Você já deve ter chegado ao post pensando que um aluno da sua instituição pode, após concluir o primeiro curso, fazer uma segunda graduação ou buscar uma especialização. Mas, já consegue relacionar essas possibilidades ao processo de captação de alunos?
Por vezes, ao tentar descobrir como conseguir novos estudantes, uma IES deixa de considerar ou não dá a devida atenção aos próprios graduandos e graduados. Mudar esse comportamento vai dar novo rumo às suas ações de captação e às estratégias de comunicação e marketing.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post e descubra como potencializar as conquistas da sua instituição!
Novos estudantes, velhos conhecidos
Ao considerar os estudantes já matriculados, é possível pensar em estratégias para a sua retenção, evitando que abandonem o curso e a instituição de ensino.
Há, também, um trabalho feito com o intuito de transformar esses alunos em propagadores da marca, contribuindo para a atração e captação de alunos.
Porém, nem sempre é clara a ideia de que esses mesmos graduados podem ser vistos como novos estudantes, ainda que já "velhos conhecidos", ao se considerar a possibilidade de estender seu relacionamento com a instituição, seja em uma nova graduação ou em uma pós-graduação. E é justamente disso que tratamos aqui.
Veja também:
- Sua instituição de ensino sabe tudo sobre seus estudantes?
- Aprenda a otimizar a jornada do aluno com essas 5 dicas
- Análise de dados no mercado educacional funciona mesmo?
As vantagens enxergar seus graduados como seus novos estudantes
A vantagem mais direta em se enxergar os próprios graduados como potenciais novos estudantes de outros cursos na instituição é, certamente, a manutenção de um vínculo que contribui para o sucesso do negócio. Nesse sentido, falamos do ganho financeiro a qualquer outro fator que agregue valor para a sua instituição de ensino.
A outra vantagem, que também é muito atraente, é de que o trabalho de conseguir novos estudantes se torna mais fácil quando parte dele já está concluída. Vamos entender isso melhor!
Já houve um trabalho de captação de alunos que foi bem-sucedido. Esses alunos, portanto, já conhecem a sua instituição e, caso estejam satisfeitos com a qualidade do ensino e com sua experiência junto à marca, vão demandar menos investimento para serem atraídos e se tornarem seus "novos" estudantes.
Como conseguir novos estudantes dentro da própria IES
Há diversas estratégias que podem ser adotadas para atrair a atenção de seus graduados para a possibilidade de buscar um segundo curso ou uma especialização, permanecendo na instituição.
Para descobrir como conseguir novos alunos oriundos da própria IES, é preciso ter em mente que o trabalho de comunicação e relacionamento feitos para um processo de captação deve ser mantido, acompanhando os estudantes ao longo de sua jornada e não se esquecendo deles após a conquista do primeiro diploma.
Assim, antes de qualquer oferta de desconto ou condições especiais para o pagamento das mensalidades, a chave para o sucesso desse objetivo de transformar velhos conhecidos em novos alunos é a experiência oferecida a eles ao longo de seu relacionamento com a instituição.
Somente com base nesse relacionamento, pautado por esforços em conhecer seus estudantes para se conectar com eles e entender o que eles buscam é que sua instituição vai ser capaz de lhes enviar um conteúdo ou oferta sobre uma pós que realmente seja do seu interesse.
Esse entendimento e essa proximidade são essenciais para a captação de alunos e fazem com que seus graduados se sintam impelidos a corresponder a esse convite de dar continuidade aos estudos.
Como fazer esse convite e reter mais alunos? Investindo em marketing educacional, é claro!