Blog Mkt4edu - Captação de alunos

O que é nutrição de leads e como ela ajuda na captação de alunos?

Escrito por Gustavo Goncalves | 14/02/2018 11:00:00

 

Uma instituição de ensino não pode perder de vista aquilo que torna o seu negócio saudável: a boa relação entre a quantidade de alunos captados e a de retidos. Para isso, é preciso investir em um relacionamento com esses dois públicos, por meio de um marketing eficaz e de alto impacto.

Essa tarefa pode ser desafiadora com a enorme quantidade de clientes que uma escola ou faculdade costuma ter. Assim, são necessárias boas doses de planejamento e otimização da comunicação. Isso envolve a produção de um bom conteúdo, a geração de leads e a nutrição desses leads. Mostraremos neste post como fazer essa tarefa, acompanhe!

Aqui você encontra:

O que nutrição de leads significa?

Chamamos de lead aquele usuário que forneceu informações significativas sobre si em troca de algum conteúdo oferecido por você. Ele é importante pois demonstra estar interessado, além de ter fornecido informações valiosas que vão subsidiar sua atuação de marketing.

Nutrir os leads é o mesmo que produzir e distribuir conteúdos de acordo com a posição do usuário no funil de vendas, ou seja, a partir de sua disposição para comprar. Nutrição de leads é o mesmo que relacionamento, com a vantagem de você ter a certeza de que o usuário está interessado na conversa.

Um estudante que fornece, espontaneamente, seu telefone e e-mail a uma instituição de ensino está interessado no assunto educação e em manter uma conversa com uma instituição desse ramo. Esse tipo de usuário tem muito mais valor do que um simples visitante anônimo, para o qual as chances de manter um relacionamento interessante para ambos são reduzidas.

Como captar mais alunos com a nutrição de leads

O seu objetivo deve ser transformar esses leads em frequentadores das suas salas de aula, afinal, são as salas de aulas cheias, e não visitantes em site, que geram lucros para a empresa.

Um aluno leva meses até decidir a instituição de ensino em que cursar e, ao longo dessa etapa, você deve estar ao lado dele, dando suporte a essa escolha e direcionando-o a uma tomada de decisão que leve à matrícula em sua instituição.

Com a nutrição de leads, você também gera confiança no potencial aluno e cria uma imagem de autoridade para a sua instituição. Duas variáveis indispensáveis para a conversão do lead em aluno.

Veja também:

É importante que esse relacionamento seja constante e que a nutrição de leads seja feita independentemente da etapa de abertura de inscrições para a sua escola ou faculdade.

Para que a captação de alunos seja eficiente você deve levar a sério esse relacionamento, por meio das inúmeras ferramentas de marketing digital disponíveis: redes sociais, blogs, e-mail marketing e tantas outras.

Esperamos que este artigo seja útil nesse processo de captação de alunos! Para saber mais como crescer o seu número de matrículas, faça download do e-book Lead Scoring na prática: como identificar, segmentar e converter leads no mercado educacional!