Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Inbound Marketing, redes sociais e vestibular: o que não pode faltar?

Escrito por Renan Andrade | 05/10/2021 15:03:14

Se você já acompanha nosso blog, deve ter lido o post Sua IES realmente precisa marcar presença nas redes sociais?. Nele, mostramos porque é importante ter um perfil ativo e, agora, vamos explicar melhor porque apostar na captação de alunos com redes sociais visando o vestibular.


A ideia passa por perceber que é nas redes que sua instituição tem mais chances de se fazer ouvir pelo seu público de interesse e as redes sociais funcionam como um megafone das suas estratégias de inbound marketing.

Por essa razão, queremos contar a você  como redes sociais ajudam a atrair mais alunos por meio de posts orgânicos e também de anúncios pagos. Vamos lá?

 

As redes sociais e o inbound marketing

Atrelado ao inbound está o marketing de conteúdo e a adoção de técnicas de SEO que fazem com que os conteúdos produzidos pela sua instituição de ensino ganhem destaque na página de resultados do Google. Porém, não é só pelo buscador que alunos em potencial encontram sua IES.

Disseminar o conteúdo produzido por meio de recursos como o compartilhamento de posts nas redes sociais deve ser parte da estratégia de inbound marketing da instituição. Isso porque, segundo dados do IBGE, 85% dos brasileiros entre 18 e 24 anos têm acesso à internet.

Conforme mostra a Hubspot ao abordar a importância das redes sociais no inbound, é para cumprir o objetivo inicial da metodologia, o de atrair estudantes, que as redes sociais devem ser exploradas ao máximo. Algo que também leva em conta o fato do Brasil se destacar como um dos mais ativos do mundo no Facebook e ter usuários participando em outras redes populares como o Instagram e o Twitter.

Por tudo isso, para uma instituição de ensino, saber onde seu público está e como utilizar esses meios para impulsionar sua campanha de divulgação do vestibular e captação de alunos com redes sociais.

É seguindo essa ideia que temos em nosso blog o post Como dar um up nas redes sociais da sua escola e atrair mais alunos. Lá, destacamos fatores como escolher bem os canais e a linguagem utilizada, além de descobrir qual formato de conteúdo mais engaja o seu público.

 

Postagem orgânica e a presença de IES nas redes sociais

Com seus perfis nas redes sociais, uma instituição de ensino tem duas formas de disseminar o conteúdo que produz, além de criar conteúdo diretamente nas plataformas para atrair estudantes: por meio de postagens orgânicas, que abordamos agora, e de anúncios pagos.

A questão é que ninguém gosta de falar sozinho. Assim como a IES deseja que estudantes interajam com suas publicações ― com curtidas, compartilhamentos, comentários e cliques para acessar seu blog ―, o público também espera que a IES corresponda a esse contato.

Entender como redes sociais ajudam a atrair mais alunos envolve saber que a forma como a instituição se porta nas redes influencia o sucesso de suas postagens orgânicas e campanhas. Isso porque os contatos iniciados na rede são vias de mão dupla e carecem da interação por parte da instituição para contribuir com a estratégia.

Basta considerar que um estudante que faz uma pergunta em um comentário precisa de uma resposta e espera recebê-la. Do contrário, se sentirá frustrado, o que pode afetar seu interesse em se relacionar com a IES a ponto de deixar de ser um aluno em potencial.

É como destacamos no post Como usar as redes sociais para atrair novos alunos ao dizer que "a interação e relacionamento refletem na experiência que a instituição se dedica a oferecer desde o primeiro contato, algo que agrega muito valor ao processo de atração e captação de alunos".

Assim, a instituição precisa viver a rede e usar o espaço para incentivar a interação. Algo que pode ser feito com postagens que incluam perguntas ou pesquisas, por exemplo. Em todo o caso, é preciso aproveitar a situação para resolver dúvidas e manter diálogos que atraiam atenção positiva, o que ajuda com a captação de alunos com redes sociais.

Vale dizer também que os motivos pelos quais a IES precisa ter presença ativa nas redes vão além de atrair atenção às suas postagens. A conduta também abre espaço para que a instituição colha feedbacks e avalie colocações que melhor orientam suas ações de captação de alunos com redes sociais.

 

Veja mais:

 

Inbound para instituições de ensino e anúncios pagos

Pode ser que, ao se pensar em como usar o inbound marketing para divulgar o vestibular, surjam dúvidas quanto à união dessa metodologia à prática de pagar para alcançar mais pessoas. Isso porque é comum associar os anúncios ao marketing tradicional e suas intervenções que vão na contramão do inbound, mas não é bem assim.

O cenário ideal (e também utópico) seria aquele em que é possível fazer com que as postagens tenham ótimo alcance orgânico, mas as redes contam com algoritmos que dificultam isso. É certo que a presença ativa contribui para, mas não é o suficiente.

Assim, o inbound também pode recorrer a anúncios pagos para impulsionar posts e campanhas como, por exemplo, por meio do Facebook Ads. O principal é ter consciência de pagar para aumentar o alcance de posts visando a captação de alunos com redes sociais só funciona se a IES souber selecionar o seu público.

Para criar um anúncio pago, seja no próprio Facebook ou em outras redes, a instituição deve recorrer à sua persona desenvolvida como parte de sua estratégia de inbound marketing. Assim, tem condições de direcionar bem a mensagem para o público certo.

O inbound visa mostrar ao estudante o conteúdo que ele precisa e quando precisa e é nisso que a IES precisa se basear ao pensar em como usar o inbound marketing para divulgar o vestibular. A ideia se aplica, portanto, a direcionar o anúncio pago para os alunos em potencial que estão se preparando para ingressar no Ensino Superior.

 

 

Estratégia e alinhamento

Para que tudo isso funcione, é importante que a presença da IES nas redes sociais e suas estratégias de disseminação do conteúdo estejam alinhadas a estratégia central de marketing da instituição.

As ações de captação de alunos com redes sociais precisam ser planejadas e acompanhadas. O desempenho de cada post orgânico e os resultados de cada anúncio pago devem ser analisados de modo a indicar melhorias e oportunidades que favoreçam a divulgação do vestibular da IES no decorrer da campanha.

Sua instituição de ensino precisa de ajuda para alinhar suas estratégias de inbound marketing? Entre em contato com a Mkt4edu, nós podemos ajudar!