 8 países no mundo, e quase uma dezena de vezes à Califórnia. E, de tantas idas e vindas, podemos dar algumas dicas que podem ser muito úteis para o viajante de negócios no Vale do Silício. Seguem algumas das mais importantes:
1 - Tenha claro qual é o seu objetivo.

As possibilidades são muitas, o número de empresas é gigantesco, os tamanhos, opções e modelos também variam muito. Conhecer as maiores, conhecer investidores para seu negócio, conhecer modelos de IES de ponta? Tenha sempre em mente o seu objetivo e defina o que você irá buscar em cada uma das visitas.

2 -  Se vai sozinho, comece a fazer as conexões bem antes.

As conexões são ativos valiosos para uma viagem produtiva. Acione seus contatos, busque indicações e comece isso pelo menos quatro meses antes.

3 - Seja cara-de-pau.

Nas visitas que fizermos, depois das explanações, pergunte à vontade. Diga o que quer deles, quais as possibilidades de negócios e parcerias que você vislumbra. Deixe a vergonha de lado, é hora de pegar o que veio buscar.

4 - Marque apenas uma reunião por período do dia

Não aconselhamos marcar mais de uma reunião por período do dia. O Vale do Silício é muito grande e o transito é horrível. Aliás, sem carro é impossível.

5 - Tenha um cartão de visitas em inglês.

Pode ser básico, mas é importante que o seu contato compreenda qual é o seu cargo e as informações essenciais.

6 - Tenha um plano B

Esteja preparado para imprevistos, eles vão acontecer. Pode ser uma mudança de agenda ou um cancelamento de última hora.

7 - Follow up

Acabou a reunião? Assim que puder, envie um email de agradecimento, reforce os pontos abordados e os próximos passos, se tiver definido durante o encontro. Mas atenção: faça isso no mesmo dia (no hotel por exemplo) e não quando voltar ao Brasil.

8 - Conecte-se

Mande um convite do Linkedin para as pessoas com quem teve reunião, no mesmo dia. Isso é, no mínimo, simpático.

Essas são as dicas! Espero que aproveite a sua viagem da melhor maneira possível. Ah, e dê uma olhada no Eventbride para ficar por dentro dos eventos que acontecerão nos dias que vai estar lá.

Boa viagem e ótimos negócios!

Leia também: Marketing Attribution: revolucionando a captação de alunos