A experiência oferecida a alunos e potenciais alunos é uma ferramenta poderosa para o sucesso, mas não há instituição de ensino que sustente essa experiência sem trabalhar a sua reputação e seu reconhecimento de marca.
É por essa razão que muitas IES do Brasil e do mundo apostam em estratégias de branding no ensino superior visando aumentar suas chances de atrair novos estudantes e fidelizá-los.
Quer saber o que fazer para que sua instituição também se beneficie dessa ideia? Continue a leitura do post e conheça boas práticas que devem ser incorporadas às suas estratégias!
Trabalhe a identidade visual de sua IES
A identidade visual é aquilo que identifica visualmente a sua instituição de ensino: seu logotipo, cores, fontes e outros. Para favorecer o reconhecimento de marca, essa identidade deve ser bem desenvolvida para que se torne memorável a ponto de fazer com que estudantes (e pessoas em geral) saibam qual é a sua IES, mesmo que não haja qualquer nome ou informação complementar.
Defina a "voz" da sua marca
O reconhecimento e a reputação de marca são construídos também a partir daquilo o que a instituição comunica, da forma como se posiciona e da linguagem que adota para transmitir suas mensagens e se conectar com o seu público.
É preciso definir essa "voz" com clareza, podendo até mesmo seguir a ideia de como a IES se comunicaria se fosse uma pessoa. Dessa forma, fica mais fácil tornar essa "voz" mais coerente e manter uma consistência que contribua para fortalecer a marca da IES.
Aposte na produção de conteúdo
O conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas do marketing atual. Ao abordar assuntos de interesse de seu público e relativos ao universo do ensino superior, uma IES mostra que conhece bem a esse respeito e que, portanto, tem condições de oferecer uma experiência estudantil de qualidade.
Veja também:
- Brand experience: fortaleza sua marca e aumente as matrículas!
- Branding educacional e otimização de conteúdos: saiba como utilizar
- Retenção e Captação de alunos: como fazer? Aprenda com os melhores!
O conteúdo também serve para mostrar os diferenciais da instituição e oferecer aos alunos e potenciais alunos informações que lhes sejam relevantes e úteis, agregando valor à marca e contribuindo para sua estratégia de branding no ensino superior.
Invista em recomendações e parcerias
Pesquisas apontam que 90% dos consumidores confiam em recomendações de amigos e familiares, enquanto apenas 33% acreditam em anúncios. É por isso que investir em recomendações, considerando inclusive parcerias com micro-influenciadores que atuem nas redes em que o público da IES se encontra, é uma boa estratégia para aumentar o reconhecimento de marca e a reputação da instituição.
A dica é buscar por parceiros que falem a mesma linguagem da IES e de seu público e, claro, tenham credibilidade. Além disso, também vale apostar em formas criativas de divulgar depoimentos de alunos, ex-alunos e até professores.
Ofereça um atendimento de excelência
Cada contato de (potenciais) alunos e outros stakeholders com a sua instituição representam uma oportunidade oferecer uma experiência positiva e memorável o bastante para que essas pessoas criem opiniões favoráveis à IES e, ainda, queiram compartilhar essas opiniões com outros.
A internet e as redes sociais certamente abriram espaço para que reclamações sejam compartilhadas, comprometendo aqueles que não atendem bem. Oferecer um serviço de excelência contribui para que sua instituição consiga trazer a força desse compartilhamento para o seu lado, melhorando seu reconhecimento e sua reputação de marca.
Ter um branding educacional forte depende também de estar antenado com as novidades e tendências do setor. Confira quais são elas!