A captação de alunos se tornou um desafio para as instituições de ensino, pois são inúmeras espalhadas pelo país tentando criar algum tipo de conexão com seu público-alvo.
É nesse cenário que as instituições de ensino vêm apostando em estratégias de marketing digital. Uma pesquisa da EDUtrends: Panorama de Marketing no Mercado de Educação revelou que 81,3% das instituições de ensino fazem investimento em marketing digital.
Porém, montar um planejamento de marketing digital ideal para a instituição de ensino não é tarefa fácil. Por isso, a MKT4EDU preparou dicas para a sua instituição de ensino se destacar no mercado educacional. Confira!
O que é Marketing Digital?
“Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los” – Philip Kotler.
Com base nessa frase de uma das maiores referências do Marketing, descrevemos o Marketing Digital como um conjunto de estratégias, desenvolvidas no meio online, que tem como objetivo promover e contribuir para a construção da marca e de seus produtos diante do público-alvo.
Porém, não é mais suficiente satisfazer os clientes ou alunos. No caso das instituições de ensino, é preciso encantá-los com algo que agregue valor.
E como o Marketing Digital pode ajudar? Com campanhas personalizadas, divulgadas no momento certo e focadas nos interesses do público-alvo
Veja também
- Quando o seu marketing digital falha. O que fazer?
- Como captar mais alunos em escolas particulares com marketing digital
- Aprenda a fazer marketing digital para matricular mais alunos em 2018
Como fazer o planejamento de marketing digital
O planejamento de marketing digital na instituição de ensino é um guia para a execução de campanhas estratégicas. Um plano de marketing digital efetivo depende de ações que podem ser decisivas nos resultados. Veja algumas dicas.
Planeje e defina os objetivos
O marketing digital gira em torno de ações e também de uma análise constante de resultados. Portanto, é primordial que a instituição de ensino eleja as prioridades e avalie ao longo das campanhas se está dando resultado.
Nesse momento inicial é possível construir as personas, definir os melhores canais de comunicação (redes sociais, SMS, aplicativos de mensagem, site e e-mail, por exemplo) e aplicar o marketing de conteúdo direcionado.
Segundo o Sebrae, 25% das empresas fecham por falta de planejamento o que demonstra os impactos negativos de quem não se planeja.
Construa a persona
Segmentar o público da sua instituição da forma correta é decisivo no planejamento de marketing digital. É impossível que alguma ação de marketing funcione se você não sabe exatamente para quem direcioná-la.
Para isso é necessário construir a persona com base nos hábitos, interesses, estilo de vida e dados demográficos e psicográficos do estudante.
Defina os melhores canais de divulgação
Antes de investir o dinheiro da instituição de ensino em uma única estratégia é necessário saber onde seu público está e a melhor forma de atingi-lo. Abaixo selecionamos alguns canais de divulgação:
Marketing em Redes Sociais – A taxa de conversão dos conteúdos é 4,5% maior do que em outros canais. (Sprout Social)
E-mail Marketing – Conteúdos segmentados têm 75% mais chances de alcançarem o público. (MailChimp)
Marketing por vídeo – 50% dos internautas preferem um conteúdo audiovisual em comparação a outros tipos de comunicação. (Hubspot)
Marketing de conteúdo em blogs – Quem produz conteúdo em blog tem 13 vezes mais chances de alcançar um ROI positivo. (HubSpot)
Produza conteúdos direcionados
Estratégias baseadas em marketing de conteúdo recebem até três vezes mais leads em comparação a publicidade paga. É por isso que traçar uma estratégia com base em conteúdos relevantes e atrativos para seu público-alvo faz toda a diferença na eficácia no marketing digital.
Todo conteúdo deve ser baseado no que o seu público deseja, aumentando, assim, a possibilidade de engajar os estudantes e conquistar mais matrículas. Saiba mais sobre a importância do marketing de conteúdo no blog da MKT4EDU.
Crie um cronograma de ações
O cronograma de ações da instituição de ensino, no planejamento de marketing digital, é essencial para as equipes não se perderem nas campanhas.
Por meio dele é possível a criação de um fluxo de processos que permite medir resultados e fazer correções dentro das campanhas. Ou seja, todas as ações de marketing digital e os investimentos serão mensuráveis, sejam campanhas de Adwords, SEO, Redes Sociais, Mobile Marketing ou Inbound marketing.
Gostou das dicas? Se precisar de ajuda a MKT4EDU tem um time pronto para lhe atender e com expertise no mercado educacional. Baixe nosso E-book e conheça o Guia definitivo de Inbound Sles para instituições de ensino!