Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Pequeno guia de publicidade paga para faculdades e escolas

Escrito por Renan Andrade | 07/08/2018 12:00:00

Em tempos de justificada popularidade para o marketing de conteúdo, há quem se esqueça do poder da publicidade paga ou que simplesmente não saiba qual o seu lugar. É o seu caso?

Neste post, abordaremos a publicidade para instituições de ensino. Nosso objetivo é apresentar um pequeno guia para que você entenda a importância dos anúncios como parte do marketing da sua instituição.

Ao longo da leitura, você vai entender que a publicidade educacional pode ser eficiente, sobretudo se desenvolvida de forma estratégica e devidamente embasada. Continue a leitura para saber mais!

O que é publicidade paga

Enquanto a publicidade em si é uma área de conhecimento bastante ampla, a publicidade paga é uma estratégia de marketing que presume um pagamento em troca de um espaço para divulgação. Assim, existe tanto a publicidade offline — veiculada em rádios ou outdoors, por exemplo — quanto a publicidade online, que se destaca bastante hoje em dia.

O anúncio na publicidade para faculdades e escolas é, portanto, a compra de um espaço em uma ou mais mídias de interesse para divulgar a marca da instituição, seus cursos, condições, diferenciais, etc. Ou seja, tudo aquilo que favoreça a venda de seus serviços e leve ao aumento das matrículas.

Veja também:

A publicidade não é vilã

Há alguns fatores que contribuem para a ideia de que a publicidade educacional pode ser mal vista e gerar resultados ruins.

Um deles aponta que a internet alterou a forma como público e marcas interagem, o que impactou a forma como as pessoas recebem e se sentem com relação aos anúncios. Isso é verdade.

Você mesmo já pode ter se incomodado com um pop-up de uma publicidade que simplesmente apareceu na tela do computador, atrapalhando uma leitura. Ou contou os segundos para pular um anúncio em vídeos no YouTube.

Essas intromissões realmente podem ser negativas, mas pensando bem, certamente existem publicidades que você gostou de ver. Seja porque foram informativas e oportunas ou simplesmente porque despertaram emoções positivas.

E o que isso quer dizer? Se desenvolvida com base em estratégias bem definidas, a publicidade paga não precisa ser vista como vilã. Do contrário, pode se tornar uma interessante estratégia para sua instituição de ensino.

O poder da publicidade online

No post Sua instituição realmente precisa marcar presença nas redes sociais?, abordamos a importância de estar, de forma ativa e agregadora, no mesmo meio que o seu público está.

Basta pensar que muitos de seus potenciais estudantes estão frequentemente com um smartphone em mãos. E isso significa que a publicidade online, que não precisa se concentrar apenas nas redes, permite que o anúncio tenha boas chances de ser recebido pelo público de interesse.

A publicidade na internet tem um ótimo alcance e pode ser feita de forma eficaz e a baixos custos, levando a resultados igualmente ótimos. O segredo é ter um bom planejamento de marketing e saber utilizar as plataformas escolhidas para sua divulgação.

É bem provável que você mesmo já tenha se deparado com anúncios do Google ou nas redes sociais. Em qual situação você não ignorou ou se chateou com esse tipo de publicidade?

A publicidade para instituições de ensino é bem recebida na internet quando aparece para o público certo. Por isso, é importante usar os recursos de segmentação para que você tenha melhores chances de atingir estudantes em potencial (ou até mesmo os seus responsáveis).

Isso é feito tanto a partir de um estudo da plataforma quanto do conhecimento acerca desse público e dos objetivos que sua instituição deseja com cada anúncio veiculado.

Publicidade educacional offline

O marketing offline é o processo que inclui a publicidade educacional que é feita fora da internet ou do meio digital.

Ainda que o poder da publicidade online seja facilmente percebido nos dias de hoje, não anula a efetividade do desenvolvimento de campanhas offline. Não sem motivos, já até apresentamos no blog 4 estratégia de marketing offline para atrair mais alunos.

Dessa vez, basta lembrar-se das vezes em que você viu o anúncio de uma instituição de ensino em um jornal impresso ou em busdoor (localizado na traseira de ônibus do transporte público).

Esses são exemplos de publicidade paga tradicional que podem ajudar a sua instituição a atingir um público que não está na internet. Além de aumentar suas chances de chamar a atenção dos responsáveis pelos estudantes, conferem mais visibilidade à sua marca.

Seu anúncio segmentado online vai atingir parte importante do seu público. Complementar essa ação com um anúncio offline pode fazer com que sua instituição seja conhecida pela comunidade em geral, o que por si só contribui para torná-la mais forte.

Como investir em publicidade sem perder dinheiro

Seja fazendo publicidade na internet ou publicidade offline ou, ainda melhor, combinando as duas estratégias, é importante assegurar que o investimento feito gere resultados.

Para tanto, vale conferir algumas dicas para o sucesso da publicidade para instituições de ensino:

  • Defina o seu orçamento — avalie o quanto sua instituição pode e deseja gastar com cada publicidade ou campanha. Assim, você se certifica de definir ações que correspondam às suas possibilidades;
  • Conheça e segmente seu público-alvo — saiba para quem é a mensagem do seu anúncio. Dessa forma, você vai escolher as estratégias certas (linguagem correta, o que atrai sua atenção, em qual meio divulgar, quando veicular o anúncio);

  • Utilize ferramentas de anúncios — há ferramentas como o Google Adwords que ajudarão sua instituição a seguir técnicas importantes para dar o devido destaque à sua publicidade online. Some essa dica à de conhecer bem as plataformas escolhidas para alcançar os melhores resultados em cada uma e fazer valer o investimento;

  • Integre suas estratégias — o alinhamento das estratégias de marketing, unindo online e offline, é algo que favorece não apenas o sucesso dos anúncios, como das ações da sua instituição como um todo. No caso da publicidade, essa integração pode direcionar melhor suas escolhas de modo a garantir que o investimento seja feito de forma mais inteligente e eficaz.

  • Mensure resultados — defina métricas para acompanhar o sucesso de suas ações publicitárias. Informações sobre o resultado da publicidade na internet podem ser colhidas até mesmo por meio de dados das próprias plataformas. No caso da publicidade educacional offline, outras estratégias devem estar presentes. Por exemplo, se sua instituição fizer um anúncio de desconto na matrícula, é válido perguntar ao interessado por qual meio ele recebeu essa mensagem.

Este foi pequeno guia de publicidade paga para faculdades e escolas. Quer mais dicas para atrair estudantes para sua instituição? Assine nossa newsletter!